As primeiras imagens me foram enviadas por Thiago Lins Pereira, por acaso filho da titular do #OxeRecife. Ele voltava do trabalho de bike – não gosta de usar automóvel nem tem paciência para esperar transporte público – quando se defrontou com esse quadro doloroso: mais uma vítima da motosserra insana. De lá mesmo, me passou as tristes cenas noturnas pelo WhatsApp.

Ele flagrou o momento em que era efetuada a derrubada. Depois, foi a amiga Sofia de Paula Lopes, leitora do #OxeRecife que vive alerta, quando o assunto é a arborização da cidade. Ela me passou a informação com foto do toquinho, como vocês podem observar à direita, quatro dias após as cenas captadas por Thiago.
Por várias vezes, a assistente social já me remeteu fotografias de vítimas de arboricídio no nosso Recife. Na última sexta-feira, antes que Sofia me enviasse um WhatsApp sobre a mais nova vítima de arboricídio, eu estivera no local. Tudo para verificar se havia sido feita a remoção do “tamborete” deixado na calçada. Mas o toquinho permanecia, na esquina da Avenida Rosa e Silva com a Rua Teixeira Pinto no bairro das Graças.
O cadáver da planta ainda estava no mesmo lugar no domingo, segundo foto que me foi enviada por Sofia em 15/12. Vamos aguardar a remoção, para que seja plantada uma outra árvore em seu lugar. No Recife, são incontáveis os alegretes (canteiros) dos quais as árvores foram removidas e que continuam vazios. Eu que caminho diariamente, sinto quando uma planta é retirada. A gente percebe logo o clarão e o calorão. No caso dessa vítima mais recente, o pó de serra ainda está espalhado na calçada. E o cheiro do verde que já era fica no ar.
Leia também:
Parem de derrubar árvores (175)
Parem de derrubar árvores (9)
Parem de derrubar árvores (15)
Parem de derrubar árvores (22)
Parem de derrubar árvores (24)
Parem de derrubar árvores (25)
Parem de derrubar árvores (34)
Parem de derrubar árvores (35)
Parem de derrubar árvores (37)
Parem de derrubar árvores (38)
Parem de derrubar árvores (42
Parem de derrubar árvores (214)
Parem de derrubar árvores (em Olinda)
Resistência: não ao arboricídio
Parem de derrubar árvores (142)
Parem de derrubar árvores (161)
Parem de derrubar árvores (39)
Parem de derrubar árvores (148)
Parem de derrubar árvores (no Sertão)
Árvores viram carvão no Sertão
Mais árvores virando carvão
Parem de derrubar árvores (na Bahia)
Parem de derrubar árvores (no Pará)
Parem de derrubar árvores (em Camaragibe)
Salvem os ipês, por favor
A festa dos ipês, no Recife e no Pará
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins/ Thiago Lins Pereira e Sofia de Paula Lopes (Cortesia)
