Está feia, a situação da Praça Elvira de Souza, que fica no bairro das Graças. Ela fica localizada na confluência das ruas Paulo Gomes e Senador Alberto Paiva, ali bem lado do Colégio São Luiz, perto do Museu do Estado e a poucos passos da Avenida Rui Barbosa. É uma das menores praças do Recife, mas mesmo assim, tinha nada menos de 25 árvores.
Em abril de 2025, o #OxeRecife já havia denunciado nesse espaço a ação da motosserra insana na pracinha. Fizemos dentro da série “Parem de derrubar árvores” (postagem número 466), série essa que se transformou em campanha permanente em defesa do sofrido patrimônio verde urbano e rural da nossa cidade. Na ocasião, uma desabou e cinco outras foram guilhotinadas pelos órgãos oficiais do município. No caso, a Emlurb, a quem cabe a obrigação legal pela manutenção, tratamento fitossanitário, poda e erradicação de nossas árvores, caso haja de acidente (queda, desabamento). Com a última derrubada, a Praça possui, agora, sete árvores a menos, o que é uma tristeza. Estamos perto de completarmos a postagem número 500. Há mais de dois meses, já pensando naquele número redondo, enviei indagações à Prefeitura, solicitando informações sobre a quantia de árvores erradicadas na atual gestão.
Mas as respostas completas até hoje não chegaram. Depois… ainda dizem que a Prefeitura é transparente. No caso das árvores, as degolas viraram uma praga, mas o número de erradicações é uma verdadeira caixa preta. Quantas foram eliminadas da paisagem? Parece que entre os servidores dos órgãos públicos do Recife, ninguém sabe, ninguém viu… Mas a gente está de olho.
Nos links abaixo, você confere mais informações sobre degolas no bairro das Graças
Leia também
Parem de derrubar árvores (466).Seis arboricídios na Praça Elvira de Souza
Parem de derrubar árvores (461). Alegretes viram depósitos de lixo. Pode?
Parem de derrubar árvores (460). “Começou a privatização no Parque da Jaqueira”
Parem de derrubar árvores (422). Menos uma na Av Rui Barbosa no bairro das Graças
Parem de derrubar árvores (443)
Parem de derrubar árvores (422)
Parem de derrubar árvores (351)
Parem de derrubar árvores (339)
Parem de derrubar árvores (310)
Parem de derrubar árvores (253)
Parem de derrubar árvores (260). Treze degolas no Museu do Estado
Parem de derrubar árvores. Arboricídio em massa no Parque das Graças
Depois do arboricídio, compensação ambiental no Parque das Graças
Parem de derrubar árvores (2)
Parem de derrubar árvores (9)
Parem de derrubar árvores (22)
Parem de derrubar árvores (24)
Parem de derrubar árvores (25)
Parem de derrubar árvores (34)
Parem de derrubar árvores (37)
Parem de derrubar árvores (42)
Parem de derrubar árvores (125)
Parem de derrubar árvores (214)
Parem de derrubar árvores (224)
Parem de derrubar árvores (239)
Parem de derrubar árvores (339)
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Enviadas por leitora do #OxeRecife, residente em prédio próximo à Praça

Temos que ficar de olho mesmo,Letícia, porque as árvores têm sido eliminadas sem dó nem piedade em todos os bairros.A Emlurb continua omissa,sem cumprir o seu papel de preservar e dar tratamento fitossanitário as diversas espécies plantadas nas calçadas e facilitando a erradicação de outras tantas que poderiam ser cuidadas ,melhorando o calor ,oferecendo mais sombreamento e visual bonito.
A tão falada ” transparência “das ações da Prefeitura só existe na propaganda virtual,onde tudo é perfeito e funciona plenamente.
Eita que vai completar meio milheiro! Tá bom de fazer uma festinha e dá o prêmio abacaxi né! Parabéns pelo excelente trabalho de alerta minha amiga!