Tido como o melhor do Nordeste e incluído entre os cinco melhores do Brasil, o Jardim Botânico do Recife conta com mais dois atrativos a partir de hoje: a Arena Arbor e um novo jardim temático, o dos Biomas. Os dois espaços agora integram o circuito de visitação do JBR, que recebe cerca de 100 mil pessoas por ano. O equipamento reabriu na última sexta-feira (11/9) depois de ter passado quase seis meses fechado, devido à pandemia.
A Arena Arbo tem aparência futurista, mas na verdade é inspirado em uma árvore. E será um novo espaço para oficinas, palestras, seminários, eco educação. A Prefeitura espera aumentar o número de visitantes, com as duas novas atrações. A Arena Arbor tem 64 metros quadrados, foi construída com madeira certificada e sua iluminação vem de 540 metros de fitas de LEDs.
E, segundo seus criadores, foi inspirada nos significados das partes de uma árvore: raiz, tronco, frutos. A Arena Arbo resulta de parceria entre a Prefeitura e a Casacor Pernambuco. O projeto é do arquiteto pernambucano Paulo Carvalho. A estimativa de vida útil do novo equipamento é de meio século. Devido ao isolamento social determinado pela pandemia, a Arena Arbo só receberá treze pessoas por vez.
A Arena Arbor chega com um novo jardim temático, o Jardim de Biomas, o oitavo do JBR. Ele é formado por 35 espécies, muitas delas coletadas por analistas ambientais do Jardim Botânico em expedições nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, com o intuito de fortalecer e diversificar a biodiversidade do equipamento. No local formado por ecossistemas da Caatinga, Restinga e do Agreste, os visitantes poderão conhecer algumas espécies ameaçadas de extinção, como a Aechmea muricata (ananás-de-agulha), Melocactus violaceus (coroa de frade), e Jacaranda rugosa (jacarandá). O JBR tem 10,7 hectares e fica em um resquício de Mata Atlântica, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife.
Leia também:
Jardim Botânico reabre
Isolamento: Jardim Botânico virtual
Olha! Recife tem programação verde
Jardim Botânico revela vida das aves
A caatinga no Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica
Urgente: Chuva fecha Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica
Trilha ecológica para pais e filhos
Trilha cega com lápis semente
A caatinga no Jardim Botânico
A trilha cega e o rap da natureza
Feriadão: trilha cega e oficina de mudas e hortas
Ecoférias começam no Jardim Botânico
Cozinha sustentável no Jardim Botânico
Jardim Botânico amplia serviços
Aprenda a fazer adubo entre os sons da natureza
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR