Pátio de São Pedro tem segurança

Quem  já teve vontade de comparecer a um concerto de música clássica noturno na Concatedral de São Pedro dos Clérigos, mas não teve coragem de ir  por conta da  insegurança no Pátio de São Pedro? Muita gente. Eu, inclusive. Mas de acordo com o Gabinete do Centro, o policiamento começa a ser reforçado naquele local histórico e em ruas vizinhas. A informação é da Chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça. O Gabinete, como vocês sabem tem por missão executar o Programa Recentro, que visa revitalizar bairros que integram a  área, como Santo Antônio, São José e Recife Antigo.

A ação de segurança  é integrada, e envolve a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) e o 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM). O trabalho reunirá, de domingo a domingo, doze guardas e inspetores municipais e mais 12 policiais militares que farão ronda em duplas de moto, em veículos e a pé. A iniciativa é resultado de uma articulação do Gabinete do Centro do Recife, da GCMR, Polícia Militar de Pernambuco, Secretaria de Cultura – responsável pela gestão do Pátio – e comerciantes da região.

“Segurança é um tema recorrente e importante nesse processo de escuta que temos realizado dentro do Programa Recentro e essa parceria entre a Guarda Municipal e a PM  beneficiará tanto o grande fluxo de pessoas que circulam na área, quanto comerciantes que estão gerando emprego e renda na cidade”, pontua a gestora. Essa é a primeira atividade do Programa Recentro sendo executada no Pátio de São Pedro, no bairro de São José. Porém já existe um mapeamento das necessidades de zeladoria, tapa buraco, pintura e sinalização para o local.

Pátio de São Pedro está ganhando segurança, para incentivar maior frequência a restaurantes e casas culturais.

O secretário-executivo de Gestão de Segurança Cidadã, coronel Felipe Oliveira, disse que o posto da Guarda Municipal no Pátio será potencializado para dar suporte à ação. O reforço na segurança se dará, sobretudo, em horários críticos sugeridos a partir de escutas com proprietários de comércios e estabelecimentos da localidade. “Serão realizadas também atividades de inteligência policial e mapeamento de pontos críticos de ocorrências policiais e futuramente serão instaladas câmeras de monitoramento na região para intensificar a segurança”, informa  o gestor.

Lançado em 2021, o  Programa Recentro é um  plano de ação que busca revitalizar o centro histórico da cidade, sobretudo nos bairros de Santo Antônio, São José e do Recife que vinham enfrentando processo de esvaziamento, com medidas de zeladoria, limpeza, melhoria da infraestrutura, além de estímulo à moradia, ações de lazer e de cultura, incentivos fiscais para atração de empreendimentos e outras ações. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete do Centro do Recife, instância que busca estabelecer o diálogo permanente com os diversos atores e segmentos com atuação nesta região. Desde o início das atividades, mais de 50 reuniões foram realizadas com diversos segmentos da sociedade civil e setores econômicos Nesse amplo processo de escuta, foram coletadas mais de 200 contribuições, que deverão ser integradas ao Plano de Requalificação do Centro do Recife, que está sendo estruturado pelo Gabinete do Centro.

Leia também
Ponte do Limoeiro não vai mais mudar
Ponte do Limoeiro sofre mudança de gosto duvidoso
Ponte da Boa Vista interditada: choque?
Lampiões surrupiados na Ponte Velha
Cadê os lampiões da Ponte Velha? Eram quatro em cada poste, mas sumiram
Acabou o mistério do sumiço das luminárias coloniais da Ponte Velha
Ponte Velha: caso do sumiço das luminárias já está na Ouvidoria
Pilhagem mal explicada na Ponte Velha
Sessão Recife Nostalgia: Ponte Giratória
Ponte Giratória que não gira
Ponte da Boa Vista tem trechos no breu
Ponte da Boa Vista pede socorro
Três pontes em obras. E a da Boa Vista?
Ponte da Boa Vista ganha reparos
Ponte da Boa Vista ganha abraço
Ponte da Boa Vista: Efetuada reposição do material roubado
Ponte que “enterrou” R$ 16 milhões (sem levar a lugar nenhum) é retomada
Ponte Duarte Coelho sofre atentado estético
Pontes pintadas de branco despertam preocupação
Ilumina Recife sacrifica luminárias tradicionais
Colorido degradê na Ponte do Pina
Vamos salvar o centro do Recife?
Vandalismo: prejuízo de R$ 2 milhões
Pontes restauradas e Giratória que não gira
Pontes passam por restauração 
Pontes ainda vão esperar por reparos
Recife: pontes e “fontes de miséria” 
Recife com Nassau, pontes e jornal 
Ponte restaurada e giratória que não gira 
MeninXs na Rua foram pelo Rio
Colorido degradê na Ponte do Pina
Atenção, Grupo Tortura Nunca mais: sumiu placa em homenagem a Cândido Pinto
Placa em homenagem a vítima da ditadura volta à Ponte da Torre
Vamos salvar o centro do Recife?
Atentado estético no Cais da Jaqueira

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto:  Recentro / PCR / Divulgação e Letícia Lins (Acervo #OxeRecife)

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.