Com turismo nem sempre sustentável no seu litoral – basta dar uma passadinha nas praias de Boa Viagem e Pina (no Recife) e na Ilha de Itamaracá (na Região Metropolitana) – Pernambuco, pelo menos, não ficou de fora do TOP 100 Stories da Green Destinations de 2024: os municípios de Sirinhaém e Tamandaré, além do Arquipélago de Fernando de Noronha foram reconhecidos por iniciativas de turismo responsável e sustentável na competição internacional. Infelizmente o destino turístico mais concorrido do Estado – a praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul – ficou de fora do certame. O que não é de estranhar, pois ali até esgoto doméstico sendo despejado na praia pela própria Prefeitura já foi flagrado, o que valeu uma bonita multa para o poder público municipal. Porto de Galinhas fica no município de Ipojuca, localizado a 57 quilômetros do Recife.
Os três municípios pernambucanos figuram entre os 14 brasileiros que constam na lista “verde”, e o destaque vai para Santa Catarina, que teve o maior número de cidades contempladas, seis ao todo. São eles: Bombinhas, Bom Jardim da Serra, Itá, Penha, Rota do Enxaimel e Treze Tílias (SC). Os demais são: Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul (RN); Barão de Cocais (MG); Bodoquena (MS). Os municípios de Sirinhaém e Tamandaré e o Arquipélago de Fernando de Noronha, são territórios contemplados com o Programa DEL Turismo, iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE. O TOP 100 Stories da Green Destinations é uma competição internacional que celebra iniciativas de turismo responsável e sustentável em todo o mundo. O anúncio foi divulgado nessa semana, numa cerimônia virtual que integrou a programação da Conferência Global Green Destinations 2024. .
Os territórios foram selecionados entre 190 inscritos como as melhores histórias de boas práticas no mundo. O concurso TOP 100 Stories reconhece destinos que demonstram soluções inovadoras e responsáveis para superar desafios na gestão turística, com ênfase em áreas como educação, preservação ambiental e inclusão social. Os destinos participantes passaram por uma criteriosa avaliação de indicadores de sustentabilidade, alinhados com as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).
Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, a inclusão dos destinos no ranking demonstra o êxito do trabalho que vem sendo realizado pela instituição em parceria com os governos locais. “Esse resultado ratifica o sucesso do DEL Turismo. Lançamos o Programa há cerca de um ano e os três territórios estão recebendo orientação e acompanhamento dos consultores do Senac e do Instituto DEL para, em conjunto, pensar e colocar em prática uma nova forma de olhar o turismo, com uma gestão participativa, com ações a longo prazo que tragam mais qualidade de vida para a sociedade e impulsionem o desenvolvimento econômico e social respeitando o meio ambiente”, afirmou.
A administradora da ilha de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, também destaca o reconhecimento. “Essa premiação reafirma o compromisso com a sustentabilidade, indispensável para a proteção de um ecossistema rico em biodiversidade. Estimula a implementação de políticas e ações voltadas à preservação do patrimônio natural e cultural. E reforça a importância de manter o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação, garantindo cada vez mais um futuro sustentável para o arquipélago”, comentou. Para o prefeito do município de Tamandaré, Isaias Honorato, ser indicado ao TOP 100 da Green Destinations é um marco: “O que estamos construindo é fruto de um trabalho coletivo. Além disso, reforça o compromisso de continuar investindo em políticas que valorizam nossa cultura, nossa natureza e o bem-estar de todos os moradores”.
A gestora do município de Sirinhaém, Camila Machado, menciona a credibilidade que o selo traz. “A certificação internacional posiciona o município como um destino confiável e alinhado com as melhores práticas globais de sustentabilidade e qualidade. Além disso, oferece credibilidade e segurança tanto para os turistas como para investidores, fomentando o desenvolvimento econômico local e criando novas oportunidades de emprego”, pontuou a prefeita. Os 14 destinos selecionados tornam-se automaticamente elegíveis para o Green Destinations Stories Awards, cuja premiação ocorrerá durante a ITB Berlin 2025, o maior evento de turismo do mundo. Esse reconhecimento global oferece uma oportunidade valiosa para que os destinos compartilhem suas histórias de sucesso, inspirando outras localidades a adotarem práticas de turismo mais responsáveis e sustentáveis.
Fundada em 2014, a Green Destinations apoia destinos e empresas em todo o mundo a adotarem práticas de turismo mais sustentáveis. A organização busca transformar o turismo em uma força propulsora para o desenvolvimento socioambiental. No Brasil, o programa é implementado pelo Instituto DEL, parceiro oficial da Green Destinations, que atua na promoção do turismo responsável e no apoio aos destinos brasileiros na busca por altos padrões de sustentabilidade global.
