Era uma árvore, mas virou um tamborete recheado de cimento, como vocês podem observar. Também não havia nenhum espaço para a vítima expandir suas raízes, pois o concreto tangenciava o seu caule, coisa muito comum nas calçadas do Recife. Como uma eventual planta para reposição dividiria espaço com mesas e cadeiras de um restaurante, a vítima poderia ter sido substituída por uma de porte menor, uma espirradeira, por exemplo.
Mas não. Ficou só o toquinho e a lembrança. Nesta semana, chegou ao #OxeRecife denúncia de erradicação de uma árvore na Rua das Graças, em frente à igreja do bairro. Ela ficava em área pública (na calçada), mas atrapalhava o estacionamento de uma academia de ginástica. Aí, sumiu do mapa, tangida pela motosserra insana. Perguntei à Secretaria do Meio Ambiente do Recife, qual a providência para reparar o dano no simpático bairro das Graças.
A resposta: “A Brigada Ambiental ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, esteve no sábado ( 19), na academia de ginástica, localizada na Madalena, onde foi constatado que houve injúria no indivíduo arbóreo que fica na calçada do estabelecimento, com isso, o local foi autuado e a partir desse momento será iniciado um processo administrativo para aplicação da multa e da compensação ambiental”. Mas a pergunta sobre a árvore erradicada por particulares referia-se ao bairro das Graças e não à Madalena.
Parem de derrubar árvores (32)
Parem de derrubar árvores (86)
Parem de derrubar árvores (142)
Parem de derrubar árvores (238)
Parem de derrubar árvores (251)
Parem de derrubar árvores (239)
Parem de derrubar árvores (220)
Parem de derrubar árvores (214)
Parem de derrubar árvores (159)
Parem de derrubar árvores (160)
Parem de derrubar árvores (161)
Parem de derrubar árvores (175)
Parem de derrubar árvores (22)
Parem de derrubar árvores (24)
Parem de derrubar árvores (35)
Parem de derrubar árvores (37)
Parem de derrubar árvores (38)
Parem de derrubar árvores (42)
Parem de derrubar árvores (2)
Parem de derrubar árvores (09)
Parem de derrubar árvores (15)
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife