Tomara que o sol dê o ar da graça. Porque com chuva fica muito prejudicada a programação do Recife Urbana Arte (R.U.A), que entra em sua segunda edição em 2019, devendo movimentar o Bairro do Recife, no próximo domingo (28), com uma série de eventos: intervenções artísticas, apresentações culturais, incentivo à economia criativa, grafitagem e outras atividades gratuitas. Para completar, será instalada uma roda gigante no Marco Zero, para que a população possa contemplar toda a região histórica próxima ao porto do Recife. O R.U.A acontece entre 9h e 21h.
Quanto à roda gigante, não me pareceu o local mais adequado para instalar um equipamento dessa natureza. Segundo a Prefeitura, o equipamento ficará sobre a calçada, no mesmo local onde se costuma armar os palcos para festas populares, como carnaval e São João. Sei não, se o lugar é adequado. “Com 12 metros de altura e com capacidade para transportar 24 pessoas, a roda gigante estará localizada num ponto privilegiado do bairro, com um cenário composto pela Praça do Marco Zero, com o Parque de Esculturas ao fundo”, informa a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife.
“Do alto do brinquedo, o participante poderá enxergar como as ruas que convergem na praça formam uma mão, curiosidade pouco conhecida pelos recifenses, e observar a valorização histórica do bairro. Apesar de compor o Festival R.U.A., o equipamento fica aberto ao público por oito dias, sendo desmontado no dia 5 de agosto”. O acesso à roda gigante será gratuito, mas os interessados devem levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições de caridade. O Festival RUA é um espaço para promover as várias linguagens de arte urbana, como dança, música, grafite, moda, artesanato, artes circenses, acrobacias e turismo criativo. O Bairro do Recife estará dividido em espaços. E até sábado o #OxeRecife detalha a programação.
Leia também:
Vamos de Arte Urbana no Olha! Recife
Caminhadas Domingueiras e R.U.A
Recife sem R.U.A nem ciclofaixa
Grafitagem contra o vandalismo
Grafitagem inibe pichadores do Recife
Grafitagem na pista de skate da praia
“Urbe-se” movimenta a urbe recifense
Festival agita Pina e Brasília Teimosa
O Recife está mais colorido
Texto e foto: Letícia Lins/ #OxeRecife