Não é difícil se defrontar com assaltos em parques do Recife. Eu, por exemplo, já os presenciei no Parque de Santana e também no da Macaxeira, ambos na Zona Norte. Em casa, tenho dois exemplos, em que a vítima foi meu filho Thiago, que teve surrupiado o seu skate, mas pelo menos não sofreu agressão. Também certa vez, ele deixou a bicicleta no bicicletário do Parque da Jaqueira, e após a primeira volta, percebeu que a bike já tinha sido surrupiada.
Aqui no #OxeRecife tem chegado reclamações, também, do Parque Treze de Maio, a maior área verde do centro do Recife. Morador do bairro da Boa Vista, o fotógrafo Genival Paparazzi costuma correr diariamente no local, porém informa que o clima de temor só tem aumentado entre os frequentadores. Ele diz que a Guarda Municipal não tem sido suficiente para conter os incidentes e que a Polícia Militar não faz mais as habituais rondas na área. É muito comum presenciar-se ocorrências como furtos e assaltos com ameaças de arma de fogo ou mesmo facas.
“Os assaltos acontecem à luz do dia. Homens principalmente com facas levam celulares de quem faz ali suas caminhadas, principalmente dos idosos. Antes a Polícia Militar fazia rondas , porém hoje não faz mais”, diz o fotógrafo. Na quinta-feira, pela manhã, uma moça e uma idosa foram assaltadas por marginais que ameaçaram furar as mulheres. “A guarda municipal nada faz, circula pouco, só fica mais nas guaritas e os bandidos agem à solta”, reclamou M.S.S que é frequentadora. Ela mora na Boa Vista e vai diariamente ao Parque, motivo pelo qual pediu para não ser identificada.”Eu não uso nem relógio nem celular e trago o ‘trocado do ladrão’ na bolsa para não irritar os bandidos, em caso de abordagem”, afirma.
“No Parque da Jaqueira, a guarda municipal fica fazendo ronda, aqui é tudo sentado e conversando, quase não circula”, reclama Paparazzi. Nesse período de feriado prolongado em que a cidade fica muito vazia e os parques mais desertos, aí é que o bicho pega mesmo, porque os marginais ficam mais à vontade para agir, levando pânico à população, que paga seus impostos para ter direito a serviços como segurança, educação, saúde. Os frequentadores afirmam que a situação de insegurança é permanente. Só dois portões estão abertos, porém os bandidos já conhecidos na área pulam o muro, pelas laterais e fazem seus estragos, sem que sejam incomodados. “Botaram lâmpado de LED para ilumina melhor o Parque e algumas câmeras, mas segurança que é bom, não tem”, diz Paparazzi. Com a palavra, a Secretaria de Defesa Social (responsável pela segurança da população) e a Prefeitura do Recife (que administra os parques da cidade).
Leia também
Abandonado durante longo tempo, Parque do Caiara está de cara nova com jardins filtrantes
A polêmica da concessão de parques urbanos à iniciativa privada
Quatro parques do Recife são alvos de concessão. População teme consequência da “privatização”
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor, no Parque da Macaxeira
Parque da Macaxeira tem feira das mulheres pretas
Muita diversão no Parque da Macaxeira
Macaxeira tem parque inclusivo
Olha! Recife: Parque da Macaxeira, pontes, becos
Ternura, no Parque da Macaxeira
Parque da Macaxeira: Piano para todos
Cidadania no Parque da Macaxeira
Muda nativas no Parque da Macaxeira
Parque da Macaxeira abre para pets
Festival de Flores no Parque de Santana e no Lindu
Santana: Depois da reforma, pista de skate virou obra parada
Desperdício de dinheiro público e rebu no Parque Santana
Pista de skate no Santana só em 2019
“Destruir pista de skate é ignorância”
Nova pista de skate: Quem é contra e quem é a favor?
Parque Santana: polêmica sem fim
Apelo em vídeo e no MP: “Não deixem morrer a única pista de surf skate”
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Genival Paparazzi / G.F.V Paparazzi / ZAP (81)995218132)/