Macaxeira na ordem do dia

A Macaxeira está em evidência. Além do espetáculo Vidas Entrecruzadas no Picadeiro, ofertado de forma gratuita pela Escola Pernambucana de Circo,  o bairro brevemente será, mais uma vez, percorrido por turistas e moradores do Recife naquele que virou um exemplo de economia criativa: o Visit Macaxeira, através do qual os visitantes percorrem os altos, contemplam o pôr do sol e são brindados com apresentações culturais que variam de instrumentos clássicos  (como violino ou violoncelo) a manifestações populares tradicionais (como o frevo). Ou mais recentes, como é o caso do passinho. Nesse sábado (9/4), haveria uma “excursão” programada para o bairro, que foi desmobilizada devido ao mau tempo. Porém, brevemente uma outra será marcada.

Mais informações sobre o  próximo passeio estarão  brevemente disponíveis na Bio da iniciativa no Instagram (@visitmacaxeira). Ainda não fui, mas não conheço uma só pessoa que não tenha gostado desse passeio, que passa pela igreja do bairro, pelos altos coloridos do Burity e ainda valoriza os artistas, com preferência para os daquele interessante bairro da Zona Norte, que cresceu no início do século passado no entorno de uma indústria, comandada por Othon Bezerra de Mello, mais conhecida na época como Fábrica da Macaxeira. Eram os tempos áureos do setor têxtil no Estado. O industrial era chamado de Othon pela comunidade,  que usava o “thon” como  sílaba tônica. Com o fechamento da indústria, ninguém falava mais nele, até que o nome ressurgiu à frente de cadeia de hotéis, dessa vez chamados de “Óthon”

O fato é que ou “Othôn” ou “Óthon”, a sua indústria fez história no bairro, e os mais idosos e ex-operários ainda lembram do apito com o qual eram chamados para dar início aos turnos da fábrica, incluindo os noturnos, que ocorriam em tempos de festa. O seu terreno hoje é ocupado pelo Parque Urbano da Macaxeira, o maior do Recife e o único da cidade instalado em um antigo e desativado parque fabril. Nesse sábado (9/4) o Parque da Macaxeira sedia,  ação para assinalar  o Dia Mundial da Saúde, que transcorreu no último dia 7.

É que a MV  (empresa pernambucana especializada no desenvolvimento de softwares para a saúde)  oferta uma série de serviços gratuitos que podem contribuir para a melhoria da saúde da população. A ação será das 15h às 18h,  e incluirá realização de exames, orientações médicas, atividades físicas, rodas de conversa sobre saúde mental, orientações sobre alimentação saudável e nutrição, entre outras. O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Maior Parque Urbano do Recife vai ter ação com serviços gratuitos de saúde para a população.

Os visitantes que passarem pelo parque, poderão participar de atividades físicas como Dança e Ginástica Funcional; realizar exames de glicemia, aferição de pressão, fazer o cálculo do IMC; receber orientações de nutrição e alimentação saudável; participar de rodas de conversa sobre saúde mental com psicólogos; entre outras atividades. O evento é aberto ao público e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde por meio de ações preventivas como bons hábitos alimentares, higiene pessoal e prática de atividades físicas.

Também hoje o Procon Recife estará no bairro, para prestar uma série de serviços à população da Zona Norte. É que moradores do Buriti vão poder recorrer aos serviços oferecidos pelo Procon Recife na Comunidade, cujos técnicos estarão na Escola Estadual Coronel Othon, Rua Ida, Buriti, bairro da Macaxeira, oferecendo diversos  serviços como atendimento jurídico, espaço para denúncias, dúvidas e orientações aos consumidores e fornecedores da comunidade. O atendimento será, exclusivamente, das 9h às 13h.  Para ser atendido é importante apresentar alguns documentos como RG, CPF, comprovante de residência, documentos da empresa reclamada(nota fiscal, comprovante de pagamento, contrato, ordem de serviço). Moradores da comunidade vão poder buscar serviço de orientação jurídica, realizar reclamações e denúncias sobre compra de produtos, cobrança de taxa indevida, serviços prestados pelas operadoras de telefonia, instituição bancária ou outras empresas. À  noite, a Escola Pernambucana de Circo, que fica no mesmo bairro, abre seus portões para receber o público com o espetáculo Vidas entrecruzadas no Picadeiro.  O acesso é gratuito. Viva a Macaxeira, portanto!

Leia também
Macaxeira: A volta do picadeiro
Escola Pernambucana de Circo oferta bolsa de R$ 5 mil
Visit Macaxeira começa sábado
Passeios a pé  urbanos estão de volta. Inscreva-se no Visit Macaxeira
Nostalgia no Parque da Macaxeira
Parque da Macaxeira tem Feira das Mulheres Pretas

SERVIÇO
Procon Recife na Comunidade

Dia: Sábado(09.04)
Horário e local de atendimento: 9h às 13h. Escola Coronel Othon, Rua Ida, Buriti, bairro da Macaxeira.

O que: Dia Mundial da Saúde MV
Data: Sábado (09/04)
Horário: 15h às 18h
Local: Parque da Macaxeira (Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, S/N)
Entrada: Gratuita

O que:  Vidas entrecruzadas no Picadeiro
Quando: 8,  9 e 10 de abril
Horário: 19h30m
Onde: Escola Pernambucana de Circo (AvJosé Américo de Almeida, 05, Macaxeira)
Horário:  19h30
Quanto: Gratuito


O que: Visit Macaxeira
Data: Devido ao tempo instável, o passeio marcado para esse sábado (9/4) foi suspenso, mas a nova data ainda não foi marcada
Acompanhe pela bio @visitmacaxeira no Instagram para se inscrever nos novos passeios
Inscrição: @visitmacaxeira

Texto: Letícia Lins /  #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins (#OxeRecife) e Visit Macaxeira (Divulgação)

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.