Viva! Pouco a pouco, e com todo cuidado, os espaços culturais do Recife começam a reabrir, o que é muito bom. Alguns deles são bem amplos, onde as pessoas podem ficar mais à vontade, sem muito temor de se contaminar na pandemia. Um deles é o Museu da Cidade do Recife, que recomeçou a funcionar nesta terça-feira (22/6). Ele funciona no interior do Forte de Cinco Pontas, que foi construído pelos holandeses em 1630, e que fica no Bairro de São José. Vale a pena visitar o Museu, que tem um rico acervo sobre a história da cidade. O horário de funcionamento é de 10h às 16. E a visitação tem controle no número de pessoas, uso obrigatório de máscara e distanciamento.

Localizado no Parnamirim – e não tão conhecido como o da Cidade do Recife – o Museu Murillo La Greca também já está recebendo visitantes a partir de hoje. Ele estará aberto ao público de terça a sexta-feira, entre 14h e 17h. O La Greca, como o nome já sugere, foi criado para abrigar o acervo do pintor Murillo La Greca (1899-1985), que doou todos os seus trabalhos à Prefeitura do Recife. O Museu foi inaugurado no ano de sua morte, e conta com 1.400 desenhos, 160 pinturas, cartas trocadas com artistas famosos como Cândido Portinari. Artista premiado e consagrado – em sua época – ele tinha predileção por temas históricos, como a Guerra de Canudos e as revoluções pernambucanas. Um dos seus quadros mais famosos é sobre o fuzilamento de Frei Caneca. Também são de La Greca os afrescos da Igreja de Nossa Senhora da Penha, no bairro de São José.

Os dois museus fecham na quinta-feira (24/06), que é feriado no Recife,consagrado a São João. Já o Paço do Frevo faz o caminho inverso dos dois primeiros. Reabre também, mas exatamente na quinta, quando os dois primeiros estarão fechados. O Paço do Frevo é um dos equipamentos culturais mais queridos do Recife, e fica na Praça do Arsenal da Marinha. Suas exposições são bem interativas, e nele pode-se ter informações preciosas sobre o carnaval, os blocos, o frevo. Nas quintas e sextas, o espaço de salvaguarda do frevo funcionará das 10h às 16h. Nos finais de semana, abrirá das 11h às 17h, com última entrada meia hora antes do fechamento.
O MAMAM (Rua da Aurora) e a Galeria Janete Costa (no Parque Dona Lindu) e demais espaços expositivos e de memória mantidos pela Prefeitura do Recife elaboram, coletivamente, um plano de reabertura e retomada gradual das atividades, para divulgação de calendários em breve. Já os teatros Barreto Júnior, Hermilo Borba Filho, Apolo, Santa Isabel, Luiz Mendonça e Parque irão priorizar, nesta reabertura, o agendamento de pautas para produtores, grupos e artistas com demandas de lives, gravações e programações da Lei Aldir Blanc. O momento é também de construção de editais para ocupação das pautas destas casas de espetáculo.
Leia também:
Nova normalidade chega a museus
Fortes podem ganhar título da Unesco
Nos mistérios e labirintos de Solidão
Permuta cultural no Parnamirim
Cenas da vida rural no Parnamirim
Um passeio pela cultura popular do Brasil no Paço do Frevo
Paço do Frevo comemora o Dia do Frevo de Bloco
Paço do Frevo tem passo e carimbó
Paço do Frevo tem Carnaval do Bita
Paço do Frevo mobiliza “Fêmeas”
Forró: o incansável maestro popular
Maestro Spok mobiliza Paço do Frevo
Semana do frevo: Spok e arrastão
Paço do Frevo tem nova troça no domingo
Óleo chega ao Paço do Frevo
Paço do Frevo vai a Olinda
Paço do Frevo: 500 mil visitantes
“O frevo mexe com tudo” no Paço
Paço do Frevo e o Homem da Meia Noite animam o Bairro do Recife no domingo
Elefante no Paço do Frevo em janeiro
Paço do Frevo gratuito no fim do ano
Paço do frevo debate presente e futuro
Paço do Frevo: Cem por cento mulher
Paço do Frevo debate passado e futuro
Vovó Cici no Paço do Frevo
Frevo de Bloco no Bairro do Recife
Paço tem Arrastão de Frevo com Zé Puluca
Paço: frevo, forró e música psicodélica
Guerreiros do Passo “rendem” 5 mil foliões e ampliam trincheira do frevo
Serviço
O quê: reabertura dos museus gerenciados pela Prefeitura
Quais que estão reabrindo: Museu da Cidade do Recife e Museu Murillo La Greca. O Paço do Frevo passa a receber o público no dia 23 de junho.
Horários: Museu da Cidade do Recife (10h às 16h), Museu Murillo La Greca (terça a sexta, das 14h às 17h; Paço do Frevo (10h às 16h nos dias úteis, e 11h às 17h, aos finais de semana)
Quanto: Entrada gratuita nos dois primeiros. No Paço do Frevo, o ingresso é
Endereços: Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, S/N, São José); Museu Murillo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim);Paço do Frevo (Rua da Guia, S/N, de frente para o Arsenal da Marinha)
Quanto: Os dois primeiros têm entrada grátis. Já o Paço, o ingresso custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / PCR
