Olha! Recife: Tour no Rio Capibaribe

Um dia após sofrer uma ação de limpeza, em mutirão convocado pela Prefeitura – com a participação de pescadores – o Rio Capibaribe passa a figurar, de novo, nos roteiros do Projeto Olha! Recife.É que a partir do próximo sábado, pernambucanos e turistas contam com o percurso Recife e suas pontes que é feito pelo Catamaran Tours, um dos passeios mais disputados pelas pessoas que visitam nossa cidade. A diferença é que, no roteiro oficial, o percurso fluvial é feito de graça. E estava suspenso desde o início da pandemia. Então, vai ter muita gente querendo…

Vale a pena ver o Recife pelo “avesso”. Ou seja, a partir do seu rio mais famoso. O passeio de catamaran comprova o encanto que o Rio desperta, e é um dos mais procurados no Olha! Recife.  As vagas costumam se esgotar rapidamente. Então, é bom correr para garantir o seu lugar, pois a oferta é para cem assentos.  É um roteiro muito bonito e apropriado para o verão, nossa estação da luz e do calor. Os interessados devem se inscrever logo pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h da sexta-feira (26). Como as vagas são limitadas, para agilizar o ato de inscrição, o interessado já pode deixar a postos os documentos solicitados: nome, CPF, email, telefone e acompanhante, se tiver. O passeio  Recife e suas pontes será no sábado (27), com saída às 9h, do Catamaran Tours, no Cais das Cinco Pontas. Na verdade, o Olha! Recife está oferecendo quatro roteiros entre o sábado e a próxima quarta-feira. E tem de todo jeito: de barco, a pé, de bike!

O Pátio de São Pedro está na programação dos próximos passeios do Olha! Recife. Confira!

Os participantes terão o privilégio de observar belo Bairro do Recife pelo rio, passando por pontes, palácios e prédios históricos. No domingo (28/11), o passeio será a pé, pelo bairro de Brasília Teimosa e o ponto de encontro será o calçadão do Pina, em frente ao empresarial JCPM, às 9h. O roteiro passará por ruas que contam a história da comunidade, a importância da colônia de pescadores que existe ali, a Escola Centro Mangue e a praia do Buraco da Véia. Como se sabe, Brasília Teimosa tem uma bela história, pois o bairro surgiu a partir de uma ocupação popular, no século passado, na mesma época em que a capital federal era construída,durante o governo JK. De dia, a Polícia dispersava o pessoal. À noite, eles montavam de novo seus barracos, na beira-mar. A teimosia de uma das primeiras ocupações urbanas organizadas no Recife, levou a população a adjetivar a nossa “Brasília”, que virou também “Teimosa”.

O tour de bicicleta, que também acontece no domingo, traz o tema Rainha, Santos e Maracatus. A saída será às 9h da Praça do Arsenal e passará por locais que contam as histórias de luta e resistência da população negra. Estão no roteiro o Pátio do Carmo, Pátio de São Pedro, Pátio do Terço, e bairros de São José e Boa Vista. Já na quarta-feira (01/12), o roteiro a pé vem com o tour Direitos Humanos no Recife: Momentos e Personagens, apresentando diferentes momentos da história da cidade na luta pelos direitos humanos e cidadania, do século 16 aos dias atuais. Na rota estão lugares como a Casa da Cultura, Praça do Diário, Praça da República e Monumento Tortura Nunca Mais. A caminhada começa às 14h, saindo da Praça do Arsenal. Um roteiro muito legal, para quem gosta de história. Os passeios do Olha! Recife são gratuitos e contam com guias de turismo preparados para orientar os participantes sobre as histórias e curiosidades da cidade. É solicitado que os participantes levem 1kg de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.

Leia também:
Olha! Recife: História, cúpulas e ruas
Olha! Recife: Janelas para o Rio
Sinos  novos na Basílica do Carmo
Olha!  Recife tem pedras portuguesas, basílica e mercado em São José
Mês da Consciência Negra 
Minha tarde no Olha! Recife
Minha tarde no Olha! Recife (1)
Campanários, esculturas e história
Olha! Recife: cinema, moda autoral, bike
Olha! Recife: palacetes, solares, murais do centro
Olha! Recife passeia pela nossa história.
Olha! Recife: Influência francesa, Joaquim Nabuco e Abelardo da Hora
Bonde virou peça de museu e trilhos somem do Recife sem memória
Olha! Recife: Pontes, relógios e fortes
Olha! Recife: Período holandês, circuito da poesia e pátios das igrejas
Olha! Recife: Poço da Panela e Circuito Francisco Brennand
Olha! Recife está de volta com Burle Marx e Circuito da Poesia
Ponte Buarque de Macedo e a “sombra magra do destino”
Olha! Recife: Palácios e solares
Arquitetura de ferro no Olha! Recife

SERVIÇO
Olha! Recife no rio
Roteiro: Recife e suas pontes
Data: 27/11 (sábado)
Horário: 9h
Saída: Catamaran Tours, Cais das Cinco Pontas

Olha! Recife a pé
Roteiro: Brasília Teimosa
Data: 28/11 (domingo)
Horário: 9h
Saída: Calçadão do Pina, em frente ao JCPM

Olha! Recife de bicicleta
Roteiro: Rainha, Santos e Maracatus
Data: 28/11 (domingo)
Horário: 9h
Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Olha! Recife a pé
Roteiro: Direitos Humanos no Recife: Momentos e Personagens
Data: 01/12 (quarta-feira)
Horário: 14h
Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)Inscrições: www.olharecife.com.br, a partir das 9h, desta sexta-feira (5).

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:  Divulgação (Catamaran Tours e PCR / Acervo #OxeRecife)

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.