#OxeRecife deseja um feliz 2025 e mostra destaques (bons e ruins) de 2024

Compartilhe nas redes sociais…

O #OxeRecife deseja a leitores e amigos um 2025 melhor do que 2024, com um Recife mais tranquilo, com ruas e rios mais limpos, com respeito às praias e ao patrimônio verde, histórico e arquitetônico da cidade. Que todo o ano reflita a paz aí da foto acima, que fiz durante uma visita à Amazônia. Que as areias às margens do Capibaribe fiquem assim tão branquinhas, como eram no passado, antes de se transformar em um esgoto a céu aberto. Os mais velhos dizem que costumavam tomar banho no rio, em bairros como Poço da Panela e Apipucos, quando as margens eram clarinhas quanto a desse igarapé, próximo à Floresta Nacional do Tapajós.Vamos sonhar com rios limpos na nossa cidade.

Para fechar o ano, o Blog deixa aqui alguns destaques de  2024, entre pessoas, instituições, ações.
Houve um tempo em que a cada fim de ano, os jornais locais publicavam as listas das dez mais (as elegantes da cidade). Há, também, premiações para livros, artes, teatro, pessoas que fazem a diferença, promovidos por empresas, instituições, organizações não governamentais. Tudo com festa, troféus, placas. A lista do #OxeRecife não tem placa, troféu, nem  categoria fixa e pode variar a cada ano. Assinalamos os Nota Dez  para pessoas, serviços ou ações que merecem destaque, segundo critérios observados durante o decorrer do ano. E também há um olhar crítico para aqueles que, segundo nosso olhar, não merecem um dez assim, tão redondinho, não é?

Vamos pois aos destaques do #OxeRecife 2024:

Destaques Nota Dez de 2024
Música – Almério, sempre ele.  O cantor pernambucano teve grande destaque nesse ano, com “Quero você”, cantada em dupla com ninguém menos que uma das divindades da MPB, Maria Bethânia. No início da carreira de Almério eu sabia que ele iria longe. E foi.
Livro   –  Gisela Abad, com o livro “Um Leão na Paisagem“, pelo ineditismo do tema e pelo projeto gráfico belíssimo e cuidadoso.
Educação – Robson Teles e Flávia Suassuna, dois dos professores mais queridos do Recife, e que se destacaram, também pela produção literária, tendo sido inclusive premiados pelo canal “Arte Agora”, por livros produzidos.
Assessoria de Imprensa Institucional – Cristiano Vasconcelos de Mendonça,  da Policia Rodoviária Federal, pela eficiência, pontualidade, apuração, e rapidez.
Serviço Público – Emprel, pelo Conecta Recife, por encurtar os caminhos entre a população e a Prefeitura, e facilitar a vida do cidadão recifense
Cinema – Governadora Raquel Lyra, pela recuperação do Cinema São Luiz, um dos mais bonitos do Brasil e patrimônio de Pernambuco.
Filme – Kleber Mendonça, com “Retratos Fantasmas”
Literatura – Patrícia Tenório, com sua Escrita Criativa Social, com oficinas para produção de textos voltadas para jovens de baixa renda.
Gabinete de Inovação Urbana do Recife – pelo colorido e nova paisagem criada em locais aparentemente inóspitos da cidade. E por “humanizar”  locais para evitar descarte irregular de lixo
Turismo CriativoRecife Running Tour,  o novo braço do Projeto Olha! Recife, da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife.

O que não pôde ser destaque nota dez em 2024:
Música – Bia Vilachan a quem admiro pela competência instrumental. Mas o tal do brega “Pix prá Mainha” pode ser até comunicativo e fácil de memorizar, mas nos passa a impressão que todas as mulheres se vendem por alguns trocados.
Livro – Todos aqueles prósperos em erros de revisão. E foram muitos com o problema, em 2024, inclusive de editoras do Sul do País.
Educação – Entrega de creches em número menor do que o prometido pelo Prefeito João Campos.
Serviço Público – Compesa, pela falta d´água, esgotos estourados em toda esquina e rios poluídos por falta de saneamento básico. Um horror, incompatível com o século 21.
Assessoria de Imprensa institucional – Fundação Joaquim Nabuco (pela má qualidade do serviço)
Cinema – Programação do Cinema do Museu, já que os melhores filmes são exibidos no Derby e no Porto Digital.Os três são geridos pela Fundaj.
Meio Ambiente – A grande quantidade de árvores erradicadas no Recife, a capital nacional do arboricídio. Quantas mudas foram plantadas na gestão João Campos, e quantas foram erradicadas? A conta fecha? Ninguém sabe.
Urbanismo – Recentro. Não sai do canto. A cada dia, a degradação dos bairros centrais da cidade aumenta. As intervenções até agora realizadas em nada contribuíram para melhorar bairros como Boa Vista, Santo Antônio e São José.
Turismo pouco criativo – Entra ano e sai ano e a praia de Boa Viagem permanece com os mesmos problemas ambientais: poluição sonora (caixas de som na areia já estão proibidas em praias de vários estados) e excesso de plásticos na areia. É a maior quantidade de canudos plásticos em menor linha reta do Brasil, entre o calçadão e o mar. Hoje, em dez passos dados, apanhei 40 no chão. Um HORROR!

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

3 comments

  1. Avaliação perfeita,Letícia.

    Acompanho você nos melhores desejos para a cidade do Recife.
    O Centro é um abandono só.
    E as luzes do recém inaugurado Parque da Tamarineira bem que poderiam ser divididas com as Pontes. Belíssimas e históricas mas totalmente escuras e esquecidas.
    A Praça do Entroncamento e outras mais, sem um bico de luz, enquanto na Tamarineira o exagero da decoração dá é confusão visual.

    Que 2025 seja leve e justo.

  2. Leticia, uma Homenagem ao Bloco das Ilusões e ao Poeta e Compositor Heleno Ramalho que fez essa obra prima de Canto de Amor ao Recife e ao nosso Carnaval . Feliz 2025 !
    FLABELO DAS ILUSÕES
    Heleno Ramalho

    Chora bandolim
    Chora violão
    O meu coração
    É assim…

    Ah, linda pastora de voz tão macia
    Canta meu verso minha melodia
    Enquanto há tempo para se cantar
    Ah, viver assim não é sonhar à toa
    Eu faço parte dessa gente boa
    Que ainda voa
    Atrás de luar

    Vê! O meu Recife se enfeitou demais
    Olha! Até o rio parou de correr
    Só pra ver meu Bloco de Recordações
    Com um Flabelo feito de Ilusões
    Me levando de volta pra você ……

  3. Perfeita as observações sobre os destaques positivos do ano. Quanto a música gravada por Bia Villa Chan realmente não pegou bem. O que será que deu na Bia? Multi instrumentista tão talentosa e se sair com essa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.