Como faço sempre no dia 31 de dezembro, vou à praia para o mergulho de fim de ano, para deixar no oceano as “mazelas” do ano que se foi. Já em 1 de janeiro, volto à beira-mar para um outro mergulho, dessa vez a fim de receber as energias e os bons fluidos do mar, no ano que se inicia. Nessa quarta-feira (31/12), a água salgada na praia de Boa Viagem estava divina: cristalina, tépida e mansa, naquele ponto que lembra uma hidromassagem. Um banho de mar de paz.
Aproveitei a maré baixa para caminhar, e encontrei vários buquês de rosas brancas e flores azuis, provavelmente oferendas para Yemanjá, como é comum nas 24 horas que antecedem a virada. Ao olhar a areia, me defrontei com um turbilhão de “conchas” brancas, arredondadas. Nunca as tinha visto em tão grandes quantidades. Parei para apanhar algumas delas, mas não eram conchas. Eram, sim, pétalas das rosas, que se soltaram das flores, boiaram pelas águas e voltaram à areia.

Tomara que, em 2026, os momentos felizes se multipliquem nas nossas vidas, como as pétalas de rosas que invadiram a praia nessa quarta-feira, 31. Vamos torcer para um ano de paz, de saúde, de prosperidade. E que tenhamos um Recife mais verde, com um número menor de arboricídios. E que nossa cidade, em breve, seja saneada tal qual o era no início do século passado. Nessa questão, o Recife não pode viver uma realidade incompatível com o século 21. Vamos torcer, portanto, por uma cidade de rios e canais limpos, estes que um dia foram riachos transparentes. Também torcemos por uma população mais civilizada, quando a questão é o descarta irregular de lixo em praças, jardins, ruas e até nas nossas águas. E por um Recife mais seguro.
Que no próximo ano, os bons momentos se multipliquem como as pétalas de rosas na beira-mar. Feliz 2026! São os votos de Letícia Lins / #OxeRecife.

Leia também
Virada Recife 2025: 15 toneladas de fogos, cores e laser na orla da Zona Sul
Virada Recife 2026 atraiu 360 mil pessoas ao Pina no domingo, 28
Domingo de shows na Virada Recife 2026 e de pastoris nos parques e jardim
Casa da Rabeca: Cavalo Marinho, samba de coco e ciranda em Olinda
Ceia natalina: Procon identifica variação de 324 por cento em um mesmo produto
Cuidado com os preços da ceia de Natal: varição de preço chega a 270 por cento
Casa da Rabeca: Cavalo Marinho, samba de coco e ciranda
Ciclo Natalino no Recife: Cortejo com Baile do Menino Deus veio para ficar
Ciclo Natalino: encenações do Baile do Menino Deus vão até 25/12
Protesto, cortejo natalino, Orquestra Sinfônica e Mexe com tudo no Recife
Programação oficial de Natal começa no Centro e ferve no domingo
Vista com simpatia pela população, Capivara vira mascote do Natal no Recife
Ciclo Natalino: iluminação, banho de neve e concerto flutuante
Festa da Virada com funk, breja, sertanejo… mas tem Alceu Valença
Festa da Virada Recife 2025 foi sucesso de público. Mas… e a sujeira na praia?
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Que assim seja Letícia. Um ano de mais consciência Ecológica, mais árvores, mais animais silvestres soltos na natureza, menos esgotos a céu aberto e tratados. E que o oxerecife, continue sua trajetória de denúncias e informações pra gente. Feliz Novo Ano
Obrigada, Letícia! Hoje também entrei no mar para deixar as ” mazelas”. E amanhã voltarei para receber boas energias .Meu desejo é que a nossa cidade tenha mais verde, mais árvores, mais espaços públicos preservados,sombreados , limpos e que o saneamento seja prioridade número 1 de governo.
Parabéns ao #Oxerecife e que continue com essa bela luta a favor do meio ambiente, que tanto tem contribuído para a conscientização da sociedade na busca de um mundo melhor ,verde e preservado.Que o amor prevaleça nos corações e mentes de todos.
Obrigada! Vamos torcer e lutar!
Obrigado, amiga querida. Feliz 2026!