Sinceramente, é muito triste ter que começar o ano com uma cena desta, o que não é incomum nas ruas do Recife. Para onde a gente se vira, sempre aparece uma árvore guilhotinada, uma vítima do arboricídio provocado pela motoserra insana. O que é muito ruim, principalmente porque nossa cidade já se encontra em emergência climática e as ilhas de calor só fazem crescer.
Muito verticalizado e quase sem áreas verdes, o bairro de Boa Viagem já é considerado uma ilha de calor. Até porque, se não fossem a praia e o mar, já seria uma completa selva de concreto. Mas não é preciso caminhar muito, para que se encontre cenas como a da foto. Acharam pouco a guilhotina, e ainda fizeram do que restou um lixo, colocando no tronco um pedaço de laje, ou sei lá o quê, com cerâmica. Ela fica na Rua Desembargador João Paes, na esquina com a Avenida Conselheiro Aguiar, na calçada da Farmácia Drogasil.
Algumas das árvores que são guilhotinadas residem ao corte, mesmo que seja radical, para matar mesmo. É que como muitas não são destocadas, terminam brotando de novo. Algumas, mesmo ameaçadas por algum tipo de praga que tenham motivado o corte. Há casos em que são cortadas mesmo sadias, e voltam a brotar e até a dar sombra depois. Mas esta daí, coitada, não tem nem como sobreviver. Já botaram a “lápide” em cima. Parem de derrubar árvores, gente! Para vocês terem uma ideia da situação, só aqui no #OxeRecife já são mais de 700 as vítimas de arboricídio registradas. Isso vai parar onde, hein?
Abaixo, você confere outras perdas no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A maior parte sem a devida reposição.
Leia também
Parem de derrubar árvores (16)
Parem de derrubar árvores (61)
Parem de derrubar árvores (63)
Parem de derrubar árvores (79)
Parem de derrubar árvores (84)
Parem de derrubar árvores (90)
Parem de derrubar árvores (118)
Parem de derrubar árvores (133)
Parem de derrubar árvores (145)
Parem de derrubar árvores (147)
Parem de derrubar árvores (184)
Parem de derrubar árvores (190)
Parem de derrubar árvores (269)
O Recife tem quantas árvores?
No Dia da Árvore o Recife ganha quatro. Mas… quantas a cidade já perdeu?
No Dia da Árvore, o Recife ganha seis. Mas… quantas a cidade já perdeu?
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife