Leopoldo Nóbrega e Júlio Gonçalves (Cepe): Galo gigante e reciclagem

Compartilhe nas redes sociais…

Olhem bem essas duas figuras aí da foto acima. Pessoas lindas! Sou fã dos dois, ainda mais nesses tempos de COP 30. De Leopoldo Nóbrega não só pela sua arte, mas também pela sensibilidade social e ambiental em tudo que faz. Desde que ele assumiu a responsabilidade de confeccionar a alegoria gigante do Galo da Madrugada, a escultura nunca mais foi igual a outro Galo que passou. Já Júlio Gonçalves, 86 anos, é o mais antigo funcionário da Companhia Editora de Pernambuco. Ele é o criador da Galeria Reciclada, projeto através do qual reutiliza todo o material descartado pela Cepe: aparas de papel, frascos, copos plásticos, quentinhas de isopor, papelão. E… transforma tudo em obras de arte.

A Galeria Reciclada nasceu de sua longa experiência na gráfica, na qual percebeu a possibilidade de reaproveitar e transformar em objetos decorativos os produtos descartados. Hoje, o Galeria Reciclada contribui para o debate global sobre consumo consciente através de oficinas gratuitas e exposições de peças do seu acervo. O projeto assegurou à Cepe o certificado de “empresa amiga do meio ambiente” concedido pela Agência Estadual de Meio Ambiente/CPRH e pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha. Júlio tem marcado presença em feiras de livros, festivais culturais e outros eventos, do Cais ao Sertão. Tudo para disseminar a prática de reaproveitar materiais que poderiam estar poluindo a natureza, mas que se convertem lindos objetos (foto abaixo). 

Ou seja, a escultura gigante do Galo da Madrugada, erguida desde 1995 na Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife, terá a marca da Cepe no Carnaval 2026. E, mais uma vez, da responsabilidade ambiental. Encarregado da montagem  da alegoria, Leopoldo Nóbrega convidou o Projeto Galeria Reciclada para confeccionar parte da estrutura. Leopoldo esteve na sede da Cepe para formalizar a parceria. “O trabalho de Júlio é uma referência. Por isso, estamos fazendo o convite para ele e sua equipe confeccionarem parte da estrutura do nosso Galo Gigante, hoje um dos símbolos do Carnaval pernambucano e do Brasil”, diz Leopoldo.

Criador do Projeto “Galeria dos Reciclados”, da Cepe, Júlio Gonçalves ajudará na confecção do Galo gigante

Os detalhes do projeto carnavalesco são mantidos em segredo a sete chaves. Sob caráter de sigilo e para dar início à confecção da peça sob responsabilidade da Cepe, Leopoldo deve revelá-los a  Júlio Gonçalves, nos primeiros dias de novembro. E também ao presidente da Cepe, João Baltar Freire. Sem entrar em minúcias da escultura do próximo Carnaval, Leopoldo adiantou que a peça a ser construída tem características para integrar o catálogo de objetos do Projeto Galeria Reciclada.

“O nosso próximo passo é discutir com Júlio, um dos nossos artesãos convidados, e com o engenheiro ligado ao projeto do Galo a melhor maneira de dar forma à peça”, completou. O encontro, ainda sem data confirmada, será no ateliê de Leopoldo, no bairro do Rosarinho. Para o Projeto Galeria Reciclada é um desafio e também uma honra integrar o grupo que vai confeccionar o Galo Gigante. “Desafio dado, desafio a ser cumprido”, considera Júlio. E bingo para os dois artistas. MA-RA-VI-LHO-SOS!

Nos links abaixo, você confere informações sobre a criativa Galeria Reciclada, sobre Leopoldo Nóbrega e sobre Carnaval 2026.

Leia também
Sobre Júlio Gonçalves e o Projeto Galeria Reciclada
Sustentabilidade: Festival de Inverno de Garanhuns vai ter oficina para aproveitar sobras de papel
Dia da Criança tem oficina de arte e inteligência artificial na Bienal
Sustentabilidade e economia criativa são as marcas da 30ª edição do calendário da Cepe
Semana do Meio Ambiente: os agraciados do Prêmio Vasconcelos Sobrinho
Sobre Leopoldo Nóbrega
Leopoldo Nóbrega: alegoria 2025 será ainda maior e Galo, cidadão ecológico
Josildo Sá, Leopoldo Nóbrega e Galo: ligações afetivas com Tacaratu
Depois do Galo Ancestral, que tal Lepoldo Nóbrega para idealizar os carros alegóricos do Galo?
São João no Tacaruna tem arraial instagramável por Leopoldo Nóbrega
Sobre Carnaval 2026
Aos cem anos, o Bloco Madeira do Rosarinho é o homenageado do carnaval 2026
Carnaval: Prefeitura do Recife abre prazo para inscrição de propostas artísticas
Carnaval virou disputa para marcar território (político) entre João e Raquel Sustentabilidade: Festival de Inverno de Garanhuns vai ter oficina para aproveitar sobras de papel

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Leopoldo Conrado Nunes (Cepe) e Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Galo, Cordão da Bola Preta, Bois, Maracatus, Afoxés, Caboclinhos e Frevo

Manuel Bandeira sofreu influência de poetas de língua inglesa? Livro responde

Alegoria gigante do Galo da Madrugada vem como “suporte” à saúde mental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.