Hoje é Dia da Cachaça. E o que tem a ver o Centro de Artesanato de Pernambuco com aguardente? E aliás com outras bebidas? Continue lendo esse post que você vai descobrir. Todos sabem que o Centro de Artesanato é um caso de sucesso. E não é só pelo apoio a aqueles que vivem da confecção de peças em barro, madeira, palha, metal, vidro, couro, tecidos, rendas. É que além de expor 25 mil itens de todos esses materiais, manualmente fabricados por 12 mil artesãos, o Armazém 11 transformou-se em um point do melhor da economia criativa do Estado, pois todas as peças à venda passam por rigorosa curadoria. Além do artesanato local, possui o Mape (Moda Autoral Pernambucana), reunindo peças de 88 marcas de confecções, bijuterias, bolsas, calçados. Tem, ainda, cafeteria e livraria, esta com venda de livros Made in PE, via Cepe (Companhia Editora de Pernambuco). Agora, o Armazém 11, onde funciona tudo isso vai receber mais uma novidade: a Loja de Bebidas de Pernambuco. A inauguração está marcada para a quinta-feira (15/09), às 16h.
Como vocês sabem, o Centro de Artesanato fica na Avenida Alfredo Lisboa, na região portuária, ao lado do Marco Zero. A nova loja comercializará cachaças, cervejas, licores, café, vinhos e destilados cem por cento fabricados no estado. Eles inclusive contam com embalagens decoradas, em caixas, ideais para presentes. A festa de inauguração se prolonga até 19h, e será animada pelo Som da Rural, de Roger de Renor. A produção vem de municípios de várias regiões do Estado, do Litoral ao Sertão. Ao todo, serão comercializados 150 rótulos, que foram selecionados por meio de curadoria após edital de chamamento público. Ou seja, o mesmo rigor imposto ao lojão de artesanato e ao Mape. Assim, o consumidor encontrará desde vinhos do Sertão do São Francisco até cachaças da Zona da Mata. Veja alguns dos produtos que serão encontrados na Loja de Bebidas de Pernambuco com as devidas origens: Cachaça Pitu e Sanhaçu, ambas da Zona da Mata de Pernambuco. Ambas são premiadas. A Pitu, famosíssima, tem 80 anos de atividades, e vem de Vitória de Santo Antão. Já a segunda, vem de Chã Grande, de um engenho que é o primeiro do Brasil a utilizar energia solar na produção de bebidas. Outra cachaças premiada da Zona da Mata que estará à venda é a Capibarim, de Aliança, também da Zona da Mata. Do Agreste, vem a Tabocas, de Belo Jardim, município localizado a 185 quilômetros do Recife. As cervejas, por sua vez, também ostentam premiações, caso da Ekaut (Recife) e Debron Bier (Jaboatão dos Guararapes).
Pernambuco hoje possui 14 marcas de cerveja e chope artesanais, com produção mensal de 600 mil litros, quase todos consumidos no próprio estado (80 por cento). De acordo com a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), o estado possui 173 produtores de bebidas, incluindo aqueles que vivem do cultivo de café. A loja, aliás, também comercializará o café, vindo de Taquaritinga do Norte, município localizado no Agreste, a 164 quilômetros do Recife, onde o grão é produzido de forma diferenciada, sem uso de agrotóxicos. “As bebidas são parte do nosso patrimônio e da nossa identidade cultural. E a loja é uma grande vitrine para dar maior visibilidade ao setor”, afirma Márcia Souto, Diretora de Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).
Leia também
Centro de Artesanato de Pernambuco ganha Livraria (da Cepe) Tarcísio Pereira
Moda pernambucana no Marco Zero
Centro de artesanato faz cinco anos
Pandemia: Socorro para artesãos de Pernambuco e venda virtual
Moda contra patrulha estética
Centro de Artesanato ganha filial no Tacaruna
Fenearte vai bombar com manguebeat
Fenearte está bombando
Começa Fenearte, a festa para os olhos
Plaza Shopping ganha loja de artesanato
Artesanatos do mundo no Plaza Shopping
Que tal dar artesanato no Natal?
Prestigie os artesãos do Recife na Fenearte
Artesanato baratinho no Sítio Trindade
Dê artesanato de presente no Natal
Compre a fantasia perto da folia
Presentes natalinos baratinhos
Corra que a Fenearte acaba hoje
Dia de garimpo na Feneart
Os santos de Ribamar na Feneart
A vez dos reciclados na Feneart
Dia do Artesão, viva Miro dos Bonecos
Miro e o show dos Bonecos
O mané gostoso de Saúba
Galpão das artes e brinquedo popular
São Francisco, natureza e artesanato
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: @andreeylucas
Excelente essa iniciativa do Centro de Artesanato abrir espaço para as bebidas de Pernambuco! E seu texto Letícia é um convite perfeito para visitar esse local que é um bastião da cultura pernambucana!! Obrigado