Parem de derrubar árvores (18)

Compartilhe nas redes sociais…

Enquanto o Prefeito Geraldo Júlio (PSB) participava do Fórum de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), em Brasília, onde disse estar “atento a todas as questões da sustentabilidade”, eu aqui, no Recife, em minha caminhada matinal, me defronto, mais uma vez com tocos nas ruas. São restos de árvores que foram “assassinadas” pelo poder público por poda excessiva, falta de cuidado ou uso da motosserra insana.

Esse toco da foto (que abre o post) foi registrado em frente ao número 195, na Rua Rodrigues Sete, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Como se vê, a árvore sofreu uma poda radical, aliás,uma mutilação absurda. Diz a Prefeitura, através da Emlurb,  que são plantadas duas mudas, para cada árvore “erradicada” na cidade. Mas essa, pelo que se vê, não é a realidade observada nas ruas. Também fiquei triste com outra cena, na Rua Gomes Coutinho, na Tamarineira, onde o #OxeRecife já tinha denunciado a morte de uma árvore, por falta de cuidado. Ela ficava em frente ao salão de beleza de Cristina  Soares, que desde 2015 vinha apelando à Emlurb para que tomasse alguma iniciativa fitossanitária, para evitar que a planta fosse destruída pela praga do pulgão.

Mais uma árvore derrubada na Rua Gomes Coutinho, na Tamarineira: segunda, na mesma via, registrada por #OxeRecife
Mais uma árvore mutilada e marcada para morrer, na Rua Gomes Coutinho, na Tamarineira, a poucos metros de uma outra assassinada.

“Conheço essa doença devido a uma outra experiência, com árvore em frente à minha casa, em Jaboatão. Era a mesma enfermidade. O tronco fica cheio de furinho, e a planta seca mesmo”, conta a cabeleireira. “Liguei muitas vezes para a Emlurb. Nunca vieram cuidar. Foram rápidos apenas quando ela caiu. Aí, a motosserra chegou logo após telefonarmos, avisando que a árvore tombou”, lembra, acrescentando que a limpeza pública nunca veio buscar os galhos. “Pagamos para que fossem removidos, pois ficaram entulhados na calçada”.  Pois a poucos metros da primeira “vítima”  me defronto hoje com mais uma, marcada para morrer, devido ao excesso de poda. Nem sei se ela vai sobreviver.  Ou se já morreu. Porque não tem uma só folhinha. Como vocês sabem, o blog #OxeRecife está computando o “genocídio” vivenciado nas ruas. Temos fotos, endereços e datas de cada vítima da motosserra insana dos órgãos oficiais.

O problema já rendeu protestos em muros da cidade – “Parem de derrubar árvores” – e nas redes sociais. Já disse aqui e repito, eu nunca vi uma cidade – nem no Brasil nem no exterior – com tantas árvores mutiladas ou assassinadas. “A gente tem tomado decisões firmes e permanentes, de estar atentos às mudanças climáticas no mundo, para tomar decisões que façam enfrentamentos que precisam ser feitos”, disse o Prefeito no CB27. Faltou explicar de que forma a matança indiscriminada de nossas árvores “reduzem” a temperatura de nossa cidade. Alô, alô, Ministério Público, ninguém faz nada não, é? #OxeRecife

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.