Lula cumpre agenda movimentada no Recife.Veja o que ele vem fazer

O Presidente Lula chega ao Recife na terça-feira (2/7), para cumprir movimentada agenda na cidade, a partir das 15h30m. A primeira ocorre em Joana Bezerra, área central da cidade, onde ele entrega 448 unidades habitacionais dos Conjuntos Vila Brasil I e Vila Brasil II. As habitações consumiram investimentos de R$ 40 milhões, e beneficiam cerca de 2 mil pessoas que moravam em palafitas às margens do Rio Capibaribe e na chamada Favela do Papelão. Os recursos vieram da  Prefeitura do Recife e da União, via Ministério das Cidades.

Na mesma ocasião, Lula anuncia o novo campus Recife – Centro do Instituto Federal de Pernambuco, que será nos prédios em que funcionaram os cinemas Trianon (foto abaixo) e Art-Palácio, recentemente desapropriados pelo Prefeito João Campos (PSB), e em fase de transferência para a propriedade da União. Lula também anuncia um novo Campus do Sertão da Universidade Federal de Pernambuco, que funcionará em Sertânia, a 316 quilômetros do Recife. A segunda parte da agenda, que aconteceria no Palácio do Governo, será na Caixa Cultural (foto acima).

Desapropriado pela Prefeitura, o destino do prédio do antigo cinema Trianon está na pauta de Lula

A interiorização do ensino superior foi uma das marcas das gestões anteriores de Lula, pois antes os estudantes que residiam no Agreste e Sertão precisavam se mudar para a capital, ou não conseguiam cursar suas faculdades. No final da  tarde, por volta de 17h20m, o Presidente iria ao Palácio do Campo das Princesas, onde participaria da cerimônia de anúncio de acordos indenizatórios às famílias proprietárias de moradias em “prédios-caixão” e da assinatura de termo de repasse de recursos para o estado de Pernambuco. Porém à tarde o Palácio do Planalto informou que essa agenda aconteceria no Caixa Cultural, na Avenida Alfredo Lisboa.

Na CEF, o presidente Lula participa da cerimônia de anúncio de acordos indenizatórios às famílias proprietárias de moradias em “prédios-caixão” na região metropolitana de Recife. Também participa da assinatura de termo de repasse de recursos, do Ministério de Portos e Aeroportos, para o estado de Pernambuco, para execução da 4ª etapa do molhe de Suape e dragagem do canal interno de Suape. Também será feito o anúncio da inclusão de duas maternidades do Novo PAC Seleções em Ouricuri e Garanhuns. Ouricuri fica no Sertão do Araripe, a 630 quilômetros do Recife. Garanhuns, a 230 quilômetros. Ainda, será realizada a assinatura de contrato do Programa Periferia Viva: Regularização Fundiária e Melhoria Habitação (REGMEL) com uma família representando as 2.674 famílias pernambucanas contempladas no programa. Assinam o ministro das Cidades, o presidente da CAIXA, o Governo de Pernambuco, beneficiária e prefeito de Caruaru.

Leia também
Finalmente acordo sobre prédios do tipo caixão é assinado em Brasília
Desabamento de prédios traz ao Recife Comissão de Assuntos Sociais do Senado
Desolação: Vítimas de desabamento em Paulista já somam onze mas ainda há desaparecidos
Mais um prédio desaba no Grande Recife. Dessa vez no Condomínio Beira-Mar, em Paulista
Região Metropolitana tem edifícios com risco de desabamento muito além do aceitável 
Com mais de uma centenas de prédios desocupados, Santo Antônio ganha call center
Prédio que desabou na Zona Sul não tinha alvará para reforma ou construção
Assinado decreto de desapropriação do Trianon e do Art-Palácio
Trianon e Art Palácio,de Retratos Fantasmas, ganham novas funções
Teatro do Parque terá nove sessões de Retratos Fantasmas
Retratos fantasmas começa a ser exibido no Recife.
“Retratos fantasmas”, de Kleber Mendonça, mostra o centro do Recife sem os seus cinemas
A denúncia e o apelo de Kleber Mendonça em defesa do Cinema São Luiz

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Wagner Ramos /PCR/ Divulgação – Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.