Parem de derrubar árvores (111)

Compartilhe nas redes sociais…

Ia à praia, na Zona Sul, neste final de semana, por um percurso diferente, fugindo dos transtornos provocados pelas obras da BR-101. Passei pela Avenida Agamenon Magalhães, peguei a Domingos Ferreira, e ao transitar em frente à Praça Cidade do Porto, em Boa Viagem, vi mais um toco em minha frente.

Ou seja, mais uma vítima do arboricídio, da motosserra insana. Ele fica naquela quadra, que margeia a Rua Jornalista Francisco Almeida, aliás meu saudoso colega, dos tempos do curso de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (então o único do gênero no nosso Estado). Segundo moradores de rua que habitam a Praça – sim, lá há “residentes” em seus jardins – o caule está torado há mais de mês.

Árvore guilhotinada tenta sobreviver ao arboricídio registrado no Recife. Esta fica na Guimarães Peixoto, Casa Amarela.

Nem brotou de novo, nem plantaram nada no lugar dele. Infelizmente. Em compensação, amiga do #OxeRecife – que também estranha a matança de árvores no Recife – me envia uma notícia boa, a qual também testemunhei: uma planta que dava bastante sombra e que sofreu ação da guilhotina, está brotando, linda. “Viva a ação da natureza!”, diz ela, referindo-se ao toco resistente, que fica na Rua Guimarães Peixoto, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife.

Espero que não aconteça a essa vida que desabrocha o mesmo destino imposto a duas outras  árvores que tentaram sobreviver, mas que receberam golpes de misericórdia e em cujos canteiros, hoje, só resta lixo. Uma ficava na esquina da Desembargador Góis Cavalcanti com a Misael Montenegro (perto do Pão de Açúcar). A outra era em frente ao Serpro, na Avenida Parnamirim, perto da área onde ela muda de nome para Rui Barbosa. Com os dois registros de hoje, somam 184 as vítimas de arboricídio registradas com foto, data e endereço, só aqui no nosso #OxeRecife. Imaginem  a quantas não andam a estatística da destruição na nossa cidade. Oxe, Recife, parem de derrubar árvores.

Leia também:
O Recife vai ganhar 2000 árvores
Hortas se espalham no Recife
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
“Abaixo o arboricídio insano”

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins (Boa Viagem) e Foto de leitor/ Cortesia (Casa Amarela)

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.