Parem de derrubar árvores (208)

Compartilhe nas redes sociais…

Como se não bastasse a tristeza de termos nosso mar contaminado por um derramamento de óleo – que se transformou no maior desastre ambiental do Nordeste – em terras do Recife a gente também não tem o que comemorar. Só nesta semana, encontrei mais duas novas árvores guilhotinadas na Zona Norte. Uma tristeza absoluta.

A mais recente é esta daí, que fica na Avenida Professor José dos Anjos, bem pertinho do Sesc Casa Amarela, próximo à esquina com a Avenida Norte. A degola ocorreu há seis dias, segundo me informaram funcionários de um  bar, em cuja calçada ficava a planta, que era frondosa e dava muita sombra para conforto dos pigunços e também de famílias que frequentam o local para refeições, principalmente aos finais de semana.  Na Avenida Norte, aliás, à altura da Macaxeira, teve mais uma degola, como vocês podem observar na foto abaixo. O “tamborete” fica à altura do número 7205 daquela via.

Essa vítima de arboricídio fica no canteiro central da Avenida Norte, no único trecho realmente arborizado da via.

A perda é grande, na Avenida Norte. Até porque embora seja longa, a via só conta com canteiro central arborizado à altura da Macaxeira. Quando chega na localidade Sitio Grande, já em Casa Amarela, as duas faixas são divididas por um canal infecto. E nos outros trechos – inclusive no requalificado – a divisão das duas faixas é feita por uma calçada de concreto, sem nenhum canteiro, apenas “ornamentada” com postes. E mais nada.

Na Avenida José dos Anjos, moradores da área lamentaram a degola da planta, e vizinhos informam que a motosserra insana é mesmo a oficial. Eles disseram que a alegação para matar a árvore foi a de que ela sofria um ataque de cupins. Será que cupim não tem remédio? Será que a vigilância fitossanitária não deixou a praga correr, até que não teve mais jeito? Sinceramente, a cada dia fico mais chocada com a tal da “política de arborização” do Recife.  Política de arborização? Será que é isso? Arboricídio é o que vejo em cada esquina. E grande, não é pequeno não.

Leia também:
Parem de derrubar árvores (207)
Parem de derrubar árvores (204)
Parem de derrubar árvores (202)

Mangueira padece: furadeira e veneno
Maldade contra a árvore e contra o cidadão
Parem de derrubar árvores (102)
Parem de derrubar árvores (200): Degola no Poço da Panela
Parem de derrubar árvores (198)
Parem de derrubar árvores (199)
Charme: calçada para andar e sentar 

Parem de derrubar árvores (53)

Parem de derrubar árvores (164)
Parem de derrubar árvores (183)

E o pedestre, como é que fica?
Parem de derrubar árvores (134)
Da árvore só restou o pó de serra

Texto e foto: Letícia Lins/ #OxeRecife

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

2 comentários

  1. Letícia, bom dia.
    A árvore da Rua Professor José dos Anjos, junto ao bar, foi morta por crime ambiental. Depois de morta por perfurações, visíveis em sua foto, e introdução nas perfurações de substâncias tóxicas, o crime foi encaminhado para SMAS. Quase dois anos depois de morta por crime ambiental, a árvore já sem casca (como é possível ver em sua foto) foi erradicada por apresentar risco iminente de queda. A árvore da Av Norte morreu de causas naturais a bastante tempo. Por ser uma área de pouca circulação de pessoas aguardamos ela apresentar risco de queda para erradicar.
    Cupins não tem remédio, tem veneno, que é proibido pela Anvisa de ser aplicado em área urbana. O ato de colocar esse tipo de agrotóxico em área urbana é crime. Pode, por exemplo, matar uma criança que toque na área de aplicação e coloque a mão no rosto ou boca. O que a senhora mandou aplicar nas árvores urbanas próximas a sua casa são um perigo para quem aplica e quem vive na área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.