Mata Atlântica vai ganhar 1 milhão de árvores no Brasil: Promessa da Nestlé

Há uns derrubando e queimando a vegetação nativa, como vem ocorrendo na Amazônia e no Pantanal. Mas há, também, a turma do Parem de derrubar árvores, que não se conforma com o descaso com a conservação da natureza. E tem quem esteja plantando. Felizmente. O #OxeRecife faz questão de registrar iniciativas que contribuam para a preservação ou regeneração da flora de qualquer que seja o bioma. E reserva o mesmo espaço para ações individuais, coletivas, oficiais, de organizações não governamentais. Ou mesmo aquelas exercidas por grandes corporações que tentam recuperar o tempo perdido, compensando as emissões de carbono ao longo dos anos com o plantio de árvores.

Não são poucas as grandes empresas que desenvolvem projetos para compensar o passivo ambiental em busca de um futuro melhor para o Planeta. Nesta semana, a Nestlé informou ao #OxeRecife que marca o início das comemorações de cem anos das atividades da empresa no Brasil com o plantio de nada menos de 3 milhões de árvores na América Latina, 1 milhão das quais para repor perdas sofridas pela Mata Atlântica no Brasil. Como vocês sabem, trata-se do segundo bioma mais ameaçando do mundo (só perdendo para as florestas de Madagascar, na  África). No Brasil, a Mata Atlântica marca presença em 17 estados, mas restam que não somam nem oito por cento de sua área original. Infelizmente o plantio ficará restrito ao Sul da Bahia. A ação será comandada pela Mucilon, marca líder de cereal infantil da Nestlé, que desencadeou a campanha “Mucilon: Cuidando do Planeta para o Seu Filho”. A estimativa é que 500 mil mudas  já sejam plantadas ainda em 2020..

“A Mata Atlântica foi escolhida para receber as novas árvores por sua grande importância, riqueza e presença no território brasileiro. O objetivo é contribuir para ampliar a quantidade de área verde, abrangendo aproximadamente 1.200 hectares de mata reflorestada – o equivalente a 1.110 campos de futebol – além do cultivo de mais de 100 espécies arbóreas, incluindo algumas que estão em risco de extinção”, informa a corporação. A lista de espécies contempla mudas de pombeira, ipê roxo, jatobá, ingá, embaúba, caroba branca, araribá, boleira, sapucaia e palmito juçara, entre outras. “A iniciativa também promove o desenvolvimento local, com a geração de empregos na cadeia de restauração, que vão desde a coleta e beneficiamento de sementes, passando pela produção de mudas e pelo plantio”.

A ação será conduzida com a parceria com a instituição internacional One Tree Planted, que está coordenando o projeto com as ONGs brasileiras Natureza Bela, Programa Arboretum e Organização de Conservação de Terras do Baixo Sul da Bahia (OCT). A área reflorestada é formada por parques nacionais, além de áreas de Reserva Legal, de proteção permanente (APP), de proteção ambiental (APA), e comunidades indígenas. “Nós queremos agir como uma força mobilizadora, uma força do bem que ajuda a construir um futuro cada vez melhor para todos e, principalmente, para as nossas crianças”, diz o CEO da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior. Quanto mais árvores, melhor. O #OxeRecife espera que ações como essa também cheguem a Pernambuco.

Leia também:
Nestlé diz ter evitado emissão de gases que equivalem a 1,2 milhões de carros

Quatro milhões de canudos a menos no mercado
Nestlé quer embalagem biodegradável
 Leite Ninho: as vacas de brinquinho que mede a felicidade no pasto
Campanha contra plástico rende prêmio
Cerrado ganha corredor ecológico
Mata Atlântica: Corredores ecológicos
PE: Mata Atlântica sobrevive
As riquezas da Mata Atlântica
Mata Atlântica: PE fez o dever de casa
Ambientalistas preocupados: só restam 1.300 muriquis na natureza
Cabo ganha 4.750 árvores
Startup faz campanha contra lixo
Prêmio de R$ 50 mil para quem no mundo melhor limpar sua comunidade
“Arca de Noé” para corais ameaçados
Mar: mais plástico do que peixe em 2050
Esso decide plantar 20 mil árvores para proteger mico-leão-dourado
Brumadinho: 125 hectares de florestas e vidas humanas destruídas
Visite o Legado das Águas nas férias
Coca-Cola planta 600 mil árvores 
Praia dos Carneiros ganha aliado contra o turismo predatório
Catadores tiram 5 milhões de latinhas deixadas pela folia em Olinda
Brasil tem camisa carbono zero
Festival de Aves no Sul da Bahia
Borboleta rara no Legado das Águas
A inédita visita do sabiá ferreiro
 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Nestlé / Divulgação

 

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.