Passou a Semana Santa, o jejum, o domínio do peixe na mesa. Mas a sua simbologia fica. E no Bar do Neno, ainda é tempo de Peixe. Ou melhor, a vez do peixe é agora. É que no dia 3 de abril (terça), inaugura a exposição Peixe no Bar. A vernissage começa às 19h, e deve se estender até 22h. Quem dá a ideia da mostra é Feliciano Prazeres, um dos artistas que participam do evento. O Neno fica no Parnamirim, Zona Norte do Recife.
“Desde os primeiros séculos, o peixe é símbolo da fertilidade, reencarnação e força vital. Na Mesopotâmia da Idade do Bronze,3.100 A.C, considerada pelo mundo ocidental como um dos berços da civilização, a grande fonte de proteínas eram os peixes pescados nos rios Tigre e Eufrates”, lembra, no convite de Peixe no Bar. “Nos antigos rituais da Índia, as mulheres comiam peixes por acreditarem que eles reencarnariam em forma de crianças em seus ventres”, conta o artista.
Ele informa, ainda, outros lances curiosos da história do peixe. “Entre os astecas, povo politeísta que habitou o Sul do México, o peixe está associado à sobrevivência e salvação do povo, pois segundo crenças , os humanos viravam peixes para que não morressem no dilúvio causado por Chalchiutlicue, deusa dos lagos e das correntes d´água”. Feliciano então, chega até nós. Aos nossos tempos, ao longo dos quais “a história muda, de acordo com o desenvolvimento humano e o convívio com outros povos”.
E segue até às artes plásticas. “Em razão disso, não há nada errado em palavras ou elementos visuais ganharem novos sentidos”. Que outros animais acumulam tanto simbolismo? Agora, doze artistas se unem, em mostra, para “revelar ao público, amante das artes e do sabor algumas das faces da palavra Peixe”. Os peixes expostos possuem assinaturas de Hercílio Santos (foto), Bozó Bacamarte, Vânia Cutinho, Feliciano dos Prazeres, Mané Tatu, Então, Jessica Martins, entre outros. Jogue fora sua ansiedade, fique peixe, e caia no clima da mostra Peixe no Bar. Vamos lá?
Leia também:
“Quem vai salvar o rio”?
O medo do “tubarão” na areia
Serviço:
O quê: Coletiva Peixe no Bar
Onde: Bar do Neno, Rua Padre Roma, 722, Parnamirim
Horário: 19h às 22h
Entrada: gratuita
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
