Garanhuns: “Espelho de Brincantes” mostra riqueza e cores do Reisado

Compartilhe nas redes sociais…

Nem tudo por esses dias se resume à programação oficial do Festival de Inverno de Garanhuns, onde acontece aquele que é o  mais mais antigo  e tradicional evento do gênero do interior do estado. Também tem muita coisa boa acontecendo por fora, no município, localizado a 230 quilômetros do Recife. Um exemplo: a partir da tarde desse sábado (12/07) tem início a exposição “Espelho de Brincantes”, uma jornada visual ao universo do Reisado, manifestação popular que resiste ao passar dos anos com sua música, brincantes, cores e brilhos. E que chamou a atenção da artista Juliana Souto, que mostra o resultado de pesquisa sobre o assunto. A expô acontece no Centro de Produção Cultural SESC Garanhuns.

A abertura está programada para 17h. Também designer de moda, Juliana dedica uma parte da mostra às “indumentárias da tradição”, detalhando a riqueza das fantasias utilizadas pelos brincantes, durante suas apresentações. Juliana mergulhou fundo na manifestação cultural do Reisado naquela cidade: as origens, o legado artístico das personagens, as fantasias. O resultado dessa imersão ficará à disposição do público de todas as idades até outubro, de terça a domingo, com entrada gratuita e acessível em audiodescrição. O recifense, se não quiser ir a Garanhuns, terá que esperar para ver a expô, que só chega ao Recife em janeiro de 2026. “Espelho de Brincantes” tem curadoria de Joana D’Arc Lima e pesquisa histórica de Edvania Kehrle. Na abertura, elas participam, junto com Juliana Souto, de um bate-papo onde aprofundam os temas abordados.

O espaço expositivo contempla um ambiente para as fotografias, onde a artista buscou capturar a essência dos mestres e mestras, chamado de Expressões da Alma . O segundo ambiente, Indumentárias da Tradição, dá destaque às vestes com suas riquezas de detalhes, que também podem ser tocadas, mobilizando outros sentidos. Foram pesquisados os mestres e a mestra de três grupos de reisado que atuam em Garanhuns desde a década de 1950.

Fotografados em seus trajes de festa e nos quadros, que medem 1mx0,80cm, eles aparecem num ambiente onírico criado pela artista em tons de rosa. “Meu trabalho é uma mistura de fotografia de moda com a fotografia documental, onde mesclo a cultura pop internacional e a cultura regional. Esta exposição é minha forma de honrar estes mestres e mestra, chamando a atenção dos diversos públicos para a profunda conexão entre eles e suas deslumbrantes indumentárias festivas, revelando as raízes de suas tradições”, destaca Juliana Souto.

Falecido em 2023, o Mestre Gonzaga de Garanhuns (foto vertical), é um dos mestres fotografados. Brincante desde os 13 anos (Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2018) e com forte atuação na formação de crianças e jovens e na criação de novos grupos de reisado, Mestre Gonzaga tem sua imagem eternizada na companhia de Seu João Tibúrcio, do Reisado de Mestre João Tibúrcio, que mantem a tradição a partir do Sítio Buraco d’Água, na Zona Rural de Garanhuns, onde reside, desde 1955.

Outra figura de destaque é de Dona Zefinha, brincante, embaixadora e organizadora do Reisado Três do Oriente, criado por volta de 1913 pelo seu tio, o mestre Cândido Sertanejo.  “Ao deslocar seu Tibúrcio, seu Gonzaga e D. Zefinha, de seus lugares reais e colocá-los neste espaço fantástico, lúdico, mítico, Juliana Souto promove um gesto de dotar suas existências, suas histórias de dignidade e singularidade, sem necessariamente romper com suas origens, mas ao contrário, reforça suas tradições e seus modos de fazer e de existir na brincadeira do Reisado e na vida”, afirma a curadora Joana D’Arc Lima.  Espelho de Brincantes é realizada via Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco – Funcultura. No Recife, o lançamento será na Arte Plural Galeria.

Leia também
Reisado vira patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco e pode a ser reconhecido pelo IPHAN
Reisado: Fogo e fé na festa de reis
Sertão tem Festival “Viva Reis em homenagem à Mestra Jacinta”
É sempre tempo de reisado no Sertão
São João tem reisado em Arcoverde
Fim do ciclo natalino: Vão-se os pastoris, os reisados, bois de Natal e chegam orquestras e passistas
Festejos natalinos ganham as ruas: cantatas, reisados, pastoris

Abaixo, um vídeo de reisado feito pelo #OxeRecife, no Sertão do Pajeú só para o leitor ver melhor o folguedo. Mas a expô é exclusivamente sobre reisados de Garanhuns

SERVIÇO
Abertura da exposição ESPELHO DE BRINCANTES, de Juliana Souto
Local: Centro de Produção Cultural – CPC SESC (Rua Cônego Benigno Lira – Centro, Garanhuns)
Data: sábado, 12 de julho
Hora: 17h
Horário de visitação: terça a sexta-feira das 9h às 20h e sábado e domingo das 11h às 20h
Tempo de exposição: Até outubro (em janeiro de 2026 chega ao Recife)
Classificação etária: Livre
Quanto: acesso gratuito
Acessibilidade: audiodescrição
Mais informações: @jusoutoc

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Juliana Souto / Espelho de Brincantes

Continue lendo

Fechada desde 2024, Matriz de Santo Antônio é restaurada. Mas o Centro…

Reisado ganha exposição na Galeria Arte Plural: “Espelho de Brincantes”

Veja as novidades da Virada Recife 2026. Grupos culturais ficam de fora

Um comentário

  1. Gosto muito de reisado, da sua música, dança e manifestação da cultura popular.
    O vídeo mostra toda a riqueza do folguedo,sua expressivivade,seu colorido,sua coreografia.
    Pena não poder participar da expô em Garanhus.Aguardar .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.