Mais uma árvore destruída na Jaqueira

Compartilhe nas redes sociais…

O leitor pode até se cansar. Mas eu não vou me cansar de denunciar. Nesta semana, falei aqui sobre as quase 5 mil árvores erradicadas do Recife. A prática, que se tornou corriqueira, traz um prejuízo imenso para quem mora na cidade, pois a temperatura só faz se elevar, com o excesso de urbanização e a redução do verde. Agora, para agravar o quadro, o que a gente vê são muitas plantas adultas destruídas. E confesso que sinto uma tristeza imensa quando vejo isso.

A temperatura varia de uma calçada para outra, nos dois centros de compra do bairro da Jaqueira
A temperatura varia de uma calçada para outra, nos dois centros de compra do bairro da Jaqueira devido às árvores.

Sexta, na minha caminhada matinal (porque a de hoje foi na praia) computei mais uma. Ela fica na Rua Deputado Pedro Pires Ferreira, no bairro da Jaqueira. Na calçada do Crystal Center, uma dos dois centros de compra daquela movimentada via. Com a derrubada da árvore, a calçada do shopping ficou completamente desprotegida. Era a única que existia no local, e dava sombra para o estacionamento e para pedestres. Mas está lá, só restou um pedaço do tronco, destinado a virar toquinho. A calçada ficou extremamente árida, apesar da proximidade com o Parque da Jaqueira, um dos pulmões da Zona Norte, e que fica do outro lado da rua.

Mais adiante, pode-se perceber a diferença, na mesma Rua, no Jaqueira Park Center. São cinco árvores frondosas, inclusive uma popularmente conhecida como amendoeira. Elas protegem os pedestres e motoristas do sol causticante. É só caminhar em uma calçada e outra, para se perceber a diferença de temperatura entre a área sombreada e a desprotegida. #OxeRecife, sinceramente.  Na calçada do próprio Parque da Jaqueira, na Rua do Futuro, há seis árvores que viraram tocos. A do Crystal Center, nem havia fiação aérea que ela atrapalhasse. Ou não cuidaram da planta, ou destruíram porque quiseram. Agora faço como dizem as pichações no Poço da Panela: “Parem de matar nossas árvores”. Realmente está difícil ficar indiferente, pois o que se vê, nas ruas do Recife, chega a chocar. São muitas as plantas suprimidas, radicalmente podadas, ou vítimas, simplesmente, de uma motosserra insana e sem dó.

(Fotos: Letícia Lins / #OxeRecife.com.br)

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.