Nesses tempos de pandemia, infelizmente, há pessoas que estão se deixando dominar pelo sedentarismo. Temendo pegar Covid-19 nas academias ou mesmo nas ruas, há quem tenha se recolhido em casa, colocando de lado os exercícios físicos. Inclusive as mulheres. Mas… que tal mexer o corpo e também a mente? Entre os dias 15, 16, 17 e 18 de março, acontece a segunda edição do projeto Moveres do CorpoLuz – II Jornada Dançante ao Coração, que está aberta a mulheres com idade a partir de 18 anos. Cis, trans, mães, gestantes, etc, estão todas convidadas.
Portanto, entre segunda a quinta-feira da próxima semana, fique atenta, das 16h às 18h. O encontro coletivo ocorrerá via plataforma online Zoom, com acesso livre e gratuito mediante inscrições no site: https://linktr.ee/natalieCorpoLuz. O convite é da idealizadora e facilitadora Natalie Revorêdo. Ela lembra que com o isolamento social determinado pela pandemia, tornam-se cada vez mais necessários os encontros virtuais, que terminam por se transformar em oportunidades para trocas afetivas, acolhimentos, fortalecimento e cura coletiva. Nada melhor que a dança intuitiva, as práticas meditativas, os exercícios corporais diversos, interpretações do Oráculo das Deusas e das Cartas do Caminho Sagrado, entre outras dinâmicas, para quebrar a tristeza gerada por dias tão difíceis, provocados por essa pandemia que parece não ter fim. Infelizmente.
“Experientes em dança ou não, basta que se escute o coração e elas estejam dispostas à partilha”, afirma a facilitadora. Há doze anos, Natalie acumula vivências individuais e coletivas, estudando e experimentando técnicas com a dança, desde a graduação na UFPE até hoje. Nos últimos oito anos, também trabalhou iluminando palcos cênicos em várias partes do país. Ela desenvolve a pesquisa Moveres do CorpoLuz, que enxerga o corpo como uma potente ferramenta de ação política, revolucionária e afetiva.
Um dos pilares de sua pesquisa é a facilitação de círculos de mulheres com o intuito de fortalecer o coletivo através da escuta, da fala, da dança, do empoderamento e do entrelaçamento das mais plurais narrativas femininas. O projeto Moveres do CorpoLuz – II Jornada Dançante ao Coração foi contemplado pelo Edital Formação e Pesquisa – Linguagem da Dança, da Lei Aldir Blanc PE. Ela pensa nas dificuldades de gênero, ao executar seu projeto.
“Temos na história das nossas mulheres massacres, violências domésticas, psicológicas e emocionais tão fortes. Então trazer esse círculo dançante e terapêutico com mais presença para mim é curar as nossas mulheres. É o momento de viver uma tenda da lua, onde todas são convocadas a cuidarem de si em uma ciranda de mulheres sábias. São sementes que eu jogo, possibilidades de caminhos, mas quem realiza a trilha são elas.
Natalie nasceu no Recife. É empreendedora, artista da Dança, formada em Massoterapia e Reiki, graduada em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), iluminadora cênica e performer. Atua na área artística de maneira integrativa e curiosa, entendendo o corpo como a manifestação plural do existir. Sua pesquisa abraça os campos da dança, performance, iluminação, dança intuitiva, práticas terapêuticas, empreendedorismo feminino e o corpo como potência de criação. Com a jornada, ela costura narrativas femininas e coletivas em plataformas virtuais.
Também é integrante do Farol Ateliê da Luz, do Coletivo Nativa e da Coletiva Rua das Vadias.A empreendedora também ministra oficinas de Iluminação, onde dilata a importância da representatividade do corpo-mulher na área técnica artística, facilitando círculos femininos, como: Iluminação Cênica para Mulheres – Empoderamento dos termos técnicos na prática artística, CorpoLuz semente de Criação e Mulheres na Jornada da Luz, campo destinado ao labirinto fértil do ser mulher em busca de si. Nos links abaixo, você confere informações sobre outras mulheres interessantes:
Leia também:
Renata Tarub: Dança e inclusão social
Síndrome de Down: Despertando talentos
No Dia da mulher, o legado dos livros e aquelas que fizeram história
A “luz” na pandemia: Gisele Carvallo
O diário fotográfico do lockdown da pandemia pelo olhar dos confinados
Pina ganha espaço cultural
No Dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha
Mulheres à luta: #euvotoemnegra
Uana Mahim: “Sou preta, negra e fera”
Se eu soubesse escrever…
A “família” de Francisca está pronta para o réveillon
De Yaá a Penépole africana
Mary de Priori é atração do Circuito Cultural
Branca Dias “retorna” ao local onde viveu
Sarau das Lobas e Minas no Mamam
Porque somos todos Clarice?
O ano de Cida Pedrosa: escritora premiada, feminista e vereadora
Violetas da Aurora em movimento
Poesia oral tem nova cara
SERVIÇO
O quê: “MOVERES DO CORPOLUZ – II JORNADA DANÇANTE AO CORAÇÃO”
Datas: 15, 16, 17 e 18 de março de 2021 (segundas a quinta-feira)
Horário: 16h às 18h.
Público: mulheres diversas com idade acima de 18 anos.
Atividade: vivência dançante e terapêutica para mulheres.
Facilitadora e idealizadora: Natalie Revorêdo, empreendedora, artista da Dança e iluminadora cênica.
Acesso: gratuito.
Inscrições: https://linktr.ee/natalieCorpoLuz
Vagas: 20.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Keity Carvalho e Divulgação