Entregue às moscas na gestão passada e ainda com o potencial não totalmente aproveitado, o Pátio de São Pedro volta a se movimentar nesse domingo, com apresentação de atrações culturais promovidas pela Prefeitura do Recife, como forma de atrair público. Vai ter frevo, afoxé e la ursa.
Bonito e harmonioso, o Pátio foi o primeiro conjunto arquitetônico a ser tombado pelo Iphan em Pernambuco. Porém não é tão valorizado como deveria, sendo esquecido até mesmo nos roteiros turísticos. Nos anos 70 do século passado, atraía pessoas de todas as classes sociais para suas rodas de ciranda e tinha movimentada vida noturna. Antes da crise sanitária, o Conservatório Pernambucano de Música chegou a ocupar sua igreja para concertos gratuitos. Porém as apresentações de música clássica ainda não foram retomadas. Além do seu simétrico casario, o Pátio ostenta a Concatedral de São Pedro dos Clérigos, datada do século 18 e tida como um dos mais bonitos monumentos barrocos do país.
Agora os órgãos oficiais tentam dinamizar o espaço, que além de restaurantes, dispõe de equipamentos culturais como a Casa do Carnaval, Memorial Luiz Gonzaga, Memorial Chico Science, além de possuir o Centro de Design do Recife, que está inclusive com a expô Recife, vou caminhar. Tendo como ponto de partida intervenções manuais e digitais em fotografias de paisagens bastante representativas da capital pernambucana, a mostra conta com 13 obras, assinadas pela artista Li Mendes, tendo como inspiração as músicas da cantora Isaar.
Isaar integrava o Grupo “Comadre Fulozinha”, do qual emergiu, também, a cantora e percussionista Alessandra Leão. As duas optaram por carreira solo. Todos os equipamentos culturais do Pátio abrem a partir das 13h do domingo, constituindo-se, assim, em uma atração a mais para quem quer curtir o centro da cidade, livre do trânsito e do tumulto dos dias úteis da semana. Os acessos são gratuitos. Neste domingo, apresentar: a Orquestra Majestade o Frevo, o Grupo de Dança e Passistas Pequenas Estrelas, o Afoxé Omô Obá Dê e o Urso Cangaçá de Água Fria. Desde o último mês de agosto, os domingos culturais no Pátio tornaram-se agenda fixa na cidade, abrindo alas para atrações contempladas no Plano Recife AMA Carnaval.
Abaixo, você confere outras informações sobre o Pátio de São Pedro
Leia também
História da ciranda na casa do carnaval
Pátio de São Pedro está sendo pilhado
Que horror: Pátio de São Pedro fica sem lampiões até depois do mês de julho
Pátio de São Pedro ganha ciranda mas perde lampiões em estilo colonial de ferro fundido
Pátio de São Pedro precisa de carinho
Pátio de São Pedro tem segurança
A África que persiste em nós no Pátio
Semana de Museus começa no Pátio
Dia da Consciência Negra movimenta o Pátio
Maracatu Baque Mulher no Pátio
Cultura negra e fêmea no pátio
Terça Negra vira livro sobre cultura afro
Festa no Pátio para a Mãe África
Mulher Negra ganha expô no Pátio
Expô sobre terreiros termina na terça
Jurema sagrada vira exposição
Pátio de São Pedro tem Delícias da Comunidade
O fole vai roncar no Pátio de São Pedro
Ternos de caboclinhos vão ao Pátio
Festa: Projeto Som da Rural e ciranda no Pátio
Manguebeat no Pátio de São Pedro
Aulas de Cordel no Pátio de São Pedro
Festa do Fogo no Pátio de São Pedro
Concerto movimenta Pátio de São Pedro
Stravinsky no Pátio de São Pedro
Vivaldi e Quatro Estações no Pátio
Encontro de Blocos Líricos no Pátio
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Edson Holanda/PCR