No meu tempo de criança, havia algumas frutas que praticamente não eram vistas no Recife. O morango, por exemplo, eu saboreava quando ia em viagem de férias do sul do País. Mas agora, esse fruto é tão produzido em Pernambuco – principalmente na Região Agreste – que até tem direito a festival, que em 2025 entra em sua terceira edição. E em grande estilo. O 3º Festival do Morango acontece entre os dias 28 e 28 de setembro, no município de Brejo da Madre de Deus. Quando o assunto é morango, o Brejo está para Pernambuco como Minas Gerais para o Brasil, que é quem mais produz essa fruta no país. O festival é no final de semana, mas é bom avisar ao leitor logo, pois quem estiver pelo Recife tem como se programar a tempo, já que terá que pegar 204 quilômetros de estrada.
O Brejo é considerado o maior produtor de morangos de Pernambuco (o outro é Gravatá). É aquele município onde fica o vilarejo de Fazenda Nova, que durante a Semana Santa atrai milhares de turistas para assistir ao “Drama da Paixão”. Muitos deles chegam na hora do espetáculo e se mandam após a apresentação. Não sabem o que estão perdendo, pois o centro do município tem bonitas paisagens e um antigo casario. O Festival é uma boa oportunidade para conhecer melhor a cidade. A programação, conta com feira gastronômica e de artesanato, shows (incluindo Alceu Valença), e apresentações de grupos folclóricos (como a Banda de Pífanos São José e Batalhão de Bacamarteiros). Nosso grande Alceu se apresenta às 22h30m do sábado (27/9). O setor de gastronomia vai contar com aulas-show com uso de receitas à base da fruta. Dá água na boca, não dá?…
Será escolhida a receita com morango que mais representa essa edição do evento. A ação vai reunir vários estabelecimentos que receberam consultorias dos chefs do Instituto César Santos. A partir da escolha popular, os três pratos mais votados serão submetidos a um júri técnico composto por chefs do próprio ICS. E os autores ganharão certificação As aulas-show ocorrem nos dias 26 (18h e 19h30); 27 (16h e 18h); e 28 (16h e 17h30).
O Brejo da Madre de Deus fica na Região Agreste de Pernambuco. Porém possui um vilarejo, o de Fazenda Nova, que é mais conhecido do que o próprio município, pois é lá que durante a Semana Santa, acontece a Paixão de Cristo da Nova Jerusalém, como é chamada a cidade de pedra construída por Plínio Pacheco, para abrigar o espetáculo sacro mais famoso do Brasil. E que, em 2025, completou 56 anos de encenação no interior da cidade teatro.

Nos links abaixo, mais informações sobre morango, sobre Fazenda Nova e sobre o próprio Brejo.
Leia também
O lado pouco doce do Morango do amor
Brejo da Madre de Deus é tombado
Grinaldo e sua gadelharia da Indústria Criativa
mmmmm
Semana Santa: Drama da Paixão em Nova Jerusalém e festaço em Gravatá
No Recife, o abre e fecha da Semana Santa e os espetáculos sobre a Paixão de Cristo
Passado o carnaval, começa o movimento para a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
Villa Galileia mostra como eram feitos utensílios em pedra, barro e madeira nos tempos de Cristo
Brejo da Madre de Deus é tombado
Paixão de Cristo de Nova Jerusalém atrai 10 mil pessoas na estreia
Após a folia do carnaval, vem aí a Semana Santa com a Paixão de Cristo da Nova Jerusalém
Drama da Paixão: aplicativo para turistas
Serviço:
Festival do Morango
Brejo da Madre de Deus – Centro
Dias 26, 27 e 28
Evento gratuito
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação e Grinaldo Gadelha/Acervo #OxeRecife

Texto fantástico Letícia e uma ótima pedida!