Quem ainda não viu a iluminação de Natal do Recife, tem uma boa oportunidade de fazê-lo no final de semana. E tanto na visão a partir do Rio Capibaribe quando aquela que a gente pode ver da janela de um ônibus. É que o Projeto Olha! Recife programou para o sábado (11/12) dois passeios que contemplam as luzes do ciclo natalino da cidade, nas quais foram investidos R$ 3 milhões pela Prefeitura. E o Recife, felizmente, está bem mais bonita e com aspecto mais festivo do que nos natais paupérrimos da gestão passada, quando nossa capital perdeu nesse quesito para praticamente todas as capitais do Nordeste.
Quando minha avó e minha mãe eram vivas, era um programa obrigatório. Todos os anos, eu pegava as duas e de carro fazia todo o passeio do Recife iluminado, da Zona Norte à Zona Sul. As duas adoravam ver as luzes do ciclo natalino. Depois que vovó morreu, levava a mãe e uma tia. Agora, sem as duas, não tenho a mesma graça do roteiro que costumava fazer com a companhia. Em 2021, felizmente a tradição da luz foi retomada. Há luzes e cores por vários bairros da cidade: como em Boa Viagem, Jaqueira, Derby. E também no centro, claro, em áreas como o Recife Antigo e Pátio de São Pedro, no Bairro de São José. A decoração inclui árvores de Natal, peças interativas, elementos de poste e refletores, numa composição assinada pela Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
Ao todo, foram instalados na cidade mais de 2,5 mil refletores e 10,6 mil lâmpadas strobo, além de 4,5 mil bastões de luz, conhecidos como snow led. A decoração conta também com 26,9 mil metros de cordão de luz (pisca), mais 6,3 mil metros de mangueira de led e 10,6 mil metros de fita de led. Ou seja, luz é o que não falta para se ver. Já há até grupos de caminhadas se articulando para curtir a novidade. Neste sábado, o Projeto Olha! Recife tem dois passeios que vão contemplar esse roteiro. O primeiro, no sábado (11/12) é o Rio Capibaribe e suas Pontes, que sai do Cais das Cinco Pontas às 17h30m. Embora a finalidade do passeio seja o percurso pelo rio, do barco pode-se observar as luzes natalinas do centro. São cem vagas no catamaran. No mesmo dia, às 18h, tem o Especial de Natal. Será um percurso de ônibus, saindo da Praça do Arsenal, para 80 pessoas. Este, sim, será um passeio mais abrangente para que os participantes possam curtir a iluminação da cidade.
No domingo, 12/12 haverá mais duas opções para quem quiser conhecer melhor a cidade de graça. As duas têm saída da Praça do Arsenal, às nove da manhã. O primeiro é o Curiocidades com o tema “E se os poetas falassem”, fazendo o Circuito da Poesia. O segundo, de bike visitará os fortes da cidade, como o do Brum (no bairro do Recife) o das Cinco Pontas (no Bairro de São José) e no qual funciona o Museu da Cidade do Recife. Atenção: as inscrições são abertas a partir das 9h da sexta-feira (10/12) no site www.olharecife.com.br. Lembrem-se: Para participar dos passeios, é preciso levar o cartão comprovando vacinação contra a Covid-19. E também aceita-se um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado a instituições de caridade.
Leia também
Decoração natalina do Recife perdeu para outras capitais do Nordeste
Maceió iluminou a orla. E o Recife?
Shopping Pateo inaugura decoração original com cheio adocicado no ar
Natal de milhõe$, luzes e brilho nos shoppings do Recife. Confira.
Olha! Recife tem Morro da Conceição
Olha! Recife: Tour no Rio Capibaribe
Festa do Morro da Conceição não terá procissão: carreta com a Santa
Prédio da antiga Escola Normal Pinto Júnior está em ruínasOlha! Recife: História, cúpulas e ruas
Olha! Recife: Janelas para o Rio
Sinos novos na Basílica do Carmo
Olha! Recife tem pedras portuguesas, basílica e mercado em São José
Mês da Consciência Negra
Minha tarde no Olha! Recife
Minha tarde no Olha! Recife (1)
Campanários, esculturas e história
Olha! Recife: cinema, moda autoral, bike
Olha! Recife: palacetes, solares, murais do centro
Olha! Recife passeia pela nossa história.
Olha! Recife: Influência francesa, Joaquim Nabuco e Abelardo da Hora
Bonde virou peça de museu e trilhos somem do Recife sem memória
Olha! Recife: Pontes, relógios e fortes
Olha! Recife: Período holandês, circuito da poesia e pátios das igrejas
Olha! Recife: Poço da Panela e Circuito Francisco Brennand
Olha! Recife está de volta com Burle Marx e Circuito da Poesia
Ponte Buarque de Macedo e a “sombra magra do destino”
Olha! Recife: Palácios e solares
Arquitetura de ferro no Olha! Recife
SERVIÇO
Olha! Recife no rio
Roteiro: Recife e suas pontes
Data: 11/12 (sábado)
Horário: 17h30m
Saída: Catamaran Tours, Cais das Cinco Pontas
Vagas: cem
Olha! Recife de ônibus
Roteiro: Especial de Natal
Data: 11/12 (sábado)
Horário: 18h
Saída: Praça do Arsenal
Vagas: 80
Olha! Recife de bicicleta
Roteiro: Fortes do Recife
Data: 12/12 (domingo)
Horário: 9h
Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)
Olha! Recife a pé
Roteiro: Curiocidades, se os poetas falassem
Data: 12/12 (domingo)
Horário: 9h
Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)
Inscrições: A partir de 9h da sexta-feira, 10/12 no site www.olharecife.com.br
Instruções: É preciso levar comprovante de vacinação e pede-se um quilo de alimento não perecível para instituições filantrópicas.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Diego Nigro e Marcos Pastich / Divulgação / PCR