Grupos retomam passeios a pé. Tem de “Recentro” à Torre do Zeppelin (Jiquiá)

Estava realmente com saudade dos passeios  que costumávamos  fazer, antes da pandemia. Participo de vários grupos que têm mania de explorar nossa cidade a pé. Geralmente são roteiros temáticos, a maior parte deles percorrendo o centro do Recife ou bairros vizinhos. Com duas vacinas e a dose de reforço, já me sinto mais à vontade para voltar a esses programas tão gostosos e instrutivos. Gostosos, porque a gente reencontra os amigos. E instrutivos, porque nossos “guias” têm o maior interesse em repassar seus conhecimentos. Em abril, temos duas boas opções de iniciativa particular, além do costumeiro Projeto Olha! Recife, que é oficial, e através do qual são ofertados cinco roteiros gratuitos por semana.

Em abril, o primeiro a retomar a programação de passeios a pé é o Grupo Bora Preservar, com um roteiro bem diferente do qual estamos habituados a fazer. Dessa vez, o bairro escolhido foi o aparentemente inóspito Afogados, como ponto de partida. Mas Afogados oferece muita história e um monte de curiosidades. Só um lembrete: o Largo da Paz, de onde sairemos, é um dos 15 “jardins históricos” do  Recife, que têm a assinatura de ninguém menos que o paisagista Burle Marx (1909 -1994), internacionalmente famoso e que deixou um legado de criatividade, inovação e valorização das plantas brasileiras nos seus projetos.

A caminhada será conduzida por Denaldo Coelho e Emanoel Correia, com concentração em frente à Igreja de Nossa Senhora da Paz, em Afogados, que fica exatamente no Largo da Paz. O roteiro tem cultura, história e o ponto final será na Torre do Zeppelin, que fica no bairro do Jiquiá.  Bom que todos a conheçam, pois há algum tempo uma reportagem em rede nacional de TV, feita por equipe local, mostrou a Torre Malakoff (no Bairro do Recife, foto central), como sendo a “torre do Zeppelin”, quando esta, na verdade, é a estrutura em ferro que aparece na foto superior e que, na verdade, fica no bairro do Jiquiá.

Em rede nacional de TV, a Torre Malakoff (no Centro) foi citada como se fosse a de atracação de Zeppelins (Jiquiá)

Para os que não sabem, a torre do Jiquiá é um monumento dos tempos do famoso dirigível e que vem a ser a única torre de atracação de zeppelins ainda de pé no mundo. Foi a primeira a ser erguida na América Latina. É incrível que o local onde ela está encontre-se quase abandonado. E que o “parque científico” para lá projetado (ainda na gestão do então Prefeito João Paulo, PT) não tenha saído do papel até hoje. Passaremos por velhos e desativados cinemas, pela antiga Fábrica de Discos Rozemblit, pela sede de clubes carnavalescos. A concentração será às oito da manhã, com percurso de quatro quilômetros, com previsão de terminar às  11h30.

O outro roteiro, do domingo – 10 de abril – é comandado pelo nosso guia-mor, Francisco Cunha, criador das Caminhadas Domingueiras, e dos movimentos Olhe pelo Recife e Cidadania a Pé. Arquiteto, urbanista e consultor, Francisco é um dos técnicos que trabalham em busca de soluções para revitalizar o centro da capital, que ao longo das duas últimas décadas só fez se esvaziar. Com o título de Roteiro recosturador do centro do Recife, o percurso passará por  três bairros – Recife Antigo, São José e Santo Antônio – com destaque para 52 pontos, entre ruas, pátios, igrejas, teatros, museus.

Quem há tempo não visita o centro vai sim perceber que a área está mais limpa (nesse quesito, a gestão anterior foi um desastre). E que alguns equipamentos urbanos já ganharam, pelo menos, um banho de tinta. Caso das pontes do centro, como Duarte Coelho, Boa Vista, Maurício de Nassau, do Limoeiro, Ponte Velha (essa infelizmente, ganhou uma “reforma” discutível, pois teve retiradas 22 lampiões coloniais. Cada poste possuía quatro, mas com a “requalificação” sobraram três). Os passeios dos dois grupos são gratuitos. E não é preciso inscrição prévia. É chegar e caminhar. E também são bons para conferir como está a situação de nossa cidade. Tanto no “centro, recentro” quanto no subúrbio, em um bairro popular.

Leia também
Bora preservar viaja pela história do Poço
Bora Preservar: “Tour” no Hotel Central
Caminhadas viram mania no Recife
Fantasmas no Forte das Cinco Pontas
Sessão Recife Nostalgia: Armazéns do Caboclo
Grinaldo e sua Gadelharia Indústria Criativa
História: Cruz do Patrão foi removida?
Solidariedade: SOS Hotel Central
Sessão Recife Nostalgia: Cais da Lingueta
Pontes restauradas e giratória que não gira
Caminhadas Domingueiras: Passeio do estilo colonial ao moderno bossanovista
Caminhadas Domingueiras: Verde Olinda
Mergulho no estilo neocolonial no Recife
Art Déco: Miami ou Recife?
A República e o estilo eclético no Recife
Aluga-se um belo prédio na Bom Jesus
O charme dos prédios da Bom Jesus
Derby: eclético, art déco, modernismo
Lembram dele? O caso do prédio que teve duas fachadas simultâneas
Os gelos baianos e a revolução de 1930
Os primeiros das Américas
O Sertão urbano do Benfica
Praça Dom Vital de roupa nova
Pátio de São Pedro está sendo pilhado
Silenciosa relíquia do tempo de Nassau
Sinos novos na Basílica do Carmo
Uma pérola na comunidade do Pilar
O ferro na arquitetura do Recife
Rua da Conceição e relíquias religiosas
Matriz de Santo Antônio: Xô, vândalos
Ginásio Pernambucano no Olha! Recife
Passeio por três séculos de história
Um passeio pela história do Recife
Bairro do Recife em discussão
Dê o Recife de presente ao seu  papai

Serviço:
O que:  Caminhada de Afogados à Torre do Zeppelin
Com quem: Grupo Bora Preservar
Quando: Sábado, 9 de abril
Horário: 8h
Previsão de retorno: 11h30m
Local do encontro: Pátio da Igreja de Nossa Senhora da Paz, Afogados
Quanto: Gratuito

O que: Roteiro recosturador do Centro do Recife
Com quem: Grupo Caminhadas Domingueiras
Quando: Domingo, 10 de abril
Horário: 8h
Encerramento previsto: 11h
Local do encontro: Praça do Arsenal, Bairro do Recife (Recife Antigo)
Quanto: Gratuito

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.