Desde a semana passada, que o #OxeRecife espera retorno da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, quanto ao número de árvores erradicadas na cidade nas gestões do PSB. Ou seja, durante os dois mandatos de Geraldo Júlio e no atual, de João Campos. Esse silêncio me deixa realmente intrigada, pois sem esse número fica difícil se fazer o balanço do patrimônio verde da cidade. Quantas existiam, quantas foram erradicadas, quantas caíram (por morte natural),quantas foram plantadas, quantas sobreviveram.
Até agora…. zero resposta. Essa falta de informação me leva a crer, mais uma vez, que essa quantidade de vítimas de arboricídio e da motosserra insana é uma verdadeira caixa preta. Ou então, não existe esse levantamento, o que torna difícil sabermos uma indicação realista do atual número de árvores da cidade. O pedido de informação já foi feito, em várias ocasiões à Emlurb e à SMAS. Foram enviados por email, ou até mesmo em seminários, audiências públicas e outros encontros sobre o assunto. Depois, volto a comparar os números oficiais, que só citam os acréscimos do que foi plantado. Nunca é levada em conta a redução pelo que foi erradicado. Essa árvore da foto acima consta da relação daquelas registradas na campanha #ParemDeDerrubarÁrvores, daqui do #OxeRecife. Ela fica na Rua Jáder de Andrade, no antes bucólico bairro de Casa Forte, onde todo dia aparece uma degola nova. E esta, que era bem grande, é o meu último registro de arboricídio da capital.
Em todo caso, a atual gestão parece ter um pouco mais de zelo com o plantio do que a anterior que, nesse assunto, foi um desastre. Isso porque na anterior, as calçadas ganhavam mudas muitas vezes com tamanho inferior a dois palmos, que morriam diante da primeira agressão ou de qualquer estiagem. Nesta semana, por exemplo, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife informou que “seguindo o novo padrão de arborização da capital pernambucana”, a Prefeitura realiza um plantio “de onze árvores jovens no Parque das Graças e nos recuos viários da Estrada dos Remédios e do Derby”.
Os plantios foram feitos na quinta(28) e sexta-feira (29). Na próxima semana mais 13 árvores serão plantadas. Ao todo, já foram plantadas 105 árvores atendendo aos novos critérios da Lei Municipal 18.938, sancionada no último mês e que disciplina o plantio, replantio, poda, supressão, transplante e uso adequado da arborização urbana do município. Em todo caso, o que são 105 árvores para uma cidade como o Recife, em situação permanente de emergência climática, não é? As espécies selecionadas para esse plantio foram Coração de negro (Poecilanthe parviflora); Aldagro (Pterocarpus rohrii); Sibipiruna (Cenostigma pluviosum); Pau-ferro (Libidibia ferrea); Catuaba (Eriotheca candolleana); Jequitibá lilás (Cariniana ianeirensis); Jequitibá-vermelho (Cariniana rubra); Figueira (Ficus enormis).
O novo padrão contempla o plantio de árvores jovens que apresentam diâmetro à Altura do Peito (DAP) de pelo menos 5 cm. “Isso garante que sejam árvores bem robustas e que tenham capacidade de enfrentar as condições adversas do ambiente urbano”, segundo a SMAS. Além disso, conforme a Secretaria, todos os tratos necessários para o sucesso do plantio estão sendo aplicados a essas árvores como aplicação de hidrogel para auxiliar na absorção de água por mais tempo e de forma eficiente. E ainda: uso de adubação para garantir o desenvolvimento acelerado da planta e incorporação de bioestimulantes à base de algas marinhas para desenvolvimento das raízes. Ainda bem. Saber de plantio de árvores é sempre animador. Porém, continuo cobrando a informação que ninguém parece autorizado a dar.
Abaixo, você confere outras perdas em Casa Forte, e números a respeito da arborização do Recife.
Leia também
Parem de derrubar árvores (360)
Parem de derrubar árvores (356)
Parem de derrubar árvores 355
Parem de derrubar árvores (354)
Parem de derrubar árvores (352)
Parem de derrubar árvores (347)
Parem de derrubar árvores (344)
Parem de derrubar árvores (321)
Parem de derrubar árvores (315)
Parem de derrubar árvores (308)
Parem de derrubar árvores (305)
Parem de derrubar árvores (299)
Parem de derrubar árvores (297)
Parem de derrubar árvores (56)
Parem de derrubar árvores (288)
Parem de derrubar árvores (292)
Parem de derrubar árvores (291)
Parem de derrubar árvores (29)
Parem de derrubar árvores (93)
Parem de derrubar árvores (99)
Parem de derrubar árvores (101)
Parem de derrubar árvores (113)
Parem de derrubar árvores (116)
Parem de derrubar árvores (123)
Parem de derrubar árvores (152)
Parem de derrubar árvores (167)
Parem de derrubar árvores (168)
Parem de derrubar árvores (178)
Parem de derrubar árvores (183)
Parem de derrubar árvores (195)
Parem de derrubar árvores (204)
Parem de derrubar árvores (222)
Parem de derrubar árvores (226)
Parem de derrubar árvores (245)
E confira também:
Recife: 4.000 novas árvores em 2018?
No Dia da Árvore, o Recife ganha quatro. Mas quantas a cidade já perdeu?
No dia da árvore, o Recife ganha seis. Mas quantas já perdeu?
Parem de derrubar árvores (351)
#RecifeEmergênciaClimática: Depois do arboricídio, os jardins de plástico
O Recife tem quantas árvores?
O Recife é uma cidade verde?
Emergência climática: Recife mais verde é balela
Parem de derrubar árvores. Nova lei de arborização no Recife
Nova tecnologia para evitar perdas de mudas plantadas no Recife
exto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Divulgação / SMAS