Parem de derrubar árvores (88)

Oxe, foi só caminhar para o outro lado, na mesma Rua Joseph Turton, já bem pertinho da Avenida Norte, para achar, no final do percurso, mais uma vítima da motosserra insana. Ou seja, duas em uma mesma via. Não sei mesmo onde esse arboricídio vai parar, aqui no Recife.

Porque existe um toco em cada esquina. Nas últimas postagens, em ruas como a Vicente Meira (Espinheiro) e Evaristo da Veiga (em Casa Amarela), mostrei, com fotos, exemplos dessa prática criminosa contra nossas árvores, aqui na nossa cidade, onde cuidar é sinônimo de guilhotinar, mutilar.

É uma tristeza ver cenas como esta, duas vezes, na mesma rua. Cadê a responsabilidade ambiental de nossas autoridades?

Na Evaristo da Veiga, foram três tocos, em uma mesma calçada, em uma distância curta. Pior, ainda, na Vicente Meira, onde constatei dois tocos na frente de casas vizinhas. Na Joseph Turton, são dois troncos sem folhagens, vítimas de poda radical. Cada um perto de uma esquina, embora a uma distância maior do que a registrada nas duas outras vias. Um perto da Estrada do Arraial. O outro, já próximo à Avenida Norte. Eu, hein… Que horror.

Portanto, gente, todos nós temos que ficar em alerta. As árvores humanizam as cidades, mas não são só peças decorativas, são importantes para equilibrar o clima,, e são indispensáveis ao Recife, onde a selva de concreto a cada dia avança mais. As áreas sombreadas, nós sabemos, podem reduzir em até dois graus a temperatura do asfalto. E até em oito, no interior de um carro. É só tirar a prova. Bote o seu carro, sob a sombra de uma árvore. Depois, sob o sol escaldante. Veja quanto é a diferença. E depois, reclame do arboricídio. Todos nós temos que fazer isso. Não podemos mais calar.

Leia também:

Parem de derrubar árvores (87)
Parem de derrubar árvores (86)
População acusa arboricídio no Recife
Arboricídio vira caixa preta
“Abaixo o arboricídio insano”
Lei para conter arboricídio
Compensação pelo arboricídio
Espinheiro quer túneis verdes

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.