Pernambucana Alessandra Leão, ex Comadre Fulozinha, está no “Sotaques do Brasil”, hoje

Compartilhe nas redes sociais…

Pernambucana, Alessandra Leão é a atração desse domingo (11/9) do programa Sotaques do Brasil, que será transmitido às 20h no Canal Music Box Brazil. Ela apresenta-se junto com o grupo Sapopemba, de Alagoas. Sapopemba é um cantor, compositor, ogã e percussionista de Alagoas radicado em São Paulo. Com mais de 50 anos de aprendizagem e engajamento nas tradições afrobrasileiras – Candomblés Ketu e Angola, Coco e Samba de Roda –  o artista apresenta uma trajetória singular de brincante a caminhoneiro e mestre da cultura popular. Foi cantor do balé folclórico Abaçaí e neste episódio recebe como convidada Alessandra Leão, cantora, compositora, percussionista e produtora de música popular brasileira.

Nascida em Pernambuco, a artista iniciou sua carreira no Recife, com o grupo Comadre Fulozinha, ainda na década de 1990.  Desenvolve trabalho autoral, desde 2006, com foco nas manifestações e heranças da cultura afro, incluindo a música tambores dos terreiros. Ela é a única representante do estado convocada para participar dessa temporada da série, que  empreende uma verdadeira viagem  com destinos diversos e sonoridades ricas do País. O programa promove encontros criativos entre artistas de estados diferentes, porém com grande sintonia musical.  Ao longo de sete episódios, 14 cantores e instrumentistas mostram a potência dos ritmos e sotaques nacionais e da cultura popular brasileira.

A cada episódio, um artista se apresenta e recebe um convidado. Entre música e entrevista, surgem discussões importantes sobre suas origens, trajetórias e, claro, sotaques. No episódio 1, Josyara (BA) convidou Luê (PA). Os encontros continuam nos domingos seguintes. O terceiro programa (18/09) terá Luana Bayô (SP) convidando Xeina Barros (SP), seguida por Héloa (SE) com Marco Vilane (BA) no dia 25/09. Já em outubro, é a vez de Manoel Cordeiro (PA) e Nayara Guedes (PA), no dia 02; Jéssica Gaspar (RJ) e Bruna Black (SP), no dia 09; e Clarianas (SP) com Ana Maria Carvalho (MA), encerrando a temporada no dia 16/10.

“A escolha dos artistas abrangeu em primeiro lugar a qualidade musical dos trabalhos, a diversidade de ritmos e estilos da música popular e a preocupação com a inserção de novos artistas, junto com outros já consagrados. Os artistas principais foram convidados pela direção artística e em parceria com eles foram selecionados os convidados. Como participação nos episódios, ainda tivemos inserção de grupos de cultura popular, com grupos e ritmos como o Coco de Pernambuco,  Tambor de Crioula do Maranhão, o Samba de Caboclo, o Carimbó e o Lundu do Pará e o Samba de Roda da Bahia”, revela Sérgio Mendonça, da produtora Por do Som e curador e diretor da atração, que na sua primeira temporada teve artistas de Minas Gerais, Amapá e Paraíba, além de contar também com representantes de Maranhão, Alagoas, São Paulo, Pernambuco e Bahia. O programa tem episódios inéditos exibidos sempre aos domingos, às 20h, com duração de 26 minutos e reprises às segundas às 8h, terças-feiras às 18h30 e quartas-feiras às 06h35. A classificação indicativa é livre.

Leia também
Blue Jeans: Negro em cada canto mostra presença afro nas Américas
Carnaíba e o centenário de Zé Dantas
Dupla divina: Marisa Monte e Paulinho, divinos
Trio segue caminho de pais famosos
Valencianas: ingressos esgotados
O Pirata José de Bia e Alceu
“Frevo e forró, são como feijão e arroz, não vivo sem os dois”
Novata, Bia  canta com veteranos do Quinteto Violado
Exu faz festa para lembrar Gonzagão 
Silvério Pessoa e Josildo Sá, o encontro da caatinga com o canavial
O forró virtual da pandemia
Blue Jeans: Negro em cada canto mostra presença afro nas Américas
Maciel Melo,o caboclo sonhador
O solidário parabéns para Gonzagão

Serviço
Série Sotaques do Brasil – 2ª Temporada
Exibição: de 04/09 a 16/10, sempre aos domingos
Horário: 20h
Canal: Music Box Brazil
Como assistir: Canal 623 (HD) ou 123 da Claro TV, 145 da Oi TV e 637 da Vivo TV, e também na Box Brazil Play
Classificação: Livre

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Série Sotaques do Brasil  

Continue lendo

Começam os ensaios do Tumaraca, encontro de maracatus do tipo Nação

Sarau das Artes volta a agitar bairro da Boa Vista com sua “guerrilha cultural”

Aos 27, Uenni acumula duas premiações nacionais de fotografia: cultura afro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.