Museus do Recife – incluindo o Paço do Frevo – voltam a receber o público

Compartilhe nas redes sociais…

Viva! Pouco a pouco, e com todo cuidado, os espaços culturais do Recife começam a reabrir, o que é muito bom. Alguns deles são bem amplos, onde as pessoas podem ficar mais à vontade, sem muito temor de se contaminar na pandemia. Um deles é o Museu da Cidade do Recife, que recomeçou a funcionar nesta terça-feira  (22/6). Ele funciona no interior do Forte de Cinco Pontas, que foi construído pelos holandeses em 1630, e que fica no Bairro de São José. Vale a pena visitar o Museu, que tem um rico acervo sobre a história da cidade. O horário de funcionamento é de 10h às 16.  E a visitação tem controle no número de pessoas, uso obrigatório de máscara e distanciamento.

Museu da Cidade do Recife já está recebendo o público. Com muito espaço ao ar livre, é uma boa opção de passeio

Localizado no Parnamirim  – e não tão conhecido como o da Cidade do Recife – o Museu Murillo La Greca também já está recebendo visitantes  a partir de hoje. Ele estará aberto ao público de terça a sexta-feira, entre 14h e 17h. O La Greca, como o nome já sugere, foi criado para abrigar o acervo do pintor Murillo La Greca (1899-1985), que doou todos os seus trabalhos à Prefeitura do Recife. O Museu foi inaugurado no ano de sua morte, e conta com 1.400 desenhos, 160 pinturas, cartas trocadas com artistas famosos como Cândido Portinari. Artista premiado e consagrado – em sua época – ele tinha predileção por temas históricos, como a Guerra de Canudos e as revoluções pernambucanas. Um dos seus quadros mais famosos é sobre o fuzilamento de Frei Caneca. Também são de La Greca os afrescos da Igreja de Nossa Senhora da Penha, no bairro de São José.

Antes de morrer, Murillo La Greca doou todo o seu acervo à Prefeitura do Recife.

Os dois museus fecham na quinta-feira (24/06), que é feriado no Recife,consagrado a São João. Já o Paço do Frevo faz o caminho inverso dos dois primeiros. Reabre também, mas exatamente na quinta, quando os dois primeiros estarão fechados. O Paço do Frevo é um dos equipamentos culturais mais queridos do Recife, e fica na Praça do Arsenal da Marinha.  Suas exposições são bem interativas, e nele pode-se ter informações preciosas sobre o carnaval, os blocos, o frevo. Nas quintas e sextas, o espaço de salvaguarda do frevo funcionará das 10h às 16h. Nos finais de semana, abrirá das 11h às 17h, com última entrada meia hora antes do fechamento.

O MAMAM (Rua da Aurora) e a Galeria Janete Costa (no Parque Dona Lindu) e demais espaços expositivos e de memória mantidos pela Prefeitura do Recife elaboram, coletivamente, um plano de reabertura e retomada gradual das atividades, para divulgação de calendários em breve. Já os teatros Barreto Júnior, Hermilo Borba Filho, Apolo, Santa Isabel, Luiz Mendonça e Parque irão priorizar, nesta reabertura, o agendamento de pautas para produtores, grupos e artistas com demandas de lives, gravações e programações da Lei Aldir Blanc. O momento é também de construção de editais para ocupação das pautas destas casas de espetáculo.

Leia também:
Nova normalidade chega a museus
Fortes podem ganhar título da Unesco
Nos mistérios e labirintos de Solidão
Permuta cultural no Parnamirim
Cenas da vida rural no Parnamirim
Um passeio  pela cultura popular do Brasil no Paço do Frevo
Paço do Frevo comemora o Dia do Frevo de Bloco
Paço do Frevo tem passo e carimbó
Paço do Frevo tem Carnaval do Bita
Paço do Frevo mobiliza “Fêmeas”
Forró: o incansável maestro popular
Maestro Spok mobiliza Paço do Frevo
Semana do frevo: Spok e arrastão
Paço do Frevo tem nova troça no domingo
Óleo chega ao Paço do Frevo 
Paço do Frevo vai a Olinda
Paço do Frevo: 500 mil visitantes
“O frevo mexe com tudo” no Paço
Paço do Frevo e o Homem da Meia Noite animam o Bairro do Recife no domingo
Elefante no Paço do Frevo em janeiro
Paço do Frevo gratuito no fim do ano
Paço do frevo debate presente e futuro
Paço do Frevo: Cem por cento mulher
Paço do Frevo debate passado e futuro
Vovó Cici no Paço do Frevo
Frevo de Bloco no Bairro do Recife
Paço tem Arrastão de Frevo com Zé Puluca
Paço: frevo, forró e música psicodélica
Guerreiros do Passo “rendem” 5 mil foliões e ampliam trincheira do frevo

Serviço
O quê: reabertura dos museus gerenciados pela Prefeitura
Quais que estão reabrindo: Museu da Cidade do Recife e Museu Murillo La Greca. O Paço do Frevo passa a receber o público no dia 23 de junho.
Horários: Museu da Cidade do Recife (10h às 16h), Museu Murillo La Greca (terça a sexta, das 14h às 17h; Paço do Frevo (10h às 16h nos dias úteis, e 11h às 17h, aos finais de semana)
Quanto: Entrada gratuita nos dois primeiros. No Paço do Frevo, o ingresso é
Endereços: Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, S/N, São José); Museu Murillo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim);Paço do Frevo (Rua da Guia, S/N, de frente para o Arsenal da Marinha)
Quanto: Os dois primeiros têm entrada grátis. Já o Paço, o ingresso custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / PCR

Continue lendo

Pátio de São Pedro tem Encontro de Baques de Caboclinhos e Tribos

Programação gratuita no Paço do Frevo com Maestro Spok e Silvério: carnaval

Olha! Recife retoma roteiros de barco, bike, ônibus e a pé. Vai até Olinda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.