Parem de derrubar árvores (454). Sem poda no verão, elas sofrem no inverno

Compartilhe nas redes sociais…

A julgar pelo que aconteceu comigo, os serviços públicos deixaram muito a desejar durante o temporal registrado na quarta-feira no Recife. O transtorno foi enorme, a cidade parou, os telefones indicados para prestar assistência ao cidadão não funcionavam a contento. Ontem passei o dia tentando o 156 da Emlurb, ironicamente por causa de uma árvore, em favor das quais tenho a campanha #paremdederrubarárvores no #OxeRecife, contra a motosserra insana e o arboricídio. E que defende, também, a reposição daquelas que, por motivos diversos, são  impiedosamente banidas da paisagem.

Mas embora defenda sempre  a integridade do patrimônio verde do Recife e seja contra podas radicais e mal feitas, sei a importância delas para a segurança da planta e, em consequência, dos próprios recifenses.  Certa vez, solicitei poda para as árvores da Rua da Alliança, que  fica pertinho da minha casa. Nunca obtive nem resposta da Emlurb. Terminei enviando uma mensagem informando que contratara uma pessoa habilitada para fazer a poda já que o serviço público que deveria ter sido prestado não foi realizado. No segundo semestre do ano passado, voltei a solicitar podas para dois pés de pau-brasil , uma acácia e outras árvores que ficam entre a Praça de Apipucos e a devida via. Um dia, chega um caminhão daqueles que chamam de girafa e eu, toda animada, pensei que era a Emlurb para fazer a poda necessária nas árvores próximas. Não era. Era, sim, um caminhão da Neonergia.  Pedi durante  o serviço, que cortassem os galhos em excesso. “Não podemos, viemos podar só os galhos que batem nos fios”. Mostrei que um dos pés de pau-brasil estava sim, batendo nos fios. “Mas esses fios não são da Neonergia, mas sim de operadoras de telefonia”, disse-me o funcionário da empresa que foi embora.

Pior, a poda que  os funcionários da Neonergia fizeram, foi bem feinha.  Se eu fosse autoridade até teria aplicado uma multa. Ou seja, podaram só de um lado, deixando desequilibrado o peso da copa das árvores, o que provoca muitas quedas nas nossas ruas. Poda bem feita preserva as árvores. As mal feitas as derrubam a cada temporal, a cada ventania. E ontem foram nada menos de 40 que tombaram ou tiveram galhos caídos no Recife. Pedi à Emlurb um número exato das que caíram por completo, mas até o momento o retorno não chegou.

Até hoje a vistoria para as podas solicitadas à Emlurb no ano passado não foram realizadas. Por conta desse descuido, um galho imenso de pau-brasil não suportou a força da chuva e caiu sobre o telhado de minha casa.  Na quarta-feira, desde cedinho passei o dia telefonando para o 156 da Emlurb, pois como nada foi feito até hoje fiquei achando que as plantas precisam de vistoria urgentes e de podas tardias, pois eram para ter sido feitas lá atrás, quando foram solicitadas nos dias de sol e verão. E eu esperando, deixando o tempo passar… Devia ter cobrado mais.

Sem poda adequada, galho grande de pau-brasil caiu sobre um telhado em Apipucos, Zona Norte do Recife.

Talvez seja por esse tipo de descuido que tantas árvores vivem sendo erradicadas na cidade, já que vivem à míngua. Nada se faz, não se cuida como é preciso e quando menos se espera, o corte radical acontece e o que era uma planta exuberante vira um toquinho. A Rua da Aliança fica no bairro de Apipucos, pertinho do 11º Batalhão da Polícia Militar. Mas esperar por serviço público é um cansaço. E o resultado está aí, no verde do Recife. Daqui a pouco, vão fazer como em São Paulo, onde as árvores viraram vilãs da falta de energia após uma enchente.

Nos links abaixo, você confere perdas no bairro de Apipucos e também na Macaxeira, ambos localizados na Zona Norte e que são vizinhos. Veja também, outros links relativos a perdas de árvores e até peça de teatro sobre vítimas de arboricídio

Leia também
Coletivo Circense “A Penca” faz belo espetáculo sobre o arboricídio: “Viver com, morrer com”
Parem de derrubar árvores (439): Arboricídio duplo e resiliência
Parem de derrubar árvores (412): Arboricídio entre Macaxeira e Apipucos
Parem de derrubar árvores 398
Parem de derrubar árvores (380)
Parem de derrubar árvores (389)
Parem de derrubar árvores (397)
Parem de derrubar árvores (359)
Parem de derrubar árvores (317)
Parem de derrubar árvores (313)
Parem de derrubar árvores (311)
Parem de derrubar árvores (300)
Parem de derrubar árvores (298)
O Recife tem quantas árvores?
No Dia da Árvore, o Recife ganha seis. Mas quantas a cidade já perdeu?
Parem de derrubar árvores (282)
Parem de derrubar  árvores (164)
Parem de derrubar árvores (242)
Parem de derrubar árvores (254)
Parem de derrubar árvores (263)
 
Parem de derrubar árvores (11)
Parem de derrubar árvores (12)
Parem de derrubar árvores (19)
Parem de derrubar árvores (33)
Parem de derrubar árvores (60)
Parem de derrubar  árvores (65)
Parem de derrubar árvores (119)
Parem de derrubar árvores (130)
Parem de derrubar árvores (250)
Parem de derrubar árvores (7)
Parem de derrubar árvores (28)
Parem de derrubar árvores (46)
Parem de derrubar árvores (63)
Resiliência da natureza no Parque da Jaqueira: “Escultura”começa a brotar
Na Macaxeira:
Parem de derrubar árvores 358
Parem de derrubar árvores (146)
Parem de derrubar  árvores (54)
Parem de derrubar árvores  (127)
Parem de derrubar árvores (130)
Parem de derrubar árvores (177)
Parem de derrubar árvores 203
O Recife da paisagem mutilada
Cadê o Bosque do Parque Urbano da Macaxeira?
Verdade ou fake,50.000 novas árvores?

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

 

Continue lendo

Verão no Recife: os verdes jardins privados e… os públicos esturricados

Leitores do #OxeRecife reclamam da situação das praças no verão: Hellcife

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

2 comentários

  1. A poda mal feita nas árvores é um dos motivos que a fazem cair.
    Geralmente fazem a poda só de um lado o que,evidentemente, vai provocar a queda . É uma ação tão elementar que não dá pra entender o porquê de não seguir as regras indicadas para as podas…
    E a prefeitura não fiscaliza,não acompanha e não pune quem deveria cumprir com as suas obrigações. E nós, que pagamos com o nosso elevado imposto toda essa estrutura ,não temos retorno dos serviços .
    Uma vergonha que se repete há muito tempo. Acontece que agora a desculpa é a “crise climática “,e sim,ela é real e mais um motivo para que ações preventivas sejam adotadas o ano todo e não apenas esperar que tragédias anunciadas aconteçam para que medidas de urgência sejam tomadas.

  2. Triste Letícia, já passei por isso, eles não tem o menor cuidado com podas preventivas que não estejam perto da rede elétrica, nem espere que não vem. 70% das quedas de árvores poderiam ser evitadas. Cortam raízes de sustentação fazendo calçadas, podas mal feitas, desequilibradas, como você falou, enfim, o descaso é total. Deus salve as árvores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.