Tomei um susto quando, vindo da Avenida Mário Melo e após passar pela Rua dos Palmares, me defrontei com mais uma cena muito triste e cada dia mais comum, nas ruas do Recife. Mais uma vítima de arboricídio e da motosserra insana, dessa vez na calçada da Gerência de Transportes do Laboratório Municipal de Saúde.
Era uma árvore bonita e aparentemente sadia, pois o que restou do tronco – esse toquinho aí da foto – não mostra lesão nenhuma nem ataque de insetos como cupins no caule. A planta dava sombra generosa na Rua Major Codeceira, na calçada daquela entidade pública, no bairro de Santo Amaro. Como se sabe, a manutenção – cuidados fitossanitários, poda, erradicação de árvores em espaços públicos (ruas, jardins, calçadas, parques, praças) – são de responsabilidade da Prefeitura, via Emlurb (Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife).

Parece que na nossa cidade, a “manutenção” é só degola mesmo. Ou seja, zero. E atendimento a solicitações da população também demora, demora… Resido em uma esquina, e a rua ao lado da minha casa possui quatro árvores: dois pés de pau-brasil, uma acácia e uma palmeira. Em agosto do ano passado, solicitei poda à Emlurb pelo 156. Há duas semanas, encontrei um funcionário que veio olhar as árvores. Ou seja, quase um ano depois. No primeiro semestre, um galho imenso caiu sobre minha casa, durante um dos muitos temporais registrados em 2025. O galhão foi retirado por vizinhos, que aproveitam a sombra do pau-brasil para estacionar. E poda que é bom… até agora, nada. Da última vez que precisei de cuidados nas árvores vizinhas, há alguns anos, terminei contratando dois serviços particulares: um para tratar de cupins na acácia e outro para realizar a poda (o que avisei por e-mail à Emlurb que ia fazer, porque o serviço solicitado ao órgão público havia sido ignorado).
Na minha rua, duas árvores já foram erradicadas. Uma por excesso de cupim e outra por decisão judicial, a pedido de morador que via nela risco de desabamento. Tempos após, uma pessoa da rua resolveu fazer uma poda radical em outra acácia e a temperatura de minha casa aumentou de forma significativa. A acácia brotou de novo, ficou imensa, dá sombra e conforto térmico, mas precisa de poda como os dois pés de pau brasil. A primeira árvore erradicada teve reposição feita por particular (mas foi esmagada e assassinada por automóveis que estacionam na rua). Já a segunda ficou com o lugar vazio até hoje, por ter sido considerado inadequado para novos plantios.
Nos links abaixo, você confere outras perdas em Santo Amaro ou em vias que passam pelo bairro e arredores.
Leia também
Parem de derrubar árvores (416)
Parem de derrubar árvores (396)
Parem de derrubar árvores (377)
Parem de derrubar árvores (332)
Parem de derrubar árvores (230)
Parem de derrubar árvores (216)
Parem de derrubar árvores (181)
Parem de derrubar árvores (165)
Parem de derrubar árvores (158)
Parem de derrubar árvores (150)
Parem de derrubar árvores (136)
Parem de derrubar árvores (132)
Parem de derrubar árvores (117)
Parem de derrubar árvores (98)
Parem de derrubar árvores (96)
Parem de derrubar árvores (73)
Parem de derrubar árvores (70)
Parem de derrubar árvores (62)
Parem de derrubar árvores (55)
Parem de derrubar árvores (43)
Texto e foto: Letícia Lins /#OxeRecife

Pelo que restou da árvore degolada, constatamos que estava saudável, sem sinal de cupim ,fungos ou outra praga.
É lamentável, porque a Emlurb, responsável pela manutenção e poda das árvores, tem demonstrado total descaso pelo problema.
Não atende as solicitações dos moradores nem se preocupa com a reposição de mudas nos locais que atingidos pela perda das árvores.
Total inoperância,irresponsabilidade e insensibilidade .
Espero que ,com as chuvas intensas que nos atingem desde ontem, não ocorram acidentes nem vítimas em consequência da queda de árvores.