Esqueça palco armado à beira-mar para festas de fim de ano do Recife, em 2021 (foto abaixo). Autor de proposta que vem reunindo gestores das cidades que fazem grandes carnavais, o Prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou hoje que nossa cidade não terá os tradicionais shows promovidos na virada do ano, para evitar as aglomerações que normalmente ocorrem na orla das praias do Pina e de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, onde a festa é mais disputada. Porém o socialista garantiu a realização da queima de fogos não só nas áreas tradicionais, como também em outros bairros da cidade.
“Não haverá shows promovidos pela Prefeitura do Recife no Réveillon da nossa cidade. Então não vai haver grandes shows como sempre acontece na avenida Boa Viagem, no Polo Pina, que são as principais praias do Recife. Mas nós vamos fazer queimas de fogos sem estampidos descentralizadas na cidade. Vamos ter na Zona Sul, na Zona Norte e na Zona Oeste e a queima tradicional de fogos na orla de Boa Viagem, mas sem promoção de shows, que promovem grandes aglomerações, chegando a registrar mais de 1 milhão de pessoas na orla”, disse o prefeito. No Nordeste, João Pessoa, Salvador, Fortaleza e Recife já anunciaram o cancelamento dos festejos de final de ano. Tudo para evitar maior disseminação da Covid-19, principalmente em momento que a Ômicron começa a preocupar.

O surgimento de uma nova variante exige responsabilidade e cautela do poder público. “Entendendo que vivemos um momento no qual aparece uma nova variante, de muitas incertezas em torno dela. Nós temos avançado muito na vacinação, mas o momento ainda não chegou para promover um encontro de tal tamanho. Então vamos manter a queima de fogos, de forma descentralizada, mas não vamos promover shows pela Prefeitura do Recife na orla de Boa Viagem”, ratificou. Mas 2022 chegará com a tradicional queima de fogos na Orla de Boa Viagem, com 17 minutos de um show pirotécnico no céu recifense. Serão quatro balsas dispostas no mar e que serão responsáveis por dar suporte aos fogos que serão projetados sem estampidos.
Para levar a celebração a ainda mais recifenses, também haverá cinco minutos de fogos em polos descentralizados no Ibura, Jardim São Paulo, Morro da Conceição e Lagoa do Araçá. Todos os espetáculos acontecem usando apenas fogos sem estampido, em cumprimento ao decreto municipal, vigente desde o último dia 4 de novembro, que proíbe a utilização de artefatos e fogos de artifício que provoquem poluição sonora em eventos públicos e festivos organizados pelo poder público municipal.
No ano passado, a queima de fogos não aconteceu por conta da pandemia e as medidas restritivas em vigor na época. No Nordeste, além do Recife, João Pessoa, Fortaleza e Salvador já cancelaram as festas do Réveillon. Em Olinda, depois de ter anunciado o tema do desfile e os homenageados do carnaval, o tradicional Clube de Frevo O Homem da Meia Noite informou nessa terça-feira que não realizará desfile carnavalesco pelas ruas da cidade histórica, no carnaval de 2022, quando completaria 90 anos. Ou seja, aquela multidão presencial nas ruas, no Sábado de Zé Pereira, nem pensar. A direção da agremiação informou que tomou a decisão em virtude da Covid-19, que acaba de revelar inclusive uma nova variante, a Ômicron.
Leia também
Árvore de Natal fica na Agamenon Magalhães
O primeiro Réveillon sem praia suja
Ganhe m Réveillon de graça com orquestra e tudo
Proibidas festas de Natal e Réveillon
Queima da Lapinha sem público devido à pandemia
Pastoril e frevo na queima da lapinha
Pastoris virtuais começam sábado
Grande encontro de véios de pastoril
Grande encontro de véios de pastoril foi um sucesso
Feliz 2019 com consciência ambiental
Feliz 2021 e que o novo normal volte logo ao normal
A família de Francisca está pronta para o réveillon
Proibidas festas de Natal e Réveillon
As flores da virada do ano
Virada do ano emporcalha Boa Viagem
O Recife que queremos em 2019
Depois da praia é festaaaaaaa
Réveillon tem 15 toneladas de fogos
Ecos do Reveillon em Boa Viagem
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife