É uma pena o que aconteceu com o centenário Mercado da Madalena, um dos mais tradicionais e frequentados mercados públicos do Recife. Ele sofreu um incêndio na madrugada desse sábado (12/4), e a Prefeitura informou que o estabelecimento ficará fechado por 72 horas para limpeza e retirada de escombros. Também será feita uma avaliação da rede elétrica. No Recife, outros mercados públicos já passaram por problemas semelhantes. O caso mais recente foi no da Encruzilhada (2023). Mas em 1989, o de São José enfrentou o mesmo problema, só sendo reinaugurado cinco anos depois.
No caso da Madalena, felizmente, a ação dos bombeiros foi rápida, o que evitou que o fogo se alastrasse mais. Mesmo assim, duas operações foram destruídas. O Mercado possui 180 compartimentos, com vendas de alimentos (frutas, hortaliças, verduras, carnes, frango, peixe, crustáceos, queijos, castanhas, doces, artigos para pets); e também tem boxes com prestação de serviços como barbearia, conserto de roupas, de calçados, etc. As causas do incêndio ainda não foram definidas e estão sendo investigadas. O Mercado havia passado por uma reforma muito polêmica na gestão Geraldo Júlio – anterior à de João Campos – e que havia virado até motivo de piada.

Em 2022, passou por nova reforma, teve sua coberta recuperada e requalificação da rede elétrica (com fiação embutida) . Os concessionários reclamam que o tipo de coberta escolhido pela Prefeitura elevou a temperatura interna do centro comercial. O mercado é tradicional ponto de encontro na cidade, com bares que funcionam na parte interna durante o dia, e uma praça de alimentação na área externa, que é frequentada por boêmios para as tradicionais “saideiras”. Por esse motivo, eles o chamam de mercado “bacurau”. Logo após o incidente, o Prefeito em exercício, Victor Marques, vistoriou o local com uma equipe da Secretaria Executiva de Defesa Civil. E garantiu que a praça de alimentação – do lado externo – já pode funcionar hoje sem risco. “A Prefeitura se coloca à disposição dos permissionários para prestar toda assistência necessária e discutir as melhores alternativas para o pleno restabelecimento das atividades do centro de compras”.
Incêndios em mercados públicos não são inéditos no Recife. Em 2023, o Mercado da Encruzilhada pegou fogo, quando toda um ala comercial foi destruída. Ele foi inaugurado em 1924, sendo um ano mais antigo do que o da Madalena, que começou a funcionar em 1925. Em 1989, o histórico Mercado de São José sofreu um incêndio tão grande que só voltou a funcionar em 1994. Datado de 1875, ele é considerado um dos mercados públicos mais antigos ainda em funcionamento no Brasil. Só perde para o de Porto Alegre, datado de 1869. Mas o de São José é, com certeza, o mais antigo mercado pré-fabricado em ferro do Brasil.
Nos links abaixo, mais informações sobre o Mercado da Madalena e outros mercados públicos do Recife.
Leia também
Reforma na Praça Solange PintoMelo no entorno do Mercado da Madalena
Mercado da Madalena ainda escorado. Só não se sabe o motivo
Mercado da Madalena: Depois da reforma, escoras para não cair
Mercado da Madalena e Praça Solange Pinto exigem mais cuidado
A “reforma” no Mercado da Madalena
Mercado da Madalena, nova obra. Novo problema?
O Mercado da Madalena melhorou?
Bagunça no Mercado da Madalena
Praça excluída da reforma do Mercado da Madalena
Recife, terra de ninguém: Praça ganha chiqueiro e ninguém faz nada
A polêmica obra concluída. Concluída?
Praça cada vez pior no Mercado na Madalena
Secular Mercado da Boa Vista está repaginado
Mercado da Boa Vista é repaginado e ganha mil sobrinhas de frevo
Mercado de São José, o segundo mercado público mais antigo do Brasil ainda de pé, entra em reforma
Ricardo Brennand, Frans Post, Eckhout, Mercado da Madalena e pandemia
Mercado da Encruzilhada: concluídas obras de área atingida por incêndio
Pernambuco tem 1.754 obras paradas
Casa Amarela: Pátio da Feira, bonito, com estrutura sofisticada e cheio de… goteiras
Recém inaugurado, Mercado de Casa Amarela já precisa de reparos
Moradores da Madalena e Casa Forte reclamam de calçadas alagadas
Parem de derrubar árvores (252) Degola e Jogo da Velha na Madalena
Parem de derrubar árvores (238) Golpe de misericórdia na Madalena
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Marlon Diego/ PCR
Realmente uma pena. um mercado aconchegante cheio de histórias. Que a perícia descobra a a razão do incêndio; Acidente ou criminoso?