O #OxeRecife espera, sinceramente, que a nova gestão desenvolva uma política de arborização mais coerente e de resultados melhores para o Recife do arboricídio, claro, do que aquela que passou. Infelizmente, a nossa cidade permanece com os retratos de degolas em cada rua, em cada praça, em cada jardim, em cada esquina.
A última denúncia de corte radical – guilhotina mesmo – que chegou ao Blog dava conta de uma vítima da motosserra insana, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste da Capital, por onde não costumo caminhar. O que sobrou do arboricídio, segundo a denúncia, estaria em calçada da Rua Paes Cabral, à altura do número 237. Estive lá para conferir, no final de semana.

Resultado, a guilhotina não foi só uma, como me avisaram. Foi dupla. Duas degolas, uma junto da outra. A menos de cinco metros de distância, na mesma calçada. Claro que nada é eterno, assim como os homens e os animais, as árvores têm começo, meio e fim. Só que nas áreas urbanas do Recife, infelizmente, o fim é antecipado, talvez por falta de cuidados fitossanitários. Abandono mesmo. E já que foram degoladas, o destocamento tem que ser feito, para que as plantas sacrificadas ganhem, logo, reposição.
Porém, não é o que a gente vê. Infelizmente é cada dia maior a presença de toquinhos como estes, nas ruas de nossa cidade. E, na maior parte das vezes, são retirados sem que se deixe nada no alegrete. E quem sofre somos nós. A Rua Paes Cabral até que é arborizada, possui umas 30 plantas nas calçadas. Também é quase toda horizontal, e as casas possuem jardins e pequenos quintais. Mas… do jeito que está o aquecimento global, qualquer uma que é retirada, faz falta, não é não. E muita. Principalmente no Recife da emergência climática.
Leia também:
Parem de derrubar árvores (69)
Parem de derrubar árvores (76)
Parem de derrubar árvores (129)
Parem de derrubar árvores (243)
No dia da árvore, o Recife ganha seis. Mas… quantas já perdeu?
Emergência climática: Recife mais verde é balela. ParemDeDerrubarÁrvores
O Recife tem quantas árvores?
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
O Recife da paisagem mutilada
Contra as clareiras do Espinheiro
Espinheiro quer túneis verdes
Compensação pelo arboricídio
Lei para conter o arboricídio
Recife árido: Emergência Climática
Emergência climática no currículo
Parem de derrubar árvores (200) . Degola no Poço da Panela
Parem de derrubar árvores (203)
Parem de derrubar árvores (238): Golpe de misericórdia na Madalena
Parem de derrubar árvores (237): Quarteirão “pelado” na Madalena
Parem de derrubar árvores (32)
Parem de derrubar árvores (86)
Parem de derrubar árvores (96)
Parem de derrubar árvores (165)
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife