Se há um evento lindo, que transforma o Marco Zero em uma verdadeira festa, durante o verão, é a Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha, que em 2020 entra em sua 32ª edição, e que esteve ameaçada de não se realizar devido à pandemia do novo coronavírus. Mas o Palácio do Campo das Princesas informou hoje que a Refeno está liberada e que vai sim se realizar no dia 10 de outubro.
Difícil, no entanto, vai ser segurar a multidão no ponto de partida, pois todos os anos a saída é assistida por milhares de pessoas que lotam o cais no Bairro do Recife. A Refeno é um dos maiores eventos náuticos da América Latina. O percurso tem 560 quilômetros (300 milhas náuticas), ligando o Recife (partida no Marco Zero) com chegada ao Mirante do Boldró, no Arquipélago de Fernando de Noronha. Mas de acordo com o administrador da Ilha, Guilherme Rocha, a regata deverá respeitar os novos protocolos de segurança, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, já erradicada da ilha, que já retomou suas atividades turísticas.

“A tradicional regata, que acontece no segundo semestre, vai acontecer, mas desde que sejam seguidos os protocolos de prevenção à Covid-19 pelos seus participantes. Esse protocolo foi construído e vai ser divulgado em breve, para ser respeitado por todos. Dessa forma, teremos uma regata segura tanto para os participantes quanto para os moradores de Fernando de Noronha”, explica o gestor. A Refeno é organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, e já chegou a movimentar 140 barcos em uma só disputa. O evento já está com inscrições abertas no Site http://refeno.com.br/inscricoes_nova.php.
O Arquipélago de Fernando de Noronha vai iniciar o processo de reabertura para o turismo a partir da próxima terça-feira (1 de setembro). Mas atenção: só serão permitidas as visitas de turistas que tiveram diagnóstico de Covid-19 e já estão comprovadamente curados. A medida foi anunciada pelo Governo de Pernambuco. Antes de desembarcar, será exigido do turista a apresentação de exames: o RT-PCR positivo realizado há mais de 20 dias, e também o exame sorológico (IgG) positivo, que indica a presença de anticorpos contra a Covid-19. Os exames serão encaminhados à Administração, juntamente com o pagamento da Taxa de Permanência (TPA).
Leia também:
Noronha entra em quarentena
Noronha tem porto para enfrentar o swell
Viva! Noronha movida a carbono zero
Noronha reforça o plástico zero
Golfinho atrai turista a Noronha
Deixem que vivam as baleias
Viaje pelo Brasil Selvagem Costa Brasileira
O balé noturno das rais em Noronha
Acordo na Justiça para algozes do Marlin Azul, peixe em extinção
Ministro manda oceanógrafo trabalhar na caatinga. E o Sertão já virou mar?
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Refeno / Divulgação