“Parem de derrubar árvores” (5)

Compartilhe nas redes sociais…

Taí, uma iniciativa boa. A Autarquia de Manutenção de Limpeza Urbana (Emlurb) acaba de lançar o projeto “Adote uma Árvore”. A iniciativa piloto “busca engajar a população no cuidado com o meio ambiente, a partir da adoção das plantas”, de acordo com a Prefeitura, que, desde 2013, já erradicou cerca de 5 mil árvores das ruas, parques, jardins e praças do Recife.

Com a adoção oficial de árvores, a Prefeitura espera que se reduza o índice de mortalidade de mudas, que chega a 30 por cento no Recife.
Com a adoção , a Prefeitura espera que se reduza o índice de mortalidade de mudas, que chega a 30 por cento no Recife.

“O projeto consiste em fortalecer a parceria com a própria população, e foi muito bem recebido. A ideia é que o adotante zele pela espécie, além de poder homenagear alguém ao batizar a planta”, afirma Jane Correia, assessora socioambiental da Emlurb. A primeira partida de “adotadas” foram onze árvores na Rua Dom José Lopes, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O plantio de mudas com os adotantes foi realizado na quarta-feira. Houve entrega de “certidão de nascimento” e instalação de placas de identificação dos vegetais. São eles: Ipê-de-Jardim (também conhecido como paudarquinho) e Flamboyant-Mirim.

Antes do plantio, houve reuniões da Assessoria Socioambiental (Asa) com a comunidade. Foram os moradores e comerciantes da rua que escolheram as plantas, através de catálogo com fotos, apresentado por técnicos da Emlurb. Os “pais” adotivos são: o morador João Caetano Rodrigues, síndico do Edifício Rondônia, que vai cuidar de três árvores. As demais foram divididas entre o Studio K2, o Edifício Nossa Senhora do Carmo e a Churrascaria Pajuçara. a ação é importante porque estimula a participação do povo na gestão.Quem quiser fazer parte do projeto pode entrar em contato com a Emlurb por meio da Central 156 ou pelo telefone 3355.5524.

LEIA MAIS:

Parem de derrubar árvores

Parem de derrubar árvores (1)

Parem de derrubar árvores (2)

Parem de derrubar árvores (3)

Parem de derrubar árvores (4)

O Recife é a cidade onde mais se vê tocos que um dia fora árvores pelas ruas. E o #OxeRecife faz campanha em defesa da arborização da cidade. É contra a motosserra insana e o “genocídio oficial”. Por esse motivo, aplaude a iniciativa de plantio responsável nas ruas da cidade.  Que a medida se amplie. Mas já que foi entregue “certidão de nascimento”, é necessário que, em caso de morte da planta, o “pai” adotivo se envergonhe de receber uma certidão de óbito. O documento deveria ser entregue pela Emlurb, com o sentido de cobrança moral pela eventual falta de cuidado.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife

Fotos: Letícia Lins / #OxeRecife e Daniel Tavares / Divulgação/ Prefeitura

Acesse sempre oxerecife.com.br, o Blog a serviço do Recife e de sua gente.

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (499). Mais uma degola na Praça Elvira de Souza

Com mais de 80 anos, Adaucto Menezes sofre acidente em calçada irregular

Cidade anfíbia, o Recife “estranha” a chuva e água provoca transtornos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.