Quem não se lembra da bandalha provocada pelas cinquentinhas? Seus condutores não tinham habilitação, e faziam do trânsito o que queriam. Cortavam sinal fechado, não respeitavam pedestres e praticavam toda sorte de imprudência. Não obedeciam a nenhuma regra. É claro que nem todos agiam assim. Mas pode-se dizer que era um problema da grande maioria. Até que a bagaceira acabou, e agora só conduz uma cinquentinha quem for licenciado pelo Detran. Mas nem todo mundo topou seguir a exigência. Resultado: nada menos de 1.786 ciclo motores de cinquenta cilindradas que haviam sido apreendidas no Estado vêm sendo prensadas. Hoje ocorreu mais uma etapa da operação.
Viraram ferro velho, as famigeradas. A ação aconteceu no pátio de provas práticas de veículos pesados daquela autarquia. E tornou-se possível por meio de um contrato com a empresa Gerdau. Os valores arrecadados, após a prensagem, serão revertidos para a Coordenadoria de Educação de Trânsito. De acordo com o Detran, a medida foi sugerida pelo Governador Paulo Câmara (PSB). O socialista pretende que, com os recursos em ações educativas, seja reduzido o número de acidentes nas estradas. No primeiro lote, foram arrecadados R$ 100 mil. A expectativa é que com a prensagem dos outros lotes, esse valor chegue a R$ 1 milhão.
Os veículos estavam em depósitos do Detran. Seus donos foram notificados, mas não apareceram para retirá-los. Pelo Código de Trânsito Brasileiro, o veículo apreendido e não reclamado pelo proprietário, deve ir a leilão dentro de 60 dias. Caso não sejam arrematados após duas tentativas, podem virar sucata. Segundo o Detran, a frota oficial de cinquentinhas chega a 37.252 em Pernambuco. Gerente Executivo da Gerdau no Nordeste, Eli André de Barros Filho elogiou a iniciativa, pelo destino do dinheiro arrecadado e pelo bem que fará ao meio ambiente. “A Gerdau, como a maior recicladora de sucata ferrosa da América Latina, conta com rigorosos processos de reciclagem, o que garante que o material apreendido tenha a destinação correta”.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Paulo Maciel /Detran / Divulgação
