Mata Atlântica vai ganhar 1 milhão de árvores no Brasil: Promessa da Nestlé

Compartilhe nas redes sociais…

Há uns derrubando e queimando a vegetação nativa, como vem ocorrendo na Amazônia e no Pantanal. Mas há, também, a turma do Parem de derrubar árvores, que não se conforma com o descaso com a conservação da natureza. E tem quem esteja plantando. Felizmente. O #OxeRecife faz questão de registrar iniciativas que contribuam para a preservação ou regeneração da flora de qualquer que seja o bioma. E reserva o mesmo espaço para ações individuais, coletivas, oficiais, de organizações não governamentais. Ou mesmo aquelas exercidas por grandes corporações que tentam recuperar o tempo perdido, compensando as emissões de carbono ao longo dos anos com o plantio de árvores.

Não são poucas as grandes empresas que desenvolvem projetos para compensar o passivo ambiental em busca de um futuro melhor para o Planeta. Nesta semana, a Nestlé informou ao #OxeRecife que marca o início das comemorações de cem anos das atividades da empresa no Brasil com o plantio de nada menos de 3 milhões de árvores na América Latina, 1 milhão das quais para repor perdas sofridas pela Mata Atlântica no Brasil. Como vocês sabem, trata-se do segundo bioma mais ameaçando do mundo (só perdendo para as florestas de Madagascar, na  África). No Brasil, a Mata Atlântica marca presença em 17 estados, mas restam que não somam nem oito por cento de sua área original. Infelizmente o plantio ficará restrito ao Sul da Bahia. A ação será comandada pela Mucilon, marca líder de cereal infantil da Nestlé, que desencadeou a campanha “Mucilon: Cuidando do Planeta para o Seu Filho”. A estimativa é que 500 mil mudas  já sejam plantadas ainda em 2020..

“A Mata Atlântica foi escolhida para receber as novas árvores por sua grande importância, riqueza e presença no território brasileiro. O objetivo é contribuir para ampliar a quantidade de área verde, abrangendo aproximadamente 1.200 hectares de mata reflorestada – o equivalente a 1.110 campos de futebol – além do cultivo de mais de 100 espécies arbóreas, incluindo algumas que estão em risco de extinção”, informa a corporação. A lista de espécies contempla mudas de pombeira, ipê roxo, jatobá, ingá, embaúba, caroba branca, araribá, boleira, sapucaia e palmito juçara, entre outras. “A iniciativa também promove o desenvolvimento local, com a geração de empregos na cadeia de restauração, que vão desde a coleta e beneficiamento de sementes, passando pela produção de mudas e pelo plantio”.

A ação será conduzida com a parceria com a instituição internacional One Tree Planted, que está coordenando o projeto com as ONGs brasileiras Natureza Bela, Programa Arboretum e Organização de Conservação de Terras do Baixo Sul da Bahia (OCT). A área reflorestada é formada por parques nacionais, além de áreas de Reserva Legal, de proteção permanente (APP), de proteção ambiental (APA), e comunidades indígenas. “Nós queremos agir como uma força mobilizadora, uma força do bem que ajuda a construir um futuro cada vez melhor para todos e, principalmente, para as nossas crianças”, diz o CEO da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior. Quanto mais árvores, melhor. O #OxeRecife espera que ações como essa também cheguem a Pernambuco.

Leia também:
Nestlé diz ter evitado emissão de gases que equivalem a 1,2 milhões de carros

Quatro milhões de canudos a menos no mercado
Nestlé quer embalagem biodegradável
 Leite Ninho: as vacas de brinquinho que mede a felicidade no pasto
Campanha contra plástico rende prêmio
Cerrado ganha corredor ecológico
Mata Atlântica: Corredores ecológicos
PE: Mata Atlântica sobrevive
As riquezas da Mata Atlântica
Mata Atlântica: PE fez o dever de casa
Ambientalistas preocupados: só restam 1.300 muriquis na natureza
Cabo ganha 4.750 árvores
Startup faz campanha contra lixo
Prêmio de R$ 50 mil para quem no mundo melhor limpar sua comunidade
“Arca de Noé” para corais ameaçados
Mar: mais plástico do que peixe em 2050
Esso decide plantar 20 mil árvores para proteger mico-leão-dourado
Brumadinho: 125 hectares de florestas e vidas humanas destruídas
Visite o Legado das Águas nas férias
Coca-Cola planta 600 mil árvores 
Praia dos Carneiros ganha aliado contra o turismo predatório
Catadores tiram 5 milhões de latinhas deixadas pela folia em Olinda
Brasil tem camisa carbono zero
Festival de Aves no Sul da Bahia
Borboleta rara no Legado das Águas
A inédita visita do sabiá ferreiro
 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Nestlé / Divulgação

 

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Oficina Francisco Brennand tem ativação “O meu disfarce é o sol”: máscaras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.