Passou o tempo em que shows de travestis, transformistas, drag queens, trans se limitavam ao então chamado circuito gay de casas noturnas do Recife. O escritor e jornalista Cícero Belmar, por exemplo, fez inúmeras reportagens mostrando o lado underground da cidade, movido a purpurina e plumagens coloridas, revelando para o grande público através do Jornal do Commercio – onde ele trabalhava – nomes da noite como Sharlene (que imitava Gal Costa), Odilex Lins (que fazia Maria Betânia) e Raquel Simpson (que atualmente é produtora cultural).
Hoje, Cícero Belmar virou escritor consagrado e imortal da Academia Pernambucana de Letras. Quando ele, como repórter, escrevia sobre o lado “alegre” e ainda camuflado das noites recifenses, os espaços para a comunidade gay eram muito limitados. Havia a Misty, o Mangueirão e a Vogue, conforme lembra. Hoje, felizmente, não há mais guetos. É tudo junto e misturado, para a felicidade de todos nós. Tanto que uma das grandes estrelas dos palcos brasileiros se chama Pablo Vitar. No Recife, o mundo LGBTQIAPN+ democratizou-se, ganhou amplidão dos refletores e passou a ocupar até palcos tradicionais e aparentemente conservadores, como o do Conservatório Pernambucano de Música. Ali assisti uma apresentação memóravel com os vozeirões de Diva Menner e Ciel.
Ciel por sinal, também ocupou um palco destinado à comunidade, durante o carnaval. Ali no Pátio de São Pedro, onde passei para dar uma conferida, no mesmo horário em que O Galo da Madrugada tomava as ruas do Recife. Ciel, com seu gingado é uma festa. No domingo (26/5), o Teatro Boa Vista, anexo ao Colégio Salesiano, abre as cortinas para a terceira edição de “A Noite das Estrelas”. Tudo para homenagear multiartistas recifenses e empresários que dão vida, voz e visibilidade à comunidade LGBTQIAPN+ em Pernambuco. O evento será apresentado por Angelis Nardelli, Antonia Gutierrez e Junior Barros (foto superior). A performance de abertura ficará por conta de Letícia Rodrigues. E a de encerramento, por Laysa Botelho.
Grandes nomes do meio LGBTQIAPN+ como, Ruby Nox, Sherrana Treyc, Mikelly Bomtempo, Dragxu, Mayven Hoax, Robson Haed, Agda Monteiro, entre outros darão seu brilho especial com suas apresentações durante o evento. A cantora Dany Myler, embaixadora da premiação desde o ano de 2023 também estará presente. Ativista, luta por causas LGBTS e outras, dando voz aqueles que precisam. Entre os homenageados estão multiartistas, transformistas, Hair Stylist, Cantores, Secretários de órgãos públicos, Drag Quens, Produtores e Bailarinos. A Noite das Estrelas, é um evento de premiação, valorização e reconhecimento dos artistas, do universo LGBTQIA+ do Estado de Pernambuco. Criado em 2022 pelo produtor e ativista Jango Barros, aNoite das Estrelas, foi idealizada para homenagear uma das maiores artistas da noite recifense, Elza Show.
Leia também
Diva Menner no “Baião de Dois”
Cesta de Música: MPB, black e lgtbgi
Ciro Barcelos, do Dzi Croquetes a Moulin Rouge e muita história a contar
Teatro do Parque exibe Consuela, a mais festejada travesti do Recife
Livro retrata a ousadia do Vivencial Diversiones
Tributo a Altino Alagoano, que não era ele. Era ela: “o Viulino do Diabo”
A denúncia e o apelo de Kleber Mendonça em defesa do Cinema São Luiz
Meninos, balé e bullying no São Luiz
Incluído entre os cem melhores filmes brasileiros,Tatuagem ganha livro
Pernalonga tem biografia a ser lançada na Bienal do Livro de Pernambuco: Sinfonia inacabada
A revolução da inovação social com inclusão de trans e travestis no mercadoans no mercado de trabalho
Cotidiano de Água Fria, no Recife, vai a dois festivais de cinema
Serviço:
Noite das Estrelas
Dia – 26 de maio (Domingo)
Horário – às 18hs
Local – Teatro Boa Vista
Ingressos – R$ 30,00 inteira | 15,00 meia (vendas antecipadas no site SIMPLA)
LINK
https://www.sympla.com.br/evento/noite-das-estrelas/2450701?referrer=www.google.com
Classificação – LIVRE
Mais informações – 81 9. 9731-8616
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Noite das Estrelas