O outro lado do Professor Lupércio e sua guerra contra o vício

Passada surpresa com o resultado das eleições municipais, fico me perguntando porque ao invés de estar publicando tanta futrica, os jornais locais não se preocuparam em mostrar o outro lado do Lupércio Carlos do Nascimento, Prefeito eleito de Olinda que, ao contrário do seu adversário, não vinha de clã famoso, e nem tinha “pedigree”. De origem humilde, ele já foi auxiliar de serviços gerais e entregador de carnê de IPTU da Prefeitura do Recife. Depois, conseguiu chegar ao magistério, ensinando na rede estadual. Por esse motivo, hoje é conhecido como Professor Lupércio. O que poucas pessoas sabem é que Lupércio não é apenas um professor que se transformou em político. Ele tem um importante trabalho social, na luta contra drogas. Acolhe dependentes químicos em duas unidades da Casa de Recuperação Cristo Liberta. No ano passado, tive oportunidade de entrevistar alguns deles, totalmente livres do vício.

Ele conta que nos cinco anos em que esteve na rede oficial de ensino, sempre alertou os alunos contra o uso das drogas. Preocupado com os descaminhos principalmente dos jovens e com a transformação do crack em flagelo social, decidiu fundar a Casa de Recuperação Cristo Liberta, comunidade terapêutica com duas unidades, uma em Igarassu e outra em Paulista. A primeira é masculina, e tem capacidade para 110 homens. A feminina comporta 20 mulheres. Ambas as casas são mantidas com doações de empresas e pessoas físicas. “Acolhemos os dependentes, e fazemos tratamento sem uso de medicamentos”, conta Lupércio.

Pelo menos uma vez por semana, o Professor Lupércio deixa de ser o político, para atuar como conselheiro de drogados.
Pelo menos uma vez por semana, o Professor Lupércio deixa de ser o político, para atuar como conselheiro de drogados.

“Nós encorajamos as pessoas a deixar de consumir drogas, e disponibilizamos a oportunidade delas ocuparem o tempo vago com várias atividades, como cursos de informática e acesso à sala de aula, já que a comunidade terapêutica conta com uma unidade do sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, diz. “Graças a Deus estamos obtendo êxito nessa metodologia, pois muitas pessoas já foram recuperadas. E nossa meta é trazer mais pessoas de volta para suas famílias”, explica Lupércio. Sempre que pode, ele participa das atividades da Casa de Recuperação Cristo Liberta, indo em ambas pelo menos uma vez por semana. “Gosto de acompanhar o andamento do tratamento dos alunos, escuto cada um deles e dou conselhos sobre como  largar o vício”, assegura.

Apesar da sua preocupação com a dependência química, Lupércio  se recusa a criar mais uma secretaria em Olinda, mesmo que seja uma anti-drogas. “Mas já assumi o compromisso de trabalhar fortemente na prevenção ao uso de drogas”, afirma. “Essa atuação vai ser feita com a aplicação de políticas públicas, inclusive com a oferta de cursos profissionalizantes, que são importantes para encaixar as pessoas no mercado de trabalho”, completa. Lupércio quer criar mais uma comunidade terapêutica, dessa vez em Olinda.

 

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.