O Dia Internacional dos Museus é 18 de maio, mas na segunda, 14, começam as comemorações. No Brasil,1.130 instituições de 26 estados estão com programações diferenciadas até o domingo, 20 de maio, quando se encerra a 16ª Semana de Museus. No país, serão 3.261 eventos em 26 estados. Ou melhor, em 489 cidades. E o Recife, claro, não pode ficar de fora. Em 2018, o tema do evento, é Museus hiperconectados, novas abordagens, novos públicos. Entre os equipamentos do município que oferecem programação diferenciada no período encontram-se o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) e o Museu da Cidade do Recife (no Forte das Cinco Pontas). E ainda: o Murillo La Greca, o Paço do Frevo, a Casa do Carnaval e o Memorial Luiz Gonzaga.
Portanto, se você não conhece todos eles, devia se motivar para visitá-los. E levar filhos, netos, parentes, vizinhos, alunos, todo mundo. Até porque os museus têm muito o que nos ensinar. Um dos objetivos da Semana de Museus é justamente motivar a população para que os conheça e também um pouco mais da nossa cultura e da nossa história. A programação completa da semana está no guia online produzido pelo Ibram (http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/). Os museus estão de portas abertas para a população e há atividades diferenciadas quase todos os dias. Em duas delas – Casa do Carnaval e Memorial Luiz Gonzaga – há minicursos ou oficinas já a partir da segunda, 14. Vejam se os assuntos lhe interessam, e façam logo as inscrições.
A Casa do Carnaval oferece oficina de catalogação de acervos, entre os dias 14 e 18 de maio. Serão disponibilizadas 10 vagas, destinadas a estudantes universitários, equipes de museus e interessados em aprender noções básicas sobre práticas de salvaguarda de acervo. A oficina é gratuita, e as inscrições podem ser feitas pelo o link https://goo.gl/forms/oTECLYTvBAtZ95F42 ou pelo telefone (81) 3355-4311. As aulas acontecem das 9h às 12h. E têm como facilitador o Museólogo e Historiador Anderson Santos. Serão ensinados conceitos e práticas de documentação museológica e noções sobre acervos físicos e digitais. Essa ação é resultado de uma parceria entre o Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – Casa do Carnaval e o Museu de Arte Popular do Recife (MAP).
Na segunda, também, o Memorial Luiz Gonzaga oferece programação multimídia, com visita mediada pelo acervo, do dia 14 ao dia 18, das 9h às 17h, e exibição dos filmes O homem que engarrafava nuvens (2009), Gonzaga de pai pra filho (2012) e Caminhos da reportagem: Luiz Gonzaga (TV Brasil). Os visitantes poderão conferir ainda o acervo sobre Luiz Gonzaga com fotos, vídeos, discos, músicas, instrumentos musicais e objetos da cultura sertaneja. A Casa do Carnaval é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife, e fica no Pátio de São Pedro, nº 38. O Memorial Luiz Gonzaga também é no Pátio de São Pedro, nº 35. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. O acesso é gratuito. Ao longo dessa semana, o #OxeRecife traz mais informações sobre a programação dos museus
Leia também:
Bonde virou peça de museu
Olha! Recife tem rio, museu e teatro
Postal virou peça de museu
A saga dos santos resgatados
Tem museu de graça no feriado
Santos raros ganham catálogo
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife