Maior produtor do fruto em PE, Brejo da Madre de Deus tem Festa do Morango

Compartilhe nas redes sociais…

No meu tempo de criança, havia algumas frutas que praticamente não eram vistas no Recife. O morango, por exemplo, eu saboreava quando ia em viagem de férias do sul do País.  Mas agora, esse fruto é tão produzido em Pernambuco – principalmente na Região Agreste – que até tem direito a festival, que em 2025 entra em sua terceira edição. E em grande estilo. O 3º Festival do Morango acontece entre os dias 28 e 28 de setembro, no município de Brejo da Madre de Deus. Quando o assunto é morango, o Brejo está para Pernambuco como Minas Gerais para o Brasil, que é quem mais produz essa fruta no país. O festival é no final de semana, mas é bom avisar ao leitor logo, pois quem estiver pelo Recife tem como se programar a tempo, já que terá que pegar 204 quilômetros de estrada.

O Brejo é considerado o maior produtor de morangos de Pernambuco (o outro é Gravatá). É  aquele município onde fica o vilarejo de Fazenda Nova, que durante a Semana Santa atrai milhares de turistas para assistir ao “Drama da Paixão”. Muitos deles chegam na hora do espetáculo e se mandam após a apresentação. Não sabem o que estão perdendo, pois o centro do município tem bonitas paisagens e um antigo casario. O Festival é uma boa oportunidade para conhecer melhor a cidade. A programação, conta com feira gastronômica e de artesanato, shows (incluindo Alceu Valença), e apresentações de grupos folclóricos (como a Banda de Pífanos São José e Batalhão de Bacamarteiros). Nosso grande Alceu se apresenta às 22h30m do sábado (27/9). O setor de gastronomia vai contar com  aulas-show com uso de receitas à base da fruta. Dá água na boca, não dá?…

Será escolhida a receita com morango que mais representa essa edição do evento. A ação vai reunir vários estabelecimentos que receberam consultorias dos chefs do Instituto César Santos. A partir da escolha popular, os três pratos mais votados serão submetidos a um júri técnico composto por chefs do próprio ICS. E os autores ganharão certificação As aulas-show ocorrem nos dias 26 (18h e 19h30); 27 (16h e 18h); e 28 (16h e 17h30).

O Brejo da Madre de Deus fica na Região Agreste de Pernambuco. Porém possui um vilarejo, o de Fazenda Nova, que é mais conhecido do que o próprio município, pois é lá que durante a Semana Santa, acontece a Paixão de Cristo da Nova Jerusalém, como é chamada a cidade de pedra construída por Plínio Pacheco, para abrigar o espetáculo sacro mais famoso do Brasil. E que, em 2025, completou 56 anos de encenação no interior da cidade teatro.

Casario antigo e preservado chama atenção de visitantes no Brejo da Madre de Deus

Nos links abaixo, mais informações sobre morango, sobre Fazenda Nova e sobre o próprio Brejo.

Leia também
O lado pouco doce do Morango do amor
Brejo da Madre de Deus é tombado
Grinaldo e sua gadelharia da Indústria Criativa
mmmmm
Semana Santa: Drama da Paixão em Nova Jerusalém e festaço em Gravatá
No Recife, o abre e fecha da Semana Santa e os espetáculos sobre a Paixão de Cristo
Passado o carnaval, começa o movimento para a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
Villa Galileia mostra como eram feitos utensílios em pedra, barro e madeira nos tempos de Cristo
Brejo da Madre de Deus é tombado
Paixão de Cristo de Nova Jerusalém atrai 10 mil pessoas na estreia
Após a folia do carnaval, vem aí a Semana Santa com a Paixão de Cristo da Nova Jerusalém
Drama da Paixão: aplicativo para turistas

Serviço:
Festival do Morango
Brejo da Madre de Deus – Centro
Dias 26, 27 e 28
Evento gratuito

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação e Grinaldo Gadelha/Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Escolas técnicas são pontes para o mercado de trabalho: 8.910 vagas em PE

Pernambuco em evento gastronômico no Rio: Sabores do Litoral, Agreste e Sertão

Estudantes do interior de Pernambuco criam lápis ecológicos que viram plantas

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.