Pão de Açúcar acabou Estação Ecológica

Aconteceu o que muita gente da Zona Norte temia. Principalmente os moradores de Casa Forte, Parnamirim, Monteiro, Casa Amarela, Santana, Apipucos, Rosarinho. Gente que gosta de separar e dar destinação correta ao lixo doméstico, e que agora está com uma opção a menos para o descarte de papel, latinhas, plásticos e vidros e, também, do óleo de cozinha. Tudo isso era armazenado – em compartimentos separados – na Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever. Além de facilitar a vida de quem faz a devida separação, a Estação funcionava como um meio de gerar renda para pessoas que vivem da venda desses materiais, sem necessidade de ter que catar no meio das ruas ou em famigerados lixões.

A loja fica na Rua Desembargador Goes Cavalcanti, perto do Hospital Agamenon Magalhães. Tudo era recolhido nos conteiners pela Cooperativa de Trabalho de Catadores de Resíduos Sólidos e Recicláveis. No mês passado, a Presidente da Coopagres, Laudiceia Maria Santos, se mostrou preocupada com a ameaça de ter que sair de lá. E informou ao #OxeRecife que a determinação do Pão de açúcar era para que o material reciclável só fosse recebido até o dia 10 de julho. Ainda passou um pouquinho da data. Mas esta semana estive lá para fazer a entrega. E o que encontrei foi uma placa negra, confirmando o que eu antecipara aqui.

Coletores do Pão de Açúcar serviam para o descarte correto de lixo de boa parte da Zona Norte.

“O Pão de Açúcar esclarece que encerrou a coleta de materiais recicláveis na loja 2377, como resultado de uma reestruruação de seu programa de reciclagem em parceria com a Unilever”. E acrescenta: “A Rede agradece a todos os clientes que contribuíram nesse projeto e reforça o seu compromisso com a sustentabilidade”. Avisa que quem quiser descartar seu lixo de forma correta, deve procurar “os pontos de coleta mais próximos da Prefeitura”.

O problema é que já tentei esses coletores públicos, como o que fica na Praça de Casa Forte. Mas dói você separar todo o lixo em casa, para botar em um coletor público onde, como dizem os populares da Praça, “é tudo junto e misturado”. A Coopagres está tentando que o supermercado doe os coletores, para que sejam colocados em um outro lugar, acessível, e sem supervisão do Pão de Açúcar. A Coopagres possui 26 cooperados. Aos moradores da Zona Norte restar outra opção de destino certo dos resíduos recicláveis: a Associação Meio Ambiente Preservar e Educar (Amape), liderada pelo empresário Sérgio Nascimento. Ele fez do seu armazém de construção – o Etapa Final – não só um ponto de coleta, como desenvolve trabalho social e de educação ambiental com catadores, alguns dos quais viraram artesãos Anotem o endereço dos coletores: Rua Oscar Ferreira (338), na esquina com a Estrada do Arraial.

Leia também: 
Zona Norte sem estação de reciclagem

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

One comment

  1. já liguei trocentas vezes a prefeitura e não consegui coleta para meu edifício. Estou fazendo a minha no ecoponto da praça de casa forte, mas não é separada 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.