Parem de derrubar árvores (463). Degola na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife

Compartilhe nas redes sociais…

Quando digo que na nossa cidade há uma vítima de arboricídio em cada esquina… Tem gente que acha que é exagero. Mas não é não. Pois todas as vezes que costumo sair do meu roteiro habitual de caminhadas matinais, me defronto com mais uma prova da ação da motosserra insana, no Recife da Emergência Climática.

Nesta semana, precisei ir ao prédio da Receita Federal (Avenida Alfredo Lisboa) e após o que tinha que ver lá, fui dar um rolê pelo bairro do Recife, como costumo fazer todas as vezes que vou para aquelas bandas com alguma pendência a resolver. E ali, bem pertinho do Cais do Sertão e da Praça do Arsenal, me defrontei com essa cena triste aí da foto acima.

Esta árvore ficava exatamente na esquina da Rua do Bom Jesus com a Barão Rodrigues Mendes, no Bairro do Recife. Há dois troncos degolados, mas devem ter sido de uma única planta. Aqui no #OxeRecife, a gente tem a série “parem de derrubar árvores”, que se converteu em uma campanha de caráter permanente, na qual documentamos com foto, data do registro e localização de cada árvore suprimida da cidade.

O levantamento não tem critério científico, é apenas um dever de cidadania em defesa da natureza, já que o número de árvores derrubadas na cidade virou uma caixa preta, pois não é fornecido nem pela Emlurb nem pela Secretaria de Meio Ambiente do Recife. O levantamento é feito de forma aleatória através da observação de leitores e das degolas que encontro nos meus caminhos. Assim, bairros que não costumo frequentar e pelos quais não é frequente caminhar, não são tão citados embora leitores também enviem suas colaborações.

Ao todo já são 463 postagens, com a soma de 1210 árvores que sumiram da nossa paisagem. E que, sinceramente, ficaram – em sua maior parte sem reposição. Como é o caso dessa  da foto. Triste não é? Ainda mais em 2025, quando o Brasil sedia a COP-30 e o mundo sabe que o Recife está entre as 20 cidades mais vulneráveis do mundo às mudanças climáticas. Depois… ainda tem quem reclame que a capital pernambucana virou uma ilha de calor.

Nos links abaixo, você confere outras perdas na região central do Recife

Leia também
Parem de derrubar árvores (462). Degola na Rua do Riachuelo, Boa Vista
Parem de derrubar árvores (457). Mais uma sem reposição na Boa Vista
Parem de derrubar   árvores (45) 
Parem de derrubar árvores  (55)
Parem de derrubar árvores (81)
Parem de derrubar árvores (106)
Parem de derrubar árvores (127)
Parem de derrubar árvores (131)
Parem de derrubar árvores (143)
Parem de derrubar árvores (169)
Parem de derrubar árvores (176)
Parem de derrubar árvores (215)
Parem de derrubar árvores (318)
Parem de derrubar árvores (334)
Parem de derrubar árvores (366)
Parem de derrubar árvores (369)
Parem de derrubar árvores  (416)
Parem de derrubar árvores (419)
Parem de derrubar árvores (446)
Santo Antônio
Parem de derrubar árvores  (48)
Parem de derrubar árvores (109)
Parem de derrubar árvores (382)
Parem de derrubar árvores (385)
Recife Antigo
Parem de derrubar árvores (68)
Parem de derrubar árvores (122)
Parem de derrubar árvores (203)
São José
Parem de derrubar árvores (211)
Parem de derrubar árvores (364)
Parem de derrubar árvores 394
Santo Amaro
Parem de derrubar árvores (98)
Parem de derrubar árvores (117)
Parem de derrubar árvores (136)
Parem de derrubar árvores (158)
Parem de derrubar árvores (172)
Parem de derrubar árvores (181)
Parem de derrubar árvores (230)

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

2 comments

  1. Não é exagero, Letícia! O arboricídio continua ,pois vejo muitas árvores degoladas nas minhas andanças.Nem sempre estou com o celular para fotografar a “prova do crime”(questão de segurança, pois o risco é grande ao andar com celular).
    Mas a verdade é que cada dia que passa ,menos árvores na nossa cidade,menos verde ,menos sombra e o calor intenso proporcionando desconforto e risco à saúde. E não vejo nenhuma ação da prefeitura para reverter a situação. Omissão total.

  2. A insanidade ou despreparo de quem fica a frente, digo, o responsável por essas degolas, é visível. As podas estão também um horror, as árvores só fica a copa, parecendo uns cogumelos gigantes. Sombra mínima. Sinceramente não entendi até hoje o porque.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.