Tem jeito não. É todo dia. Enquanto começava o Workshop da Arborização Urbana do Recife, aqui no Blog chegavam novas denúncias de degola de árvores na nossa capital. O #OxeRecife tem duas campanhas permanentes em defesa do patrimônio verde e da arborização da cidade: #Parem de derrubar árvores e #RecifeEmergênciaClimática. Na primeira, faz o inventário de todos os casos de arboricídio da cidade ou de perdas naturais, que exigem reposição nem sempre realizada. Ou melhor, quase nunca efetivada pelos órgãos oficiais que têm essa obrigação. São computadas baixas tanto da iniciativa pública quanto da privada. Até agora, com a de hoje, fizemos 362 postagens, com mais de 900 perdas computadas.
Tudo aquilo com foto, endereço e data do registro das degolas. Na segunda campanha – #RecifeEmergênciaClimática – fazemos postagens de ruas consideradas “áridas” porque possuem zero árvores. A nomenclatura é por nossa conta mesmo, apesar do nosso empirismo. As abordagens tanto ocorrem no centro, quanto em bairros populares ou sofisticados. A mais recente denúncia de arboricício chegou hoje. E veio do Poço da Panela, bairro histórico e bucólico, cuja comunidade não dorme no ponto. E está sempre de olho aos atentados contra o seu patrimônio verde ou arquitetônico. Dessa vez são os coletivos Jardim Secreto do Poço e Amo Poço Forte, que acusam a erradicação de árvores no Royal Tênis Club, que funciona no número 116, da Rua dos Arcos, uma das mais tradicionais e valorizadas do Poço da Panela.
Pelas fotos enviadas ao #OxeRecife, é fácil constatar a diferença do local antes da ação da motosserra insana, e após realizado o arboricídio de árvores centenárias, que foram “herdadas” dos antigos quintais da Zona Norte, hoje cada vez mais raros devido ao avanço da especulação imobiliária. Vejam a diferença entre a foto superior (com o terreno já pelado), e a segunda, quando a degola ainda estava apenas começando. O caso foi levado na forma de denúncia de supressão de árvores à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife.
Porém a resposta foi desoladora: “há autorizações para podas e erradicações para o local informado na denúncia”. E portanto, os arboricídios praticados “estão devidamente autorizadas legalmente”. E priu! Ao contrário do que era de se esperar, em nenhum momento a SMAS informou à comunidade como será feita a compensação para minorar os efeitos do quádruplo arboricídio. O Royal Tênis Club confirmou as quatro supressões, e informou que nove sofreram podas. As eliminadas são fruta-pão, duas mangueiras e jamelão. O Club garantiu que as quatro árvores derrubadas estavam doentes e punham em risco a segurança dos frequentadores do local. “Estavam tão ruins, que a própria SMAS aconselhou que a área fosse isolada”, informou um funcionário.
O Club confirmou que o espaço ganhará novas quadras, mas negou que as árvores tenham sido derrubadas por esse motivo. Garantiu, ainda, que já houve entendimento para a compensação do que foi suprimido. Mas não informou onde nem como será feita. Não só os moradores do Poço da Panela, como a própria população do Recife espera por esclarecimentos mais precisos. De acordo com os moradores do entorno, o barulho da motosserra insana ainda não parou. Hoje e amanhã, durante o workshop, serão discutidos “A Silvicultura Urbana e sua importância para as cidades”, Desafios e Soluções para Arborização no Recife”, “A Arborização Urbana no Brasil: cenários e perspectivas”, “Soluções Tecnológicas para Gestão da Arborização” e a “Nova Lei Nº 18.938/2022 da Arborização Urbana do Recife”. No segundo dia do Workshop, tem apresentação de técnicas para elaboração de plano de manejo de espécies exóticas invasoras.
Já no período da tarde, o tema selecionado é “Avaliação de risco relacionado a vegetação de porte arbóreo”. Enviei à SMAS alguns questionamentos quanto aos números sempre confusos de árvores, erradicações e arborização da cidade, mas até o momento a resposta ainda não chegou. Aguardando ainda o retorno para voltar ao assunto.
Nos links abaixo, você confere outras perdas no Poço da Panela.
Leia também
Parem de derrubar árvores (324) Degola atinge 80 no Poço da Panela
Parem de derrubar árvores (320)
Parem de derrubar árvores (314)
Parem de derrubar árvores (290). Forca a guilhotina no Poço da Panela
Parem de derrubar árvores em 2021
Parem de derrubar árvores (268)
Parem de derrubar árvores (266)
Parem de derrubar árvores 258 (motosserra já degolou 46 no Poço)
Parem de derrubar árvores (200) Degola no Poço da Panela
Parem de derrubar árvores (198)
Parem de derrubar árvores (23)
Parem de derrubar árvores (40)
Parem de derrubar árvores (51)
Parem de derrubar árvores (52)
Parem de derrubar árvores (53)
Parem de derrubar árvores (54)
Parem de derrubar árvores (57)
Parem de derrubar árvores (58)
Parem de derrubar árvores (89)
Parem de derrubar árvores (91)
Parem de derrubar árvores (110)
Parem de derrubar árvores (116)
Parem de derrubar árvores (140)
Parem de derrubar árvores (141)
Parem de derrubar árvores (155)
Parem de derrubar árvores (163)
Parem de derrubar árvores (183)
Parem de derrubar árvores (202)
Parem de derrubar árvores (229)
O Recife tem quantas árvores?
Recife mais verde é balela
Processo de tombamento atrapalha planos de Atacado dos Presentes
Atacado dos Presentes: Indeferimento ambiental
Poço da Panela e Atacado dos Presentes: Polêmica só faz crescer
Abaixo assinado contra Atacado dos Presentes mobiliza Poço da Panela
Poço da Panela quer barrar Atacado dos Presentes. Até Fundaj é contra
A polêmica do Atacado dos Presentes
Poço da Panela quer barrar Atacado dos Presentes
Poço da Panela: Plantio de árvores contra Atacado dos Presentes
O Poço da Panela resiste e faz protesto contra loja de materiais construção
Moradores rejeitam lojão no Poço da Panela
Parem de derrubar árvores (198)
Parem de derrubar árvores (241). Verde ameaçado no Poço da Panela
Protesto mobiliza Zona Norte
Lojão e colégio: Confusão na Zona Norte
Jardim Secreto se amplia: Exemplo de cidadania e trabalho coletivo
Semana do Meio Ambiente: Jardim Secreto, cidadania e respeito à natureza
Jardim Secreto completa três anos
Burle Marx Open Mall: “HOmenagem absurda e descabida ao paisagista”
Sessão Recife Nostalgia: os banhos de rio noturnos no Poço da Panela
Sessão Recife Nostalgia: Sítio Donino e seu antigo e ameaçado casarão
Sessão Recife Nostalgia: pastorial, Villa Lobos e piano na casa do Sitio Donino
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Coletivos “Amo Poço Forte” e “Jardim Secreto”