Nos links abaixo, você confere mais informações sobre o Litoral de Pernambuco
Leia também
Ministério Público questiona prejuízos ambientais em construção de hotel no Litoral Sul
Litoral Sul sofre com ocupação irregular e tem até fraudes em licenciamento em Tamandaré
Coral danificado por canos para alimentar lagostas de hotel em Serrambi
Litoral Sul: turismo sustentável?
Mais proteção para Guadalupe
Mais proteção para a APA Guadalupe
Litoral Sul terá área de proteção marinha
Comer lagosta ovada é não ter coração
Disciplina para barcos no Litoral Sul
Porto de Galinhas: Poluição no paraíso motiva protesto de profissionais de turismo
O inferno chegou ao paraíso
Porto de Galinhas: Confusões ambientais no Litoral Sul
Multa em Muro Alto: Ocupação irregular
Prefeitura de Ipojuca joga esgoto em Porto de Galinhas e leva multa
Crime ambiental em Maracaípe: Prefeitura de Ipojuca é acusada
Acordo na justiça para algoz
Plásticos viram vilões de tartarugas
Servidor federal é afastado porque fez a coisa certa na proteção ambiental
Documentário: O impacto provocado pelo Porto de Suape no Litoral Sul
A luta pelo acesso ao mangue
Dia Internacional dos Manguezais é lembrado em Pernambuco
MapBiomas: Manguezais do Nordeste são os mais ameaçados do Brasil
Rio Tatuoca: “Rios livres, mangues vivos”
No Dia Mundial de Proteção ao Mangue, ferramenta para preservá-lo
Maracaípe: ecoturismo, manguezal e trilha flutuante
Mangue mulher: Clip mostra a vida de pescadoras do mangue na voz de Elza Soares
Mães do Mangue: Cozinha da Maré
MapBiomas: Manguezais do Nordeste são os mais ameaçados
Crime ambiental em Paulista: Prefeitura multada por destruição de mangue
Vida para o caranguejo-uçá
Deixe o mangue para o caranguejo
Começa segundo defeso do caranguejo-uçá de 2021. Não consuma!
Caranguejo-uçá: Todo mundo quer comer, na praia, no bar. Mas preservar…
Defeso: Verão sem consumo de caranguejo a partir do dia 14 de janeiro
Defeso: Não coma caranguejo-uçá
Não consuma caranguejo-uçá: defeso
População em defesa dos caranguejos
Proibido comer guaiamum
A matança dos guaiamuns ameaçados
Guaiamuns ameaçados são liberados
Evite comer crustáceos ovados
Comer lagosta ovada é não ter coração
Resíduos deixados no manguezal são como garrote na veia: gangrena o corpo
Pescado está liberado para o consumo
Salvem tartarugas e caranguejos
Recife, mangues e “aldeões guaiás”
Capibaribe: unidades de conservação
Emlurb limpa rio e tartaruga luta para sobreviver no meio do lixo
Comunidade quer a volta do caranguejo gigante na Rua da Aurora
Estados do Nordeste se estruturam para enfrentar acidentes com óleo no Litoral da Região
Municípios atingidos já são nove em Pernambuco
Bolotas de óleo voltam a aparecer no Litoral Sul
Manchas de óleo: Origem do novo acidente permanece mistério
Limpeza de óleo não pode acabar
Óleo em 20 praias e sete rios de Pernambuco
Óleo derramado em 2019 deixa marcas no litoral sul de Pernambuco
Cprh assegura: praias sem risco
Desastre ambiental: viva a ação dos voluntários
Boa Viagem com piche. Que horror
Boa Viagem: #Sechegaragentelimpa
Pernambuco: 70 toneladas de óleo
A praia de Boa Viagem está limpa?
Há risco de tubarão em mar protegido?
Pernambuco: 70 toneladas de óleo
Óleo recolhido em 24h: 30 toneladas
Óleo: União é “inerte, omissa e ineficaz”
Taxa de Noronha não é roubo, mas recurso para proteger a natureza
Deixem que vivam as baleias
Colete três plásticos na areia
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Big Stock / Divulgação; Hesíodo Goes /Secom PE; Redes sociais
Maravilha Letícia, que boa notícia. Que sirva de estímulo e incentivo para outras Prefeituras. Que tenhamos essa consciência de turismo sustentável, cada dia mais forte.
Uma ótima notícia Letícia! Claro que a gente gostaria de ter mais cidades nestas listas e que nossos principais destinos também estivessem no rol, mas já é um começo. E muito bom que existam essas iniciativas para estimular cada vez mais atitudes sustentáveis!