Com atuação no Brasil há 28 anos e com a responsabilidade de levar diversão a enfermarias – de ambientes sempre tão hostis – a Associação Doutores da Alegria arranjou um meio de continuar marcando presença nos hospitais do Recife, onde crianças, acompanhantes e profissionais de saúde vão continuar se divertindo, mesmo nesses dias de isolamento social, imposto pela pandemia. É que a turminha preparou vídeos engraçados e ao mesmo tempo instrutivos sobre como evitar o contágio pelo coronavírus. Os vídeos serão divulgados três vezes por semana nas redes sociais do grupo.
“Passamos um tempo pensando como poderíamos nos fazer presentes no dia a dia do hospital, que foi tão alterado pela pandemia, está sob tanto estresse e virou, ainda mais, um ambiente propício ao medo”, explica Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife do Doutores da Alegria. O Delivery Besteirológico, como eles estão chamando a iniciativa, terá os vídeos encaminhados para os contatos dos hospitais parceiros. Atualmente, o Doutores da Alegria conta com 100 mil seguidores no Instagram e mais de dois milhões e meio de fãs no Facebook.
Os vídeos tratam de temas que começaram a fazer parte do cotidiano, como as regras mais rígidas de higiene, o isolamento social e as relações humanas neste momento. Além disso, estão previstos números musicais com o repertório original dos palhaços e histórias que aconteceram nos hospitais ao longo desses 28 anos de atuação no país, sendo 17 deles na capital pernambucana. “Como temos uma relação muito próxima com os hospitais e os profissionais de saúde, estamos em contato constantemente. Médicos e enfermeiras nos dizem o quanto as crianças sentem falta dos palhaços”, diz Arilson. “São eles que estão divulgando para as crianças e acompanhantes o nosso trabalho nas redes, para amenizar essa ausência e possibilitar a construção de uma relação mediada pela tecnologia”, complementa.
Além dos vídeos semanais, o elenco pernambucano está se reunindo todas as sextas-feiras para treinamentos e trocas de experiências. O encontro, que acontecia presencialmente, agora é realizado virtualmente. As sedes do Doutores da Alegria no Recife, em São Paulo e no Rio de Janeiro estão fechadas; além dos artistas, a diretoria e os profissionais dos diversos setores administrativos trabalham remotamente. A Escola Doutores da Alegria, que funciona em São Paulo, também está com as atividades presenciais paralisadas, mas com planos de retomar de forma virtual.
Leia também:
Marsenal tem Doutores da Alegria
Doutores da Alegria contam causos
Saia de bike com os Doutores da Alegria
Com respeito construímos a igualdade
Seja voluntário e salve vidas
Hospital Getúlio Vargas: “A gente trabalha com medo de morrer”
Pandemia tem Arte Cura
Pandemia: Socorro para os artesãos e venda virtual
Pandemia: A corrente do bem
No Brasil, 3,6 mil respiradores precisam de reparo. Parceria para conserto
Coronavírus e a rede de solidariedade
Grupo Moura: das baterias à fabricação de máscaras contra o corona
Pandemia: Pensar no coletivo é preciso
Cufa-PE vai à favela contra o coronavírus
Cannibal contra o coronavírus
Trem do bem: desinfecção e doação
Quem pagou por exames da Covid-19 pode ter dinheiro de volta
Corona: vaidade, mesquinharia e doação
Rede de solidariedade só faz aumentar
Pandemia: Conselho Regional de Química produz álcool
Pensar no coletivo é preciso
Lar do Nenen precisa de ajuda
Pandemia: máscaras ecológicas
Bia: Remédio contra o confinamento
Cientistas contestam Bolsonaro
Sem festa, mas com cachê garantido
Augusto César nas Pás: Vou escalar todo seu corpo
Clube das Pás: festa de dança virtual
Colabore com o Fazendo Acontecer
Pandemia: Jardim Secreto faz vaquinha para ajudar Caiara
Pandemia: As estátuas mascaradas contra o coronavírus nas ruas do Recife
Pandemia e a volta das capivaras
Ricardo Brennand, Frans Post, Eckhout, Mercado da Madalena e pandemia
Trem do bem: desinfecção e doação
Frevioca no Dia das Mães
Serviço
Delivery Besteirológico do Doutores da Alegria
Quando: terças, quintas e sábados, às 11h (* a programação pode ser, eventualmente, alterada)Onde: Instagram (@doutoresdaalegriaoficial), Facebook (facebook/doutores) e YouTube (@tvdoutores)
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação