O Agente Secreto: Oscar deve ter torcida animada como em Copa do Mundo

Compartilhe nas redes sociais…

Se os pernambucanos já comemoraram as indicações ao Oscar do filme “Ainda estou aqui” em 2025 – fizeram até boneca gigante da atriz Fernanda Torres desfilar em pleno carnaval –  com certeza, as quatro indicações confirmadas nessa quinta-feira (22/01) para “O Agente Secreto” estão sendo comemoradas em dobro. E no dia 15 de março serão acompanhadas no Recife, em expectativa tão grande quanto aquela que a gente vê nas disputas da Copa do Mundo. A cidade tem seus motivos para festejar.

O Brasil inteiro torce por “O Agente Secreto”, mas não é só porque o filme é “arretado” não. É que em Pernambuco a torcida tem mais “molho”, como costumam dizer os baianos, em relação ao ator Wagner Moura – que nasceu em Salvador- e está  indicado como melhor ator pela interpretação de Marcelo, um professor que retorna ao Recife, em busca de paz, nos tempos da repressão militar nos anos 1970. Por que em Pernambuco o Oscar vai ser acompanhado em clima de final de campeonato mundial de futebol? Há alguma dúvida que isso aconteça? Não, não tenho nenhuma.

Cinema São Luiz, um dos mais icônicos do Brasil,  está em “Retratos Fantasmas” e em “O Agente Secreto”

Primeiro, porque os pernambucanos amam cinema e acompanham a trajetória de Kleber Mendonça desde o tempo que ele respondia pela programação da Cinema da Fundação (no Derby), onde eram exibidos os melhores filmes. Segundo, porque o diretor de “O Agente Secreto” é pernambucano, ama o Recife e construiu sua história como cineasta honrando as suas origens e seu eterno amor não só ao cinema mas aos cinemas da cidade, tão bem manifestado em sua penúltima produção, “Retratos Fantasmas”. Terceiro, porque o filme mostra um Recife do século passado, quando o centro da cidade ainda tinha muito glamour e não era tão degradado como agora.  Quarto: o filme além de abordar os anos de chumbo da ditadura também aborda uma das lendas urbanas que mais alimentaram o imaginário popular naquela época: a Perna Cabeluda, que ainda hoje é lembrada.

“O Agente Secreto” já motivou até um novo roteiro turístico na cidade, não só no Olha! Recife, que é um programa de sensibilização turística da Prefeitura, como também em agências de turismo, como é o caso da La UrsaTours.  Vamos, portanto, torcer para que “O Agente Secreto” volte para casa com os quatro estatuetas do Oscar. As indicações são: Melhor Ator, Melhor Filme, Melhor Filme Internacional,  e Melhor Seleção de Elenco (categoria nova).

Com certeza, no dia 15 de Março, o Recife estará em clima de Copa do Mundo, festejando o que vier em premiação. Chegar lá, já é para se festejar. Indicação já é vitória. Afinal, o filme já arrebatou quase 60 premiações pelo mundo, e vem sendo “premiado” a bilheteria de  1 milhão 500 mil espectadores. Viva para o cinema brasileiro. Viva para “Ainda estou aqui” e viva para “O Agente Secreto”. E viva para diretores que, com mão de luva, dão um tapa na cara da extrema- direita e dos negacionistas de plantão. Sim, o Brasil e a sociedade precisam, cada vez mais, de diretores como Walter Salles e Kleber Mendonça Filho. A democracia agradece.

Hoje à tarde, o Palácio do Campo das Princesas anunciou a campanha publicitária dp carnaval, que tem como tema “A gente é festa“, que além de valorizar a cultura popular presta homenagem a Kleber Mendonça e ao seu filme, “O Agente Secreto”, que é protagonizada pela atriz Tânia Maria, que faz a Dona Sebastiana, que – aos 79 -foi convocada para ser anfitriã da festa.

Nos links abaixo, mais informações sobre o diretor Kleber Mendonça, sobre “O Agente Secreto” e sobre cinema.

Leia também
Olha! Recife terá roteiro “O Recife do Agente Secreto” no mesmo dia do Oscar
Roteiro turístico: “O Recife do Agente Secreto”desperta curiosidade de jovens
O Agente Secreto vira roteiro do Olha! Recife
Globo de Ouro: Made in PE, “O Agente Secreto” tem premiação dupla inédita
Cannes: Aplausos para o Brasil e também para o Irã, pela resistência
Kleber  Mendonça leva frevo ao tapete vermelho em Festival de Cannes
Teatro do Parque, 110 anos. Noite festiva para “O último Azul”
Teatro do Parque completa 110 anos com extensa programação. Confira.
O Agente Secreto já tem local de estreia nacional
Teatro do Parque e Cinema São Luiz sofrem com o abandono do entorno
Cannes: Aplausos para o Brasil e também para o Irã, pela resistência
Kleber leva o  frevo ao tapete vermelho em festival de cannes
Kleber Mendonça leva frevo ao Tapete Vermelho em festival de Cannes
Retratos Fantasmas de Kleber Mendonça mostra o centro do Recife depois dos cinemas
Art-Palácio, Trianon de “Retratos fantasmas” ganham novas funções
Até novembro, Teatro do Parque terá sessões de “Retratos fantasmas” a preços populares
Filme “Retratos fantasmas”, de Kleber Mendonça, começa a ser exibido no Recife
“Retratos fantasmas”,de Kleber Mendona, mostra o centro do Recife depois dos cinemas

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação (O Agente Secreto) e Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Caminhada do Frevo: percurso de onze quilômetros Recife-Olinda, a pé

Sessão Recife Nostalgia: Edifício Ofir, “personagem” de “O Agente Secreto”

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Um comentário

  1. Isso, Isso Letícia, vamos fazer a maior torcida em linha reta do Brasil. Vamos colocar Pernambuco, meu país, no topo do cinema brasileiro. Dobradinha, Vagner X Kleber Mendonça, o Nordeste arretado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.