Menos uma árvore no patrimônio verde do Recife. Esta fica na Rua Fernandes Vieira, no bairro da Boa Vista, na calçada de um posto de gasolina. Não foi vítima de arboricídio nem da motosserra insana. Simplesmente tombou, com os ventos do último sábado (27/8), o dia mais chuvoso da semana.
Mesmo com morte natural, o #OxeRecife faz questão de deixar o registro, porque o objetivo da campanha #ParemDeDerrubarÁrvores não é só mostrar as árvores assassinadas, mas também incluir as que caíram, para ficar de olho na reposição o que, infelizmente, não ocorre na mesma velocidade das perdas. E isso é muito ruim.
Costumo caminhar muito pelas ruas, e tanto vejo as baixas como estou cansada de observar, dias, semanas, meses e até anos depois, os alegretes vazios. Alegretes são assim chamados pelos órgãos oficiais os canteiros que ficam nas calçadas. No bairro da Boa Vista, onde ocorreu essa queda, há inúmeros casos de árvores frondosas e seculares que foram vítimas de arboricídio ou que caíram e que não tiveram plantio de outra muda no mesmo lugar.
Aliás, falando no centro, são inúmeros os casos com o mesmo problema nos bairros de Santo Antônio e São José. Domingo passado, em passeio guiado, a pé, com o Grupo Caminhadas Domingueiras, nos defrontamos não só com árvores degoladas, como com dezenas de ruas totalmente desprovidas de verde e que constarão brevemente nesse espaço, em uma outra série (#RecifeEmergênciaClimática) em defesa de uma cidade mais arborizada. As duas são permanentes aqui no Blog.
Somando com essa vítima do temporal, nossa série Parem de derrubar árvores já soma 915 registros de árvores que sumiram do mapa do Recife: com foto, endereço e data da visita do #OxeRecife, que adotou essa ação como missão em defesa de quem não tem voz para se defender: nossas árvores, cuja importância parece que tem autoridade que desconhece…. E haja desconforto térmico! Tem gente que faz campanha eleitoral dando voz aos animais, gatos, cachorros, cavalos. No caso da defesa desses entes silenciosos, sem os quais não teríamos oxigênio para respirar não há interesse eleitoreiro, mas o amor à natureza e às plantas como é o meu caso. É que são agredidas demais em nossa cidade, a capital nacional do arboricídio!
Leia também
Parem de derrubar árvores (334)
Parem de derrubar árvores (45)
Parem de derrubar árvores (55)
Parem de derrubar árvores (81)
Parem de derrubar árvores (106)
Parem de derrubar árvores (127)
Parem de derrubar árvores (131)
Parem de derrubar árvores (169)
Parem de derrubar árvores (176)
Parem de derrubar árvores (32)
Parem de derrubar árvores (86)
Parem de derrubar árvores (96)
Parem de derrubar árvores (165)
#RecifeEmergênciaClimática (11): Rua Nova
#RecifeEmergênciaClimática (10)
#RecifeEmergênciaClimática (9) Rua da Imperatriz
#RecifeEmergênciaClimática (9)
#RecifeEmergênciaClimática (8)
#RecifeEmergênciaClimática (7)
#RecifeEmergênciaClimática (1)
#RecifeEmergênciaClimática (2)
#RecifeEmergênciaClimática (3)
#RecifeEmergênciaClimática (4) e Covid-19 na Festa do Carmo
#RecifeEmergênciaClimática (6)
#RecifeEmergênciaClimática (5)
Recife árido: Emergência Climática
Emergência climática: Recife mais verde é balela. ParemDeDerrubarÁrvores
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Contra as clareiras do Espinheiro
Espinheiro quer túneis verdes
Compensação pelo arboricídio
Lei para conter o arboricídio
Emergência climática no currículo
Parem de derrubar árvores (32)
Parem de derrubar árvores (86)
Parem de derrubar árvores (96)
Parem de derrubar árvores (165)
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife