“Musicou Convida” percorre o Nordeste com encontros e oficinas com artistas

Compartilhe nas redes sociais…

Criado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, o Musicou é um programa de educação musical que oferece aulas gratuitas para pessoas de todas as idades, em diversas partes do Brasil. E que no momento percorre o Nordeste com o Festival o Musicou Convida, que desembarca em Pernambuco a partir dessa terça-feira, 10 de setembro. E que até novembro deverá ter passado pelo Recife e Olinda (PE); Fortaleza, Quixeramobim e Quixadá (CE). E ainda em Picuí (PB).

De hoje até o dia 12 de setembro, o Musicou acontece no Compaz Dom Helder Câmara com a participação do duo de afropop Barbarize. Os artistas Yuri Lumin e Bárbara Espíndola darão dois dias de oficina de produção musical e concluem sua participação com uma performance para os convidados, mesclando batidas da bossa nova, funk, trap e rap e cantando a realidade da comunidade do Bode, em Pina, bairro onde moram na capital pernambucana.

O Compaz Dom Helder Câmara sediará encontro de músicos aprendizes e profissionais: Musicou Recife

Nos dias 24, 25 e 25 de setembro, o núcleo Musicou Olinda realiza atividades artístico-pedagógicas com o Grupo Bongar. Nos dois primeiros dias, eles realizam oficina de toques para Ibeji, que são duas divindades gêmeas infantis, orixás do Candomblé, que representam a dualidade humana, a sorte e o azar. No terceiro dia, eles realizam uma mostra de processo para os convidados. Formado por percussionistas e cantores que revezam os instrumentos como a alfaia, ganzá, abê, caixa, congas, ilu e tabicas, o grupo Bongar faz parte da Nação Xambá, localizada em Olinda. Eles realizam um trabalho de resgate e divulgação da cultura e religião da nação Xambá através de sua dança tradicional, o coco, e em seu mais recente trabalho, as giras de Jurema.

No Recife, o núcleo Musicou Eduardo Campos, no Compaz do mesmo nome, recebe do dia 21 a 23 de outubro a musicista Vitória do Pífe. No período, educadores e alunos participam de oficinas de construção de pífanos e vivência de banda de pífanos com a artista convidada. Parte da nova geração de pifeiros no agreste de Caruaru, Vitória do Pífe aprendeu a fabricar o instrumento com o mestre João do Pife. Ela está conquistando a cena musical com sua habilidade no instrumento que é símbolo da região e parte integrante da identidade cultural caruaruense do Pife. No roteiro que faz pelo Nordeste, o Musicou tem encontros imperdíveis, como o que acontece no Ceará, em 28 de outubro, reuindo Zeca Baleiro e Fausto Nilo.

“O Musicou Convida procura proporcionar vivencia dos alunos e alunas com artistas profissionais de várias vertentes, de contextos acadêmicos e artísticos. E essa experiência gera muitas marcas para as vidas das pessoas, principalmente por pensarmos em uma programação com uma diversidade musical e artística contemplada nessa edição”, conta o coordenador pedagógico do projeto Musicou, Ari Colares. O Musicou é um programa de educação musical que oferece aulas gratuitas para pessoas de todas as idades, em diversas cidades do Brasil. Os núcleos oferecem aulas de iniciação musical, canto coletivo, percussão, violão, viola caipira e sanfona (é preciso consultar os cursos disponíveis em cada região). O Musicou é um programa criado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição sem fins lucrativos, especialista na implantação e gestão de políticas públicas de cultura.

SERVIÇO
Programação do Musicou em Pernambuco
Oficina e performance do grupo com o duo Barbarize
10, 11 e 12 de setembro, das 14 às 17h.
Musicou Recife – Compaz Helder Câmara
Endereço
: Rua Lourenço de Sá, 140 – Ilha Joana Bezerra 

Oficina de toques de Ibeji com o Grupo Bongar
24, 25 e 25 de setembro, das 14h às 17h
Musicou Olinda – 
Centro Cultural Grupo Bongar
Endereço: Rua Iêda, São Benedito, Olinda

Oficina de construção de pífanos e vivencia de banda com Vitória do Pífano
21, 22 e 23 de outubro, das 14h às 17h
Musicou Recife –  Compaz Eduardo Campos
Endereço: Av. Aníbal Benévolo, S/N –Linha do Tiro, Recife
Informações sobre os programas do Musicou estão disponíveis em https://www.sustenidos.org.br/musicou/

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Grupo Bongar e Acervo #OxeRecife / PCR/ Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